Notícias



Legislativo e Executivo viabilizam recursos para reforma da Casa da Cultura

Vereador Paulo Landim (PT) e vereadora Fabi Virgílio (PT) participaram da assinatura da Ordem de Serviço

1406


O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), e a vereadora Fabi Virgílio (PT) participaram na tarde da quarta-feira (1) da assinatura da ordem de serviço para início das obras de reforma e adequação da Casa da Cultura ‘Luís Antônio Martinez Corrêa’ e do Teatro ‘Wallace Leal Valentim Rodrigues’.

O prefeito Edinho Silva (PT) lembrou que a reforma é uma escolha da população através da Plenária da Cidade do Orçamento Participativo e está orçada em R$ 3.114.156,03, recursos esses, do Governo do Estado de São Paulo articulados pela vereadora Fabi Virgílio (PT), e é a primeira grande reforma no prédio histórico, que foi construído há 109 anos.

A revitalização da Casa da Cultura sempre foi uma meta da vereadora Fabi, que discursou em nome da Câmara e relatou sua saga na busca desses recursos. Ela solicitou emendas a deputados, conseguiu entregar um ofício diretamente ao então governador João Dória, quando de sua visita a Araraquara, e por intermédio do prefeito Edinho o documento chegou ao conhecimento de Rodrigo Garcia, que assumiu o governo posteriormente.

A parlamentar sublinhou que o imóvel onde está a Casa da Cultura é o prédio coração e que representa toda a classe artística, que reivindica isso para si. “Aqui pisaram Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, aqui estudaram Zé Celso e Luís Antônio, passaram Ignácio de Loyola, Liniker, Ruth Cardoso, Jorge Amado, Fernando Henrique Cardoso e Lélia Abramo”, disse Fabi, enfatizando que “a luta, às vezes, precisa ser sistematicamente falada para não ser invisibilisada. Hoje, é um momento de grande alegria para o meu coração e para a cidade, e, em memória da Dulce Whitaker, em uma semana muito importante, já que aqui foi o local de uma de suas últimas palestras. Então, é muito simbólico que em memória da Dulce a gente assine essa ordem de serviço”.

Edinho, por sua vez, ratificou a busca da vereadora e destacou que “o processo de planejamento é por meio do Orçamento Participativo, onde a população escolhe, mas muitas vezes a gente tem que correr atrás do recurso. Estamos em um dia histórico e temos certeza que o prazo de 360 dias para conclusão da obra será adiantado. Sei que a empresa vai acelerar o processo, vai entregar mais rápido do que está no contrato. Sei que a empresa tem estrutura, suporte e capacidade técnica, e vai fazer a maior obra da história desse, que é o prédio do município com maior peso simbólico”, afirmou.

 

Reforma

No projeto de reforma e adequação da Casa da Cultura constam a substituição das telhas de barro e de todo ripamento de madeira da cobertura do prédio, substituição do assoalho e forro de madeira com aplicação de verniz antichama, reforma dos sanitários do térreo, substituição dos pisos do arquivo histórico, substituição e adequação das instalações elétricas e implantação do sistema de combate a incêndio.

Já no Teatro Wallace serão realizadas ampliação do prédio com implantação de sanitários masculino e feminino e para pessoa com deficiência (PCD), reforma da cobertura com substituição do telhado existente por estrutura metálica e telha termoacústica, rampa de acesso para PCD, substituição do assoalho de madeira do palco, substituição e adequação das instalações elétricas e implantação do sistema de combate a incêndio.

Presentes também ao ato a vereadora Thainara Faria (PT); a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; a presidente do Conselho do Orçamento Participativo (COP), Aida Matine; e o sócio-diretor da J.S.O. Construções Eirelli, empresa responsável pela reforma, Júlio Ostronoff.


Publicado em: 03 de fevereiro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Simpósio Autismo

16 de abril de 2025

Promovido em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, o Simpósio “Ampara pela conscientização do autismo” acontecerá no dia 25 de abril, das 7h45 às 12h30 e das...



Agenda Cultural – 16/04

16 de abril de 2025

Vivência A cada conto, um ponto, um corte, uma dobra, um riso, um traço. Mediação de leitura e criação de livros e brincadeiras. “Conta & Cria”, com Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, educador...



Agenda Esportiva – 16/04

16 de abril de 2025

Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta o Sampaio Basquete na quinta-feira (17), às 19h30, no Castelinho.   A equipe araraquarense é a líder da competi...



Alterações no orçamento da Prefeitura serão votadas na próxima terça-feira (22)

16 de abril de 2025

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira (22). Devido ao feriado prolongado da Páscoa e ao Dia de Tiradentes, a publicação da pauta da sessão foi antecipada para esta quarta-feira (16)....



Informações sobre usinas públicas de asfalto a partir de pneus são solicitadas em documento

16 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) requisitou informações sobre a criação de usinas públicas municipais para a produção de massa asfáltica utilizando borr...



Audiência Pública na Câmara debaterá políticas de proteção aos animais em Araraquara

16 de abril de 2025

Incluído no Calendário Oficial de Eventos em 2021, para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais, o “Abril Laranja” será o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenár...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!