Publicado por: Foto: Amanda Rocha/ACidadeON
314
As Indicações 2999 e 2944/2025 pedem que a Prefeitura reforce a segurança em serviços públicos de educação e saúde. A primeira, de autoria do vereador Paulo Landim (PT), solicita guarda para escolas municipais. Enquanto a segunda, enviada por Landim, Enfermeiro Delmiran (PL) e Marcão da Saúde (MDB), requisita proteção para unidades de saúde.
Para os vereadores, o trabalho de profissionais de vigilância, como colaboradores terceirizados ou a Guarda Civil Municipal, deve ser aliado ao uso de câmeras e outros dispositivos. “A retirada da segurança de equipamentos públicos não gera economia, uma vez que os roubos e transtornos aumentaram nesses locais. É necessário um trabalho em conjunto, e não a substituição de seguranças por tecnologia”, argumenta Paulo Landim.
Segundo o vereador, a restrição desse serviço tem provocado um aumento nos riscos para crianças que frequentam os ensinos infantil e fundamental I e para suas famílias. Um dos casos mencionados foi a invasão de um homem ao Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradelli Malara”, no Selmi Dei, na manhã do dia 10 de junho.
“Além dos danos materiais, que geram custos maiores que a segurança indicada, devemos considerar os danos no atendimento às crianças e suas famílias, o que contribui para a falta de acesso à educação”, diz.
O prejuízo na assistência de pessoas que buscam atendimento em saúde é outra consequência citada. Nesse caso, algumas unidades são apontadas como prioritárias.
Para o Centro de Referência do Idoso de Araraquara “José Quitério” (Cria), a Unidade de Saúde da Família do São Bento, a Unidade de Saúde da Família do Parque São Paulo e o Núcleo de Gestão Ambulatorial (NGA3) em construção na Avenida Alfredo Coelho de Oliveira, que teve fios de eletricidade furtados no dia 9 de junho, sugere-se segurança 24 horas e a presença de guardas durante o período de atendimentos. Enquanto no Núcleo de Gestão Ambulatorial “Dr. Francisco Logatti” – NGA3, que está em funcionamento no Centro, o documento indica a segurança durante os atendimentos.
“A interrupção do contrato com os seguranças está diminuindo os postos de trabalho e aumentando a desigualdade, além de prejudicar a economia local”, completa Landim.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A necessidade de melhorias na infraestrutura do Centro de Educação e Recreação (CER) “Professora Eudóxia Pinto Ferraz” é tema de duas indicações e um Requerimento de autoria do presidente da Câm...
Em Requerimento enviado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) busca esclarecimentos sobre a resposta ao Requerimento nº 849/2025 referente à gestão da saúde pública municipal. No docum...
Após visita de fiscalização na Avenida Joaquim Alves, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou, na quinta-feira (17), a Indicação nº 3359/2025 à Prefeitura, solicitando a realização de serviço tapa-bu...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com vagas abertas para diversas funções, incluindo ajudante de obras, atendente de frios, consultor comercial, cozinheiro de hotel, em...
Dois novos servidores aprovados em concurso público foram empossados pela Câmara Municipal de Araraquara nesta quarta-feira (23), em ato no gabinete da Presidência. Brina Deponte Levegue...
O Brasil está em quarto lugar entre os países com maior número de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, segundo a 11ª edição do Atlas do Diabetes, publicado pela Federação Internacional do D...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.