Notícias



Loteamento em área de recarga de aquífero deve atender exigências ambientais, diz Prefeitura

Empreendimento com previsão de 1.303 lotes, ao lado da SP-255, recebeu certidão de viabilidade urbanística; questionamentos foram feitos por Fabi Virgílio (PT)

95


 

A implantação de um novo empreendimento imobiliário em uma área de recarga do Aquífero Guarani, na região leste de Araraquara, deverá obedecer a exigências ambientais, de acordo com resposta da Prefeitura a um requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT).

 

Com previsão de 1.303 lotes, o empreendimento recebeu da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, no ano passado, uma certidão que atestou a viabilidade urbanística do projeto. O loteamento ficará próximo à Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), sentido Ribeirão Preto, e foi solicitado pela empresa Pafil Construtora e Empreendimentos Imobiliários Ltda.

 

No requerimento, a vereadora questionou qual política de desenvolvimento urbano tem sido implementada para ampliar a proteção do Aquífero, no caso de realmente haver a urbanização desse espaço. Fabi também pediu cópia da solicitação e dos documentos emitidos pelos órgãos responsáveis.

 

O Aquífero Guarani é uma das principais reservas de água doce do mundo e tem como característica a presença de grande disponibilidade hídrica e de ótima qualidade, por meio da entrada de água no sistema subterrâneo.

 

No texto enviado à vereadora, a Prefeitura apontou a necessidade de serem realizados estudos específicos e a “adoção de medidas mitigadoras voltadas à proteção da área de recarga do Aquífero Guarani” para garantir que “eventuais impactos sejam devidamente prevenidos, controlados ou compensados”.

 

O Executivo destaca que a emissão da viabilidade urbanística é uma etapa preliminar que atesta “a possibilidade de implantação de determinado empreendimento à luz das normas urbanísticas e ambientais vigentes”. Isso não representa a aprovação do projeto urbanístico, pois o interessado ainda deve apresentar projeto técnico detalhado e acompanhado dos estudos de impacto ambiental e das respectivas medidas para reduzir ou eliminar esses efeitos. Em seguida, os órgãos técnicos analisarão para decidir sobre a eventual aprovação.

 

Plano Diretor

Sobre a política de desenvolvimento urbano para preservação do Aquífero Guarani, a Prefeitura destacou que o Município se prepara para dar início ao processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara, “instrumento fundamental de planejamento urbano, cuja atualização contará com a participação de empresa especializada”.

 

Essa revisão irá contemplar, entre outros temas, a proteção das áreas de recarga do Aquífero, “com a incorporação de diretrizes, parâmetros e instrumentos que reforcem a preservação ambiental, promovendo o uso sustentável do território e a gestão responsável dos recursos hídricos”, segundo o Executivo.

 

A Prefeitura também reforçou que a preservação dessas áreas de recarga é um “compromisso inadiável, alinhado aos princípios da sustentabilidade e da gestão responsável dos recursos naturais, especialmente frente aos desafios impostos pela crescente urbanização e pelos impactos das mudanças climáticas”.

 

Para Fabi Virgílio, “é inadmissível que essa área esteja disponível a empreendimentos imobiliários que têm alto impacto”. “Essa área é sagrada! É região de recarga do Aquífero e merece ser protegida, e não medirei esforços para impedir esse retrocesso”, adverte.


Publicado em: 16 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Vagas PAT (17/07)

17 de julho de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com vagas abertas para diferentes funções, como ajudante de obra, eletricista predial, encanador, garçom, recepcionista de hotel, vend...



Vacinação Antirrábica Grátis

17 de julho de 2025

O Centro de Controle de Zoonoses realiza vacinação gratuita contra a raiva para cães e gatos no Parque Pinheirinho, sempre às quartas-feiras, das 8 às 15 horas, exceto feriados. A aplicação é por o...



Feiras e Bingo no Parque

17 de julho de 2025

A economia criativa movimenta o Parque Infantil no sábado (19), das 10 às 19 horas, com as feiras “Pets & Cia.” e “Tô em Casa”. O evento conta com atrações para todas as idades, com opções de gastr...



Falta de semáforos em cruzamento preocupa moradores da região central de Araraquara

17 de julho de 2025

A instalação de semáforos no cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Avenida Monteiro Lobato, na área central da cidade, foi sugerida pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas), por meio d...



Reforma da cobertura do Camelódromo da Praça Santa Cruz está em fase de planejamento, diz Prefeitura

16 de julho de 2025

            Em resposta ao Requerimento nº 1031/2025, protocolado pelo vereador Paulo Landim (PT), a Prefeitura informou que a reforma da cobertura do Camelódromo da Praça Santa Cruz “Padre José Af...



Apoio a músicos e cantores é tema de Audiência Pública na Câmara

16 de julho de 2025

O Plenário da Câmara recebeu, na noite de segunda-feira (14), a Audiência Pública “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores”. O debate foi proposto pelo vereador Michel Kary (PL), por meio...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!