Notícias



Mulher indígena e herança ancestral na vida das cidades é tema de reunião de frente parlamentar

Comissão é presidida pela vereadora Fabi Virgílio (PT)

1807


“A mulher indígena e a herança ancestral na vida das cidades” foi o tema da primeira reunião, que aconteceu na segunda-feira (5), promovida pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, presidida pela vereadora Fabi Vírgílio (PT). As convidadas para falar sobre o tema foram a co-deputada do Psol, educadora, ativista do movimento indígena e doutoranda pela USP, Chirley Pankará, e Grasiela Lima, professora das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ) e integrante da Fundação Araporã, onde coordena o grupo de estudos “Educação e Relações Etnicorraciais na Temática Indígena”.

O primeiro encontro teve como característica muita conversa e esclarecimentos sobre a importância de a cidade ouvir as vozes de ancestralidade e, assim, modificar o cultivo da terra, focando mais na alimentação saudável e menos no lucro, refletir sobre o cuidado com a água, ter iniciativas priorizando o bem estar coletivo ao invés do individual, aprender a ler e conhecer a cultura indígena e seus símbolos com mais respeito, e a identificar a origem do povo brasileiro e, por consequência, de Araraquara.

“Os povos indígenas têm muito que nos ensinar. Precisamos aprender com a cultura indígena e, especialmente, com a mulher indígena a prática para um mundo onde prevaleça a coletividade e uma forma de viver mais integrada com o meio ambiente. Estamos desconectados com o planeta, e só nos re-conectarmos ao olhar para nossa ancestralidade e para as mulheres indígenas”, enfatizou Fabi.

Chirley destacou a importância de se dar voz aos indígenas e, principalmente, às mulheres indígenas que lutam para serem ouvidas em diversos campos da sociedade. Falou da luta por espaços onde as ideias e esclarecimentos possam ser feitos de maneira direta e não por alguém que fale pelos índios. “Precisamos falar sobre nossa cultura, sobre nossa história, sobre nossa origem. Existe muito branco que fala por nós e sobre nós, mas precisamos falar por nós mesmos”, afirmou.

Também foi abordada a negligência de direitos básicos às mulheres indígenas como a saúde, por exemplo, e a luta para que haja um reconhecimento e um mapeamento dos povos dentro das cidades.

Outra questão trazida pelas convidadas foi a importância da educação na escola sobre o que é a cultura indígena e sobre a existência destes povos no nosso país muito antes da chegada dos europeus. Grasiela falou sobre o projeto “A história de Araraquara não começa com Pedro José Neto”, apresentado para alunos de escolas públicas e que aborda sobre tribos que habitavam Araraquara antes da chegada do homem branco.

Participaram da reunião os vereadores Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (PDT) e Paulo Landim (PT). Também estiveram presentes a deputada estadual Marcia Lia (PT), a representante da Educação - Lívia Ferreira de Abreu Cavalheiro, a coordenadora de Políticas para as Mulheres - Gabriela Palombo, a coordenadora de Políticas para Pessoas LGTBQI+ - Erika Matheus, a presidente do Conselho das Mulheres - Claudete Basaglia, a representante da Comissão das Mulheres Advogadas - Isabela Veiga, a coordenadora da Economia Solidária e Participativa de Araraquara - Camila Capacle, além de professores, advogados e diversas representantes da sociedade.


Publicado em: 06 de abril de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência Pública discute situação do Conjunto Residencial Oitis

18 de julho de 2025

  Com o objetivo de aprofundar os debates sobre a lógica urbana do município e da segurança habitacional para a comunidade local do Jardim Iguatemi, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) convocou um...



Agenda Cultural – 18/07

18 de julho de 2025

Feiras No sábado (19), das 10 às 19 horas, acontecem as feiras “Pets & Cia” e “Tô Em Casa” no Parque Infantil, no Centro. A “Pets & Cia” reúne expositores com produtos de gastronomia, bem-estar an...



Agenda Esportiva – 18/07

18 de julho de 2025

Futebol masculino Nesta sexta-feira (18), às 21h30, a Ferroviária recebe o Athletic-MG, na Fonte Luminosa, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da série B. A equipe grená ocupa a 16ª colocação...



Mediação cultural

18 de julho de 2025

Estão abertas as inscrições para o encontro formativo “Patrimônio Cultural e Ações Educativas”, que será realizado no dia 28 de julho, das 14h às 16h30, no auditório da Biblioteca Municipal “Mário...



Mamografia grátis

18 de julho de 2025

A “Carreta do Amor”, unidade móvel de diagnósticos do Hospital de Amor de Barretos, estará em Araraquara, no Parque Infantil, entre 28 de julho e 1º de agosto. Serão oferecidos exames de mamografia...



Câmara entrega título de Cidadão Araraquarense ao jornalista Chico Lourenço

18 de julho de 2025

              A Câmara Municipal de Araraquara realizou na noite de sexta-feira (18) uma Sessão Solene em homenagem ao jornalista Francisco Lourenço Barbosa, conhecido como Chico Lourenço. A entre...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!