Notícias



Mesa Redonda 'Mulher e o Meio Ambiente' define ação que será sugerida ao Executivo

Evento foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres - vídeo no final do texto

1146


Na sexta-feira (2), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres trouxe reflexões sobre o tema “Mulher e Meio Ambiente”. O evento online foi presidido pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e contou a participação de Enedina Ferreira Andrade, coordenadora executiva da Agricultura; Silvani Silva, coordenadora executiva de Segurança Alimentar; e Lara Teixeira Laranjo, proprietária de uma minhocaria (empresa de compostagem de resíduos orgânicos).

 

Segundo Silvani, alimentação é um bem cultural e que diz muito sobre a sociedade em que o indivíduo vive. “O modelo de produção de nossa sociedade tem fomentado o distanciamento da alimentação produzida pela terra e nos levado em direção ao consumo de alimentos multiprocessados. Isso empobrece a qualidade de nossa alimentação, nos afasta dos sabores da terra, ainda que possa proporcionar aumento de peso, o que nem sempre é sinal de qualidade de vida”, afirmou, assegurando ainda que em Araraquara o alimento de qualidade está prevalecendo nas ações e políticas públicas de aquisição e distribuição de alimentos para as pessoas, entidades sociais, escolas e creches municipais.

 

Ela concluiu refletindo que a alimentação correta e de qualidade faz com que o cidadão não gaste com remédio. “Mesmo pessoas com melhores condições econômicas estão se alimentando errado. Temos que trabalhar a educação alimentar. Solo fértil e bem cuidado, bem preservado, faz com que a produção dependa menos de insumos e produz alimentos de melhor qualidade”, ponderou, dando o exemplo de cuidados na preparação do alimento, como, por exemplo, o ato de lavar o arroz, que tira dele alguns nutrientes, empobrecendo sua qualidade. “Quando falamos de sustentabilidade, precisamos ter sempre em mente que o ato de se alimentar não deve ser pensado somente no encher a barriga, e sim, na qualidade do alimento consumido”.

 

Já Enedina Andrade falou sobre a luta da mulher camponesa e do surgimento da agricultura. “Nós, mulheres, dos movimentos sociais do campo, sabemos que a agricultura só foi possível a partir da observação e da paciência da mulher, que aprendeu que ao jogar a semente, aquilo germinava e que não precisava mais andar, comer tudo e voltar; era possível cultivar. É nesse momento que a agricultura surge e que se torna possível o desenvolvimento da sociedade. Sem feminismo não há agroecologia”, comentou, afirmando ainda que a agricultura e a segurança alimentar, têm que ser pensadas a partir da soberania de uma nação. “É preciso respeitar, por exemplo, a cultura, a religião, as tradições de uma pessoa e o que ela come”.

 

A importância da preservação do meio ambiente e da gestão de resíduos orgânicos foi o tema da fala de Lara Teixeira. Ela começou falando do regime de chuvas que torna possível a agricultura no país. “As pessoas não sabem que toda a transpiração das árvores da Amazônia, jogando uma quantidade absurda de água na atmosfera, cria aqueles rios voadores, que levam as chuvas para as regiões do país. E aí, tem gente que está devastando a Amazônia e queimando tudo. Isso vai dificultar a vida nesse país”. Sobre a compostagem, disse que nossa sociedade precisaria produzir apenas 20% do lixo que produz em casa. “Falta consciência, e falta o reaproveitamento dos resíduos orgânicos, que, junto com os resíduos das podas de árvores feitas pela cidade, se tornam excelente matéria-prima para fazer compostagem. E concluiu, afirmando que “se o campo não planta, a cidade não janta; e quem alimenta o brasileiro é a agricultura familiar”.

 

Citando a escritora Natália Lampejo, a Vereadora Fabi disse que “os grandes problemas das cidades são solucionáveis, e quando você planeja e coloca um prazo para aquela meta, gradualmente você consegue atingir”, se referindo ao exemplo da cidade de Portland, nos Estados Unidos, que definiu a meta de lixo zero. Para atingir a meta, a Prefeitura local começou a subsidiar composteiras. “Recentemente eles alcançaram o objetivo daquele plano feito na década de 80”.

 

Como encaminhamento do encontro, a vereadora Fabi propôs a apresentação de uma Indicação ao Executivo, para que sejam implantadas hortas nas escolas, como processo de produção autossustentável e ecológico de alimentos, tendo, além do plantio, a compostagem, para que os alunos aprendam como o alimento é produzido.

 

Sobre as palestrantes

Silvani Silva – Formada em Pedagogia da Terra pela UFSCar, mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Uniara, fundadora do Movimento Pé Vermelho, pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Documentação Rural. Atua nas áreas de educação, agricultura, segurança alimentar, meio ambiente e sustentabilidade.

 

Lara Teixeira Laranjo – Bióloga, mestre em Zoologia, doutora em Biologia Celular e Molecular pela Unesp de Rio Claro. Composta seus resíduos desde 2014 e empreende no ramo da compostagem por meio da Minhocaria junto com seu companheiro desde 2016.

 

Enedina de Andrade – Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Iterra/Via Campesina Brasil), especialista em Educação do Campo, Agroecologia e Agricultura Camponesa pela Universidade de Campinas (Unicamp), mestre em Saúde Coletiva pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP – Fiocruz) do Rio de Janeiro.

 

Frente Parlamentar de Defesa do Direito das Mulheres

A Frente Parlamentar de Defesa do Direito das Mulheres é uma Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal de Araraquara, presidida pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e composta também pela vereadora Filipa Brunelli (PT) e pelo vereador Paulo Landim (PT).

 

“Esta comissão é um instrumento legislativo que visa promover o diálogo com a sociedade. É um espaço de escuta e de troca para que legisladores e sociedade reflitam sobre temas afetos, visando à articulação de políticas públicas para a nossa cidade”, explica Fabi.

 


Publicado em: 02 de julho de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Simpósio Autismo

16 de abril de 2025

Promovido em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, o Simpósio “Ampara pela conscientização do autismo” acontecerá no dia 25 de abril, das 7h45 às 12h30 e das...



Agenda Cultural – 16/04

16 de abril de 2025

Vivência A cada conto, um ponto, um corte, uma dobra, um riso, um traço. Mediação de leitura e criação de livros e brincadeiras. “Conta & Cria”, com Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, educador...



Agenda Esportiva – 16/04

16 de abril de 2025

Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta o Sampaio Basquete na quinta-feira (17), às 19h30, no Castelinho.   A equipe araraquarense é a líder da competi...



Alterações no orçamento da Prefeitura serão votadas na próxima terça-feira (22)

16 de abril de 2025

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira (22). Devido ao feriado prolongado da Páscoa e ao Dia de Tiradentes, a publicação da pauta da sessão foi antecipada para esta quarta-feira (16)....



Informações sobre usinas públicas de asfalto a partir de pneus são solicitadas em documento

16 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) requisitou informações sobre a criação de usinas públicas municipais para a produção de massa asfáltica utilizando borr...



Audiência Pública na Câmara debaterá políticas de proteção aos animais em Araraquara

16 de abril de 2025

Incluído no Calendário Oficial de Eventos em 2021, para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais, o “Abril Laranja” será o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenár...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!