Notícias



Investimento em podcasts pode auxiliar na inclusão de comunidades quilombolas

Proposta é do vereador João Clemente (PSDB)

268


Um podcast é uma coleção de arquivos de áudios digitais disponibilizados para download ou streaming. São, geralmente, apresentados por indivíduos que lideram uma conversa, compartilham histórias ou relatam notícias.

Pensando na crescente utilidade dessa ferramenta, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou indicação, sugerindo a criação da Plataforma de Podcast para Comunidades Quilombolas, além da publicização do Programa “Essas Vidas Brasileiras”.

“Através desta propositura busca-se a extensão das capacitações sobre a ferramenta de podcast a essas Comunidades, objetivando ser um incremento sociocultural e econômico na vida da população”, considera o parlamentar.

Clemente explica que, a partir do bicentenário da Independência do Brasil, a Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil estão apoiando o desenvolvimento da série "Essas Vidas Brasileiras", que dá voz aos quilombolas do país, dando-lhes a oportunidade de contar suas histórias.

Segundo a Fundação Cultural Palmares, existem 3.447 comunidades quilombolas distribuídas pelo país. Esses grupos étnico-raciais são formados por descendentes de negros fugidos durante a escravidão e outros grupos que viveram nos Quilombos. Quilombolas possuem uma identidade própria, que foi historicamente construída, ou seja, distinta do restante da sociedade brasileira.

O vereador frisa que quilombolas sofreram com a discriminação e o não reconhecimento do direito de propriedade de suas terras, mas que, atualmente, a sua identidade é legalmente reconhecida e protegida, embora muitas ainda estejam sub-representadas.

“O treinamento em podcast é uma oportunidade de capacitação, com o objetivo de ensinar 30 representantes dessas comunidades sobre a criação, produção, monetização e disseminação de podcasts para levar suas vozes para outras partes do Brasil e do mundo”, expõe.

A ideia do parlamentar é possibilitar a interação entre comunidades quilombolas de diferentes regiões do país, e a comunicação delas com outras partes da sociedade.


Publicado em: 28 de setembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 18/10

18 de outubro de 2024

Feiras Nesta sexta-feira (18) tem a Feira da Lua na praça em frente ao Instituto de Química/IQ Unesp, no Complexo Viário Dr. Geraldo Amaral, a partir das 19 horas, com música, artesanato e gastron...



Agenda Esportiva – 18/10

18 de outubro de 2024

Basquete feminino Nesta sexta-feira (18), às 19 horas, pelo Campeonato Paulista, o Sesi recebe o Ituano, em seu ginásio, com transmissão ao vivo pelo YouTube da FPB.   Futsal masculino Pela Lig...



Quatro secretarias apresentam projeções de receitas e despesas para 2025

18 de outubro de 2024

    A terceira Audiência Pública para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 (Projeto de Lei nº 322/2024) foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira (18), co...



Mesa de conversa debate saúde feminina e estresse em segundo dia de evento na Câmara

18 de outubro de 2024

  “Saúde da Mulher e Estresse” foi o tema da segunda noite do evento “(Re)Conecte-se: Transformando Vidas e Trabalho!”, realizado no Plenário da Câmara, na noite de quinta-feira (17) como parte da...



Prêmio Periferia Viva

18 de outubro de 2024

O Projeto de Educação Ambiental “Ação de Sensibilização e Conscientização de Enfrentamento ao Descarte Irregular de Resíduos no Entorno do Centro de Educação e Recreação (CER) ‘Professor José Ênio...



Valores venais para isenção de IPTU a pacientes com câncer são atualizados

18 de outubro de 2024

Aprovado pelos vereadores durante a 176ª Sessão Ordinária, em segundo turno de discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 10/2024 atualizou os valores venais usados como referência...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!