Notícias



Instituída comissão especial de estudos da cidade

Proposta de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT) foi aprovada na 3ª Sessão Ordinária

1718


Foi aprovado o projeto de lei da vereadora Fabi Virgílio (PT) que institui na Câmara Municipal de Araraquara a Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada “Frente Parlamentar de Direito à Cidade”, que se refere tanto aos cidadãos que nela vivem quanto às futuras gerações e pessoas que trabalham ou visitam a cidade, com o objetivo de estimular ações com vistas ao respeito à diversidade, ao convívio e à tolerância, em concordância com o Estatuto da Cidade, expresso na Lei nº 10.257/2001.

A Comissão envolve três eixos principais: questões socioambientais, viver a cidade - planejamento e gestão democráticos, e uso e ocupação do solo.

Para a parlamentar, a criação dessa comissão, que contou com a participação dos professores Rafael Orsi (FCLar) e Luciana Gonçalves (UFSCar), possibilitará o pensamento e fomentará a discussão acerca das potencialidades que existem na cidade e o desdobramento e aprofundamento do Estatuto da Cidade, além dos novos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19, tornando a cidade um bem coletivo, para promover a qualidade de vida dos cidadãos de maneira integrada, democrática e com a preservação e cuidado com o meio ambiente.

“Ao construir a cidade, a sociedade também se reconstrói, podendo reforçar um ciclo vicioso, problemas estruturais profundos. Porém, a cidade pode ser reconstruída, no sentido de romper com ciclos deletérios à vida. Nesse sentido, um dos grandes desafios a ser encarado é construir o direito à cidade, em um sentido amplo, com respeito à vida, à diversidade, à igualdade, à sustentabilidade e à garantia da democracia. Não se trata apenas de um direito normativo, mas algo que transcende, fazendo a vida se realizar de forma plena e valendo a pena ser vivida”, finaliza Fabi.

 

Como funciona a CEE

A comissão será composta por três vereadores, que serão nomeados mediante ato da Presidência, a ser publicado dentro do prazo de 15 dias, contado a partir da vigência das resoluções, observando, sempre que possível, a representação proporcional partidária.

Poderão participar da CEE, na condição de convidados, membros das secretarias municipais, bem como pessoas naturais de notório saber e representantes de entidades que possuam pertinência temática com o objeto de estudo da comissão.

A comissão terá duração de dois anos, admitindo-se que este prazo seja prorrogado dentro da legislatura em curso, não podendo ultrapassá-la. Em até dez dias após seus términos, a CEE deverá protocolizar relatório final dos trabalhos.

Os membros da CEE se reunirão para indicar seu presidente e seu relator, bem como para estabelecer seu plano de trabalho. Na consecução de seus objetivos, poderão atuar em conjunto com órgãos da Administração Pública direta e indireta, bem como organizações da sociedade civil.


Publicado em: 03 de fevereiro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Represa interditada (10/11)

10 de novembro de 2025

A represa do Parque Pinheirinho permanece interditada para banho, em razão de contaminação confirmada por laudo técnico. A Prefeitura alerta os frequentadores do Parque Pinheirinho e a população em...



Procon Araraquara (28/11)

10 de novembro de 2025

Com a chegada da Black Friday, marcada para o dia 28 de novembro, o Procon de Araraquara orienta os consumidores a redobrarem a atenção diante das promoções e ofertas que se multiplicam neste perío...



Alimentação inclusiva em escolas é tema de Audiência Pública na Câmara

10 de novembro de 2025

A Câmara Municipal realizou, na sexta-feira (7), a Audiência Pública “Alimentação escolar inclusiva: Segurança alimentar para crianças com alergias na rede municipal de ensino”. O debate foi convoc...



Parquinho de CER do Laura Molina precisa de manutenção

10 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) solicita a manutenção do parquinho e do tanque de areia do Centro de Educação e Recreação (CER) “Professor José Ênio Casalecchi”,...



Araraquara tem fila de espera de 15,9 mil consultas e 26,2 mil exames, diz Prefeitura

07 de novembro de 2025

Em meados de outubro deste ano, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), questionou a Prefeitura a respeito da demora no agendamento de consultas, exames e cirurgias na red...



Agenda Cultural – 07/11

07 de novembro de 2025

Música O Grupo de Coco Besouro Mangangá, de Recife/PE, criado por Mestre Hugo Leonardo, apresentará repertório de autoria própria, que faz referência ao Patrono – que dá nome ao grupo -, além de p...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!