1989
A Câmara de Araraquara oficializou nesta terça-feira (19) o retorno de João Clemente (Progressistas) ao cargo de vereador. Ele tomou posse em um ato realizado no Gabinete da Presidência, no início da tarde, e já teve tempo hábil de participar da 29ª Sessão Ordinária.
Clemente, que era o 1º suplente do Progressistas, assume a vaga que era ocupada por Emanoel Sponton, cassado por unanimidade em Sessão Extraordinária na segunda-feira (18) após investigação de “rachadinha” em seu gabinete — fato apurado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e por uma Comissão Processante aberta para o caso, cujo relatório final pediu a cassação de Sponton.
O novo vereador, na verdade, é rosto conhecido no Legislativo. Bacharel em Direito, Clemente havia sido eleito pela primeira vez em 2020, então pelo PSDB, com 1.127 votos, e ocupou uma cadeira na Câmara entre 2021 e 2024.
Agora, ele retorna para seu segundo mandato, depois de receber 1.118 votos na eleição municipal do ano passado. Desde abril, Clemente ocupava o cargo de subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos na Prefeitura.
“É uma sensação de alegria, não posso esconder. Os motivos que me trazem de volta à Casa são preocupantes, mas não menos dignos de serem festejados. Eu tenho um projeto político, pessoas que confiam em mim. É para essas pessoas que quero dar um retorno ao voltar para cá. E não só para o grupo que me elegeu. Eu sou, agora, vereador de Araraquara. A minha pauta é me preocupar com a cidade”, afirma Clemente.
Para o presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), a agilidade na posse de Clemente — no dia seguinte à cassação de Sponton — “é fundamental, porque a Câmara não pode parar”.
“Precisamos garantir que a cidade siga representada e que os trabalhos continuem com excelência e serenidade. Assim como conduzimos a sessão de cassação dentro da legalidade e com transparência, seguimos agora assegurando a continuidade das atividades legislativas, sempre com responsabilidade e respeito à democracia”, avalia Angeli.
Também estiveram no ato de posse o prefeito Dr. Lapena (PL), vereadores, secretários municipais, outras autoridades e familiares de João Clemente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.