869
“Estrutura enferrujada, rachaduras e infiltrações, infelizmente, são comuns nos viadutos de Araraquara.” Em dezembro, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) apontou a necessidade de inspeções periódicas e manutenções constantes para a segurança da população. No Requerimento nº 1.215/2021, o parlamentar cobrou tanto a realização quanto o envio de laudos técnicos de vistoria dos viadutos Leonardo Barbieri (Pontilhão da Barroso) e Raphael Barbieri (Pontilhão da 22 de Agosto) e dos pontilhões da Alameda Paulista e da Avenida Santo Antônio.
“A população está com medo e com razão. As estruturas são antigas, estão sem manutenção e não oferecem segurança”, frisa Assis. No dia 23 de fevereiro, a Prefeitura enviou resposta, com documentos sobre as vistorias realizadas em 2019 nos viadutos Leonardo Barbieri e Raphael Barbieri, pela empresa Dificali, de São Carlos. Não foram enviadas quaisquer informações sobre os demais pontilhões citados pelo vereador.
As conclusões sobre os dois viadutos apontam a necessidade de adequações à norma vigente, a NBR 7.187/2003.
“Nos pontilhões da Barroso e da 22 de agosto, técnicos responsáveis pelo laudo observaram diversos problemas a serem resolvidos, como desplacamento de concreto nos pilares e no passeio, infiltração na viga principal e na face inferior do tabuleiro, dilatação e calombos no passeio do tabuleiro, juntas de dilatação deterioradas e danificadas, fissuras e desnível na calçada, guarda corpo com corrosão, descolando e com mureta de fixação rompida, caixa de instalação elétrica exposta no pavimento, armadura exposta, vegetação nascendo dentro de junta de dilatação, muro de arrimo com saídas de água e muro de alvenaria com desplacamento”, identificou o parlamentar nos laudos enviados.
Assis enfatiza que “após a identificação das patologias, os laudos de 2019 indicavam a necessidade de mais de 40 ações de melhorias e reparos em cada um dos viadutos ‘com o intuito de aumentar a durabilidade e a proteção da estrutura’”.
“Para ambos os pontilhões foi recomendada a execução de serviços em duas etapas, sendo a etapa 1 a correção das patologias indicadas e a etapa 2 a execução de projeto estrutural de adequação à norma NBR 7.187/2003”, observa o vereador.
Para o parlamentar, os laudos são claros ao revelar os riscos das estruturas e as medidas necessárias para uma intervenção emergencial. Assis cobra agora uma resposta da Prefeitura.
“Lamentavelmente, os que transitam nestes viadutos estão expostos aos riscos de acidentes, semelhante ao fato do desabamento ocorrido em São Paulo. Estou preocupado com a segurança e estranha-se a Prefeitura ter conhecimento da situação por meio de um laudo técnico de engenharia desde 2019 e até o momento não ter tomado as devidas providência sugeridas. Além disso, ainda faltam os laudos referentes aos viadutos Luiz Alberto/Alameda Paulista e da Avenida São Paulo/Santo Antônio”, finaliza o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em meados de outubro deste ano, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), questionou a Prefeitura a respeito da demora no agendamento de consultas, exames e cirurgias na red...
Música O Grupo de Coco Besouro Mangangá, de Recife/PE, criado por Mestre Hugo Leonardo, apresentará repertório de autoria própria, que faz referência ao Patrono – que dá nome ao grupo -, além de p...
Futebol masculino Nesta sexta-feira (7), às 19 horas, a Ferroviária enfrenta o Athletic-MG, na Arena Sicredi, em São João Del Rei, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com transmis...
No sábado (8), das 8 às 13 horas, haverá uma força-tarefa para reforçar as medidas de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti com a realização do “Dia D de Mobilização Estad...
Até o dia 15 de dezembro (segunda-feira), a Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de g...
A insegurança de estudantes e servidores da Escola Estadual “Professor Oacyr Antonio Ellero” foi apresentada na Indicação nº 5018/2025, de autoria do vereador Coronel Prado (Novo). A demanda foi en...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.