Notícias



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

Informações foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB)

Publicado por: Foto: Amanda Rocha/ACidadeON

559


Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara.

 

Para o parlamentar, “o serviço de iluminação pública é essencial, indispensável à segurança da população, à mobilidade urbana e à prevenção de acidentes e da criminalidade, constituindo dever do Poder Público assegurar sua prestação de forma contínua, eficiente e universal”.

 

Bianco lembra ainda que os munícipes contribuem mensalmente, por meio da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP), com verba de natureza vinculada e finalidade específica, destinada exclusivamente ao custeio, manutenção, expansão e melhoria da iluminação pública no município.

 

“Recentemente, houve remanejamento de aproximadamente R$ 800 mil provenientes da arrecadação da CIP para outros fins que não a manutenção e operação da iluminação pública, fato que suscita questionamentos quanto à legalidade, à prioridade administrativa e ao impacto direto na prestação do serviço essencial à população”, pontua o vereador.

 

No documento, o parlamentar pergunta qual é a empresa atualmente contratada para a execução dos serviços de manutenção, reparo e troca de lâmpadas da iluminação pública no município, pedindo cópia integral do contrato vigente, incluindo seus anexos, termos aditivos, cronograma de execução, valores pagos, vigência e metas estabelecidas.

 

Pede ainda que o Executivo informe qual é o prazo contratual para atendimento das solicitações de troca de lâmpadas queimadas, contado a partir da abertura do protocolo pelo munícipe, e quantos protocolos de solicitação de troca de lâmpadas foram abertos no período de outubro, novembro e dezembro de 2025, discriminados por mês e por bairro.

 

Indaga também quantas lâmpadas foram efetivamente substituídas no mesmo período (outubro a dezembro de 2025), informando quantidade total, distribuição por bairro e prazo médio entre o protocolo e a execução do serviço.

 

Busca saber se existem bairros ou regiões com maior índice de reclamações, especialmente nas áreas periféricas e, com relatório detalhado, se aplicável.

 

Questiona ainda se há registro de ordens de serviço não atendidas ou em atraso e, em caso positivo, pede a quantidade e os motivos; e se há fiscalização contratual ativa por parte do Município, indicando o setor responsável, o servidor designado como fiscal do contrato e relatórios de fiscalização produzidos no período solicitado.

 

“O Município aplica penalidades contratuais à empresa quando constatado descumprimento de prazos ou metas? Nesse caso, pedimos que sejam informadas quais penalidades foram aplicadas nos últimos 12 meses”, coloca Bianco.

 

Encerrando, o vereador pergunta se existe planejamento ou cronograma emergencial para regularização da iluminação pública nos bairros com maior déficit, com cópia; se os recursos arrecadados por meio da CIP estão sendo utilizados exclusivamente para a finalidade legal, detalhando os valores destinados ao contrato no período de outubro a dezembro de 2025; e, considerando as denúncias de ausência prolongada de iluminação em vias públicas, quais providências imediatas o Poder Executivo pretende adotar para garantir a segurança da população.


Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Natação Sesi (07/02)

02 de fevereiro de 2026

A equipe de Natação do Sesi Araraquara promove, no sábado (7), uma captação de atletas voltada à formação da equipe de competição para a temporada 2026. A avaliação técnica acontece das 14 às 16 ho...



Mulher Segura

02 de fevereiro de 2026

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Centro Esportivo ‘José Maria Melhado’ precisa de melhorias gerais e revitalização

02 de fevereiro de 2026

O Centro Esportivo “José Maria Melhado” precisa de melhorias gerais e revitalização das quadras, do campo, dos equipamentos públicos e da infraestrutura como um todo. O apontamento é feito pelo ver...



Condições estruturais da USF do Parque das Laranjeiras preocupam servidores e usuários

02 de fevereiro de 2026

Reclamações recorrentes sobre as condições de conservação da Unidade de Saúde da Família (USF) “Wilson Antunes Pereira”, localizada no Parque das Laranjeiras, motivaram o vice-presidente da Câmara,...



Medidas de gerenciamento de riscos no trabalho são detalhadas em documento da Prefeitura

02 de fevereiro de 2026

Em resposta ao Requerimento nº 2143/2025, da vereadora Fabi Virgílio (PT), a Prefeitura explica de que forma está se adaptando às normas da Portaria MTE nº 1.419/2024, sobre o gerenciamento dos Fat...



Agenda Cultural – 30/01

30 de janeiro de 2026

Dança Danças de Pernambuco que unem o brincar ao ritmo e à resistência. Entre passos vibrantes, cantos, jogos corporais e musicalidade, as aulas promovem vivências coletivas que valorizam a tradiç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!