Notícias



Informações sobre sinalizações em espaços públicos são enviadas à Câmara

Vereador Edson Hel (Cidadania) solicitou dados sobre tema ao Executivo

624


Em setembro, o vereador Edson Hel (Cidadania) enviou o Requerimento nº 921/2021 à Prefeitura, solicitando informações referentes às placas de sinalizações em espaços públicos no município de Araraquara, como a quantidade de estabelecimentos e quais já têm denominação.

“É uma das competências do Poder Legislativo indicar e alterar nomes de próprios públicos municipais, sendo que essas denominações são frutos de reconhecimento à memória de ilustres representantes sociais. Ao visitar esses locais, pode-se observar, em muitos casos, a falta de identificação quanto à denominação desses espaços, o que pode ocasionar o afastamento do munícipe do laço de sua regionalidade, contribuindo para a perda do espírito cultural do povo. Por isso, é tão importante essa fiscalização”, frisou o parlamentar.

De acordo com a resposta encaminhada pelo Executivo, a Coordenadoria Executiva de Articulação Institucional possui três próprios com nome. A Coordenadoria Executiva de Administração tem cinco próprios, sendo apenas um com nome. A Secretaria Municipal de Cultura conta com 15 próprios, sendo 12 com placas de denominação, e informou que algumas dessas edificações são tombadas pelo Condephaat, portanto precisam de autorização desse órgão para qualquer intervenção em sua fachada; além disso, a pasta afirmou que os espaços inaugurados por decreto, anteriores ao ano de 1997, não estão disponíveis para consulta online, portanto, não há informação em mãos, mas, caso o prazo para resposta seja prorrogado, a secretaria pode solicitar essa busca junto ao órgão responsável.

Já a Secretaria Municipal de Educação possui 70 próprios e todos com denominação. A secretaria Municipal de Saúde enviou o nome de 67 próprios e afirmou que todas as unidades possuem placas de identificação da denominação, exceto o USF do Santana e da Unidade de Métodos e Diagnósticos (Umed). A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social possui 21 próprios, sendo que um não pode ser identificado e outro está com a denominação em andamento.

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública informou que o único próprio público da pasta é a sua própria sede, onde também estão inseridas as sedes da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal e não possuem denominação. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano possui seis próprios e apenas um não possui denominação oficial. A Secretária Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular possui oito próprios, sendo um sem denominação.

Na Secretaria Municipal de Lazer e Esportes são 48 próprios, sendo 19 sem denominação. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade informou que possui como próprio público apenas a Unidade de Conservação de Proteção Integral “Parque Natural Municipal do Basalto”, a qual não tem placa de identificação.

A Secretária Municipal de Obras e Serviços Público informou que possui três áreas próprias, sendo uma sem denominação. A Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo tem sete próprios, sendo um sem denominação.

Confira as informações completas aqui!


Publicado em: 07 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Aumento no limite de datas de fabricação de veículos de aplicativo é debatido em Audiência Pública

14 de agosto de 2025

A Câmara realizou, na noite de quarta-feira (13), a Audiência Pública “Sobre lei municipal para fabricação de carros de aplicativo até 10 anos”. O evento foi convocado pelo vereador Michel Kary (PL...



Obras de CER do Selmi Dei devem ser entregues no final do ano

14 de agosto de 2025

Entre os meses de maio e junho deste ano, a comunidade escolar do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradeli Malara”, no Selmi Dei, relatou ao gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) ep...



Relatório detalha aspectos técnicos e sociais de obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro

14 de agosto de 2025

A vereadora Fabi Virgílio (PT) requisitou, por meio de um documento, informações detalhadas sobre as obras de macrodrenagem no Ribeirão do Ouro e sua relação com o Plano de Reurbanização da Orla Fe...



Funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento é alvo de questionamentos

14 de agosto de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Araraquara, vinculado à Secretaria...



Indicações sugerem melhorias em quadras esportivas

14 de agosto de 2025

Melhorias em quadras esportivas são o assunto de dez indicações apresentadas pelo vereador Michel Kary (PL). O parlamentar sugere revitalização da pintura das quadras esportivas dos seguintes locai...



Exame de ressonância magnética com sedação pelo SUS tem espera de até 16 meses em Araraquara

14 de agosto de 2025

No final de julho, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou um documento solicitando à Prefeitura informações detalhadas sobre a oferta de exames de ressonância magnética com sedação no Sistema Únic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!