Notícias



Melhorias em pontilhão no Parque Alvorada dependem de orçamento

Local é uma estrutura que atualmente possui uma linha férrea desativada, causando insegurança a motoristas e pedestres, de acordo com o vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

Publicado por: Amanda Rocha/A CidadeON

749


No fim de julho deste ano, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) protocolou um documento, questionando a Prefeitura sobre o pontilhão próximo à antiga fábrica da Nestlé, localizado no cruzamento entre as ruas Matheus de Nóbile e Padre Manoel da Nóbrega, no Parque Alvorada.
“Considerando a importância de uma infraestrutura viária segura e adequada para o trânsito de veículos e pedestres em Araraquara e que o antigo pontilhão é uma estrutura que atualmente possui uma linha férrea desativada, apresentando limitações de espaço, onde dois carros não conseguem passar simultaneamente, além de não contar com um local seguro para o trânsito de pedestres, requisito informações sobre o local mencionado”, afirma o parlamentar.
No documento, Angeli observa ainda que em dias de chuva o local frequentemente fica alagado, agravando as condições de segurança para motoristas e pedestres.
Diante dos fatos expostos, o vereador pergunta se existem planos ou projetos para a reestruturação ou ampliação do pontilhão, de modo a permitir a passagem segura de dois carros simultaneamente e a inclusão de uma via segura para pedestres. Ele questiona também a respeito de medidas tomadas para melhorar a drenagem no local e prevenir alagamentos, especialmente durante dias de chuva, e se existe cronograma previsto para a execução de melhorias no pontilhão. Em caso afirmativo, o parlamentar solicita cópia do calendário do serviço a ser prestado.
Na resposta, o gerente de Drenagens, Marcos Oliveira, informou que existe a previsão de implantação de novas bocas de lobo para melhorar a drenagem existente sob o pontilhão da Nestlé e que essa obra será executada com contribuição da empresa MRV, responsável pelo condomínio de apartamentos na Avenida Mário Zampieri, com possível conclusão até a finalização do empreendimento.
A respeito da passagem sob a linha férrea, o secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, afirmou que o local apresenta problema de operação de trânsito devido à impossibilidade de mão dupla no trecho.
“A solução encontrada para resolver essa questão foi a abertura de passagem em nível pela ferrovia desativada no final da Avenida Padre Manoel da Nóbrega, interligando com a Avenida Mario Zampieri pela Vila Renata, conforme croqui apresentado no documento.
Ele acrescentou que o custo dessa intervenção é estimado em torno de R$ 400 mil, considerando-se o trecho a ser pavimentado e o recapeamento do entorno. “A implantação dessa melhoria depende de disponibilidade orçamentária, motivo pelo qual o serviço ainda não foi realizado.”
Para o vereador, "conseguir a liberação do orçamento para viabilizar essas melhorias é uma necessidade urgente. Com o crescimento acelerado dos bairros e a chegada de novos empreendimentos na região, o pontilhão se torna um ponto crítico que, sem as devidas intervenções, poderá agravar ainda mais o fluxo já caótico de veículos e pedestres, colocando em risco a segurança de todos. Garantir uma infraestrutura adequada agora é essencial para evitar problemas maiores no futuro e promover uma mobilidade urbana eficiente".
 
 
 


Publicado em: 24 de outubro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Ampliação do Centro de Referência do Autismo é reivindicada em Audiência Pública na Câmara

07 de abril de 2025

  A ampliação do espaço físico e do atendimento do Centro Municipal de Referência do Autismo (CMRA) foi a principal reivindicação da população em Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara,...



Confira o que será votado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (8)

07 de abril de 2025

Na 12ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara Municipal, que acontece às 15 horas desta terça-feira (8), os vereadores vão discutir e votar, inicialmente, sete projetos.   Projeto da ver...



Educação esclarece utilização de material da rede estadual nas escolas municipais

07 de abril de 2025

Em requerimento encaminhado à Prefeitura no final de fevereiro, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) pediu informações detalhadas sobre o uso do material didático da rede estadual paulista de ensino...



Início vacinação gripe

07 de abril de 2025

A Prefeitura deu início à vacinação contra a gripe, causada pelo vírus influenza. A partir deste ano, a aplicação do imunizante deixa de ser campanha e passa a integrar o calendário nacional de vac...



Projeto de Esportes 60+

07 de abril de 2025

A Prefeitura está oferecendo diversas modalidades esportivas para pessoas de 60 anos ou mais, como atletismo, basquete adaptado, natação, bocha e outras atividades. Para se inscrever, os interessad...



Exonerações de servidores públicos da Educação são alvo de questionamentos

07 de abril de 2025

Na publicação da Portaria nº 29.962, de 20 de março de 2025, no dia 2 de abril, constou a exoneração de 63 servidores, sendo 58 da Secretaria da Educação. Por isso, a vereadora Fabi Virgílio (PT) e...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!