Publicado por: Foto: Reprodução Redes Sociais
1926
As novas instalações do Cursinho Popular de Araraquara terão a denominação “Cursinho Popular Professor Matheus Santos”, depois da aprovação do Projeto de Lei nº 97/2021, na Sessão Ordinária da terça-feira (8), na Câmara Municipal. Localizado na Rua Expedicionários do Brasil, esquina com a Avenida Feijó, o prédio, que abrigou por muitos anos o Arquivo Municipal, está em fase final de conclusão de sua reforma, com a estrutura totalmente remodelada, para receber alunos selecionados para o projeto de cursinho pré-vestibular. As novas instalações foram reivindicadas nas Plenárias do Orçamento Participativo (OP).
Matheus Santos nasceu no Jardim Roberto Selmi Dei. Era administrador público e mestre em Ciências Sociais pela Unesp – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) e estava na fase final do doutorado em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde a juventude teve atuação destacada nos movimentos sociais da cidade, com passagem pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Araraquara (Umesa), pela União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) e pelo Centro Acadêmico de Administração Pública (Caap). Em 2020, foi candidato a vereador, ficando como 1º suplente do PDT. Foi professor do Cursinho Unificado do Campus de Araraquara (Cuca) que, em parceria com a Prefeitura, se tornou importante política pública na cidade. Era um grande otimista da Educação Popular e dos Cursinhos Públicos, lutando por sua ampliação. Em 30 de março, foi vítima da Covid-19, doença que ele mesmo alertava a população sobre os riscos, em suas redes sociais dos riscos.
Cursinhos Populares
O Curso Unificado do Campus de Araraquara (Cuca) foi fundado em 1993 como um Projeto de Extensão Universitária no formato de cursinho pré-vestibular, proporcionando aos seus alunos a aprovação em exames vestibulares e o ingresso em um ensino superior de qualidade. Sua equipe é formada por graduandos e pós-graduandos regularmente matriculados na Unesp.
Atualmente, o projeto conta com quatro núcleos distribuídos nos municípios de Araraquara e Boa Esperança do Sul. O núcleo de Araraquara nasceu de parceria entre o Instituto de Química e a Prefeitura Municipal, com o escopo de oferecer um curso preparatório pré-vestibular que complemente a formação de nível médio, de jovens com carência socioeconômica comprovada e defasagem de desenvolvimento conceitual, proporcionando aos alunos a preparação necessária para os exames vestibulares e o ingresso em universidades públicas ou privadas. Atualmente, o projeto atende 290 alunos.
Um dos núcleos vai funcionar no prédio que recebeu a denominação aprovada na Câmara, de autoria dos vereadores Guilherme Bianco, Fabi Virgílio e Luna Meyer.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A pauta da 37ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara tem, inicialmente, previsão de 12 projetos. O aumento da margem consignável para servidores municipais, auxílio-alimenta...
A Prefeitura elaborou o orçamento de 2026 com a meta de zerar a realização de horas extras pelos servidores municipais. A informação foi apresentada na abertura do ciclo de Audiências Públicas da L...
Em uma Indicação enviada à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Saúde e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) sugere a implantação de um projeto,...
A Casa Cairbar Schutel promove, no dia 25/10, uma campanha de arrecadação de lixo eletroeletrônico, das 8h às 13h, na Praça Pedro de Toledo.
Música autoral Até domingo (12), segue a programação da 4ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”, que celebra a música autoral. Estão previstos...
A rede pública de Araraquara participa da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre até o dia 31 de outubro, com o objetivo de atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de até 15 ano...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.