455
Em visita ao Campus Ville, em maio deste ano, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), conversou com moradores do bairro, que relataram insatisfação com a configuração viária da Avenida Agostinho Sonego, de sentido único, mas, na avaliação deles, larga o suficiente para comportar mão dupla. O parlamentar encaminhou à Prefeitura um Requerimento, solicitando informações sobre a demanda.
De acordo com o diagramador Leandro Pardine, residente no local, a característica atual da via obriga os condutores a percorrerem vários quarteirões para acessar a rodovia Washington Luís, gerando transtornos e perda de tempo. “Se a Avenida Agostinho Sonego fosse de mão-dupla, o percurso seria de apenas 200 metros. Do jeito que ela está atualmente, obriga os motoristas a percorrem mais de um quilômetro”, reitera.
Já o aposentado José Nogueira, morador do condomínio Vitta, que fica em frente à avenida, afirma que é comum motoristas trafegarem pela via na contramão, causando insegurança e risco de acidentes no local.
Questões jurídicas
Na ocasião da visita de Angeli, o chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viários da Prefeitura, Daniel Gatti, encontrou-se com o vereador na Avenida Agostinho Sonego e explicou que atualmente há inviabilidade de mudar a mão da via porque existe uma barreira na Avenida Alberto Toloi, obrigando condutores a fazerem um retorno longo.
“Existe uma limitação relacionada a questões jurídicas ainda não resolvidas, uma vez que a Avenida Alberto Toloi, localizada acima do bairro Campus Ville, encontra-se sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo [DER-SP]. A Prefeitura deve assumir a concessão da via”, afirma Gatti.
No documento enviado à Prefeitura, o parlamentar pergunta sobre o motivo da ação judicial que impede alterações no sentido das vias do Campus Ville, quais medidas podem ser adotadas para minimizar os impactos negativos da atual configuração viária e se existe alguma previsão para resolução da questão jurídica. “Qual o andamento do processo de transferência de jurisdição da Avenida Alberto Toloi? Há previsão de conclusão e prazos estabelecidos para a transição da gestão da via para o Município?”, questiona.
“Essa é uma demanda legítima dos moradores do Campus Ville, que convivem diariamente com transtornos no trânsito local. Já há relatos de motoristas trafegando na contramão, o que revela a urgência de uma solução. Entendemos as limitações jurídicas, mas é preciso que a Prefeitura avance no diálogo com o Estado e busque alternativas para melhorar a mobilidade urbana na região”, destaca Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara realiza, na segunda-feira (21), às 18 horas, no Plenário, a Audiência Pública “Diabetes Tipo 1 – Araraquara na luta por direitos”. O debate foi convo...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com vagas abertas para diferentes funções, como ajudante de obra, eletricista predial, encanador, garçom, recepcionista de hotel, vend...
O Centro de Controle de Zoonoses realiza vacinação gratuita contra a raiva para cães e gatos no Parque Pinheirinho, sempre às quartas-feiras, das 8 às 15 horas, exceto feriados. A aplicação é por o...
A economia criativa movimenta o Parque Infantil no sábado (19), das 10 às 19 horas, com as feiras “Pets & Cia.” e “Tô em Casa”. O evento conta com atrações para todas as idades, com opções de gastr...
A instalação de semáforos no cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Avenida Monteiro Lobato, na área central da cidade, foi sugerida pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas), por meio d...
A implantação de um novo empreendimento imobiliário em uma área de recarga do Aquífero Guarani, na região leste de Araraquara, deverá obedecer a exigências ambientais, de acordo com resposta da...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.