Notícias



Informações sobre o pedágio de Bueno de Andrada são solicitadas à Prefeitura

Vereador Alcindo Sabino (PT) quer saber detalhes sobre a arrecadação, a gestão e a aplicação dos recursos

692


Informações sobre a arrecadação, a gestão e a aplicação dos recursos do pedágio municipal do Distrito de Bueno de Andrada foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Alcindo Sabino (PT), por meio do Requerimento nº 2238/2025.

 

O parlamentar pede para que sejam detalhados os valores mensais recebidos pelo pedágio durante o ano de 2025, as fontes e categorias de receita e os comprovantes que financiem essa arrecadação.

 

Também é solicitado o encaminhamento da legislação que institui e regulamenta o pedágio, incluindo a lei de criação, normas complementares e regulação administrativa sobre tarifas, finalidades e destinação dos recursos.

 

Sabino ainda pede o encaminhamento da medição dos serviços e os valores pagos às empresas contratadas para manutenção da Estrada Vicinal Graciano da Ressurreição Affonso, onde fica localizado o pedágio.

 

Nesse caso, deve ser detalhado cada serviço realizado, como roçada e manutenção do acostamento, manutenção da pista e tapa-buracos, placas de sinalização e dispositivos de segurança viária, radares e serviço de guincho e atendimento emergencial.

 

Para cada serviço, é solicitado o nome da empresa, número do contrato, data de cada medição, valores empenhados, liquidados e pagos, data dos repasses e cópia dos relatórios de execução.

 

O vereador também questiona se existe projeto em elaboração ou já concluído para a duplicação da estrada vicinal. Caso exista, o parlamentar pede o envio dos projetos e estudos que já foram realizados.

 

Por fim, é perguntado se existe um conselho ou uma comissão específica responsável por fiscalizar ou acompanhar a gestão dos recursos do pedágio. Se houver, o documento solicita a ata de criação do conselho, a composição atual, o regimento interno e as atas das reuniões feitas neste ano.

 

“O requerimento se justifica pelo dever institucional de fiscalização do Poder Legislativo, assegurando a transparência na gestão dos recursos vindos de cobrança tarifária e a correta aplicação dos valores arrecadados para manutenção, melhorias e segurança da via, em benefício direto da população que utiliza a vicinal”, afirma Sabino.


Publicado em: 18 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 20/02

20 de fevereiro de 2026

Música Com uma proposta que reflete as vivências e experiências dos seus integrantes, a banda Fenícia apresenta canções autorais de trabalhos anteriores e seu novo EP “Meu Bem”, comemorando duas d...



Agenda Esportiva – 20/02

20 de fevereiro de 2026

Seletiva vôlei masculino A Fundesport realiza no sábado (21), às 14 horas, seletiva para formação da equipe de vôlei masculino – categoria infanto. Podem participar atletas nascidos nos anos de 20...



Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB recebe Diploma de Reconhecimento Público

20 de fevereiro de 2026

Uma Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19) marcou a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB. Dezenas de integrantes da entidade compare...



Chamamento público

20 de fevereiro de 2026

Músicos, grupos e artistas com CNPJ ou MEI sediados no município podem participar das inscrições para o chamamento público de propostas artísticas para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cul...



Vagas abertas (até 06/03)

20 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2026 em Araraquara, com cerca de 4 mil vagas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O programa, promovido pela Secretaria Munic...



Cursos de idiomas (até 27/02)

20 de fevereiro de 2026

Os cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Matão e São Carlos estão com matrículas abertas. As oportunidade...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!