876
Em visita ao Campus Ville, em maio deste ano, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), conversou com moradores do bairro, que relataram insatisfação com a configuração viária da Avenida Agostinho Sonego, de sentido único, mas, na avaliação deles, larga o suficiente para comportar mão dupla. O parlamentar encaminhou à Prefeitura um Requerimento, solicitando informações sobre a demanda.
De acordo com o diagramador Leandro Pardine, residente no local, a característica atual da via obriga os condutores a percorrerem vários quarteirões para acessar a rodovia Washington Luís, gerando transtornos e perda de tempo. “Se a Avenida Agostinho Sonego fosse de mão-dupla, o percurso seria de apenas 200 metros. Do jeito que ela está atualmente, obriga os motoristas a percorrem mais de um quilômetro”, reitera.
Já o aposentado José Nogueira, morador do condomínio Vitta, que fica em frente à avenida, afirma que é comum motoristas trafegarem pela via na contramão, causando insegurança e risco de acidentes no local.
Questões jurídicas
Na ocasião da visita de Angeli, o chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viários da Prefeitura, Daniel Gatti, encontrou-se com o vereador na Avenida Agostinho Sonego e explicou que atualmente há inviabilidade de mudar a mão da via porque existe uma barreira na Avenida Alberto Toloi, obrigando condutores a fazerem um retorno longo.
“Existe uma limitação relacionada a questões jurídicas ainda não resolvidas, uma vez que a Avenida Alberto Toloi, localizada acima do bairro Campus Ville, encontra-se sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo [DER-SP]. A Prefeitura deve assumir a concessão da via”, afirma Gatti.
No documento enviado à Prefeitura, o parlamentar pergunta sobre o motivo da ação judicial que impede alterações no sentido das vias do Campus Ville, quais medidas podem ser adotadas para minimizar os impactos negativos da atual configuração viária e se existe alguma previsão para resolução da questão jurídica. “Qual o andamento do processo de transferência de jurisdição da Avenida Alberto Toloi? Há previsão de conclusão e prazos estabelecidos para a transição da gestão da via para o Município?”, questiona.
“Essa é uma demanda legítima dos moradores do Campus Ville, que convivem diariamente com transtornos no trânsito local. Já há relatos de motoristas trafegando na contramão, o que revela a urgência de uma solução. Entendemos as limitações jurídicas, mas é preciso que a Prefeitura avance no diálogo com o Estado e busque alternativas para melhorar a mobilidade urbana na região”, destaca Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre o não pagamento devido das obrigações patronais relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social...
A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitur...
Museu Ferroviário O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble...
Futebol feminino Pela Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (6), às 15 horas, o Internacional-RS, no Estádio “Nicolau Alayon”, na capital paulista. As meninas estão...
O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...
Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.