1800
Pelo terceiro ano seguido, no Mês da Consciência Negra, a Câmara instalou a decoração antirracista na escadaria de entrada do prédio da Casa de Leis. A reinauguração aconteceu na tarde de terça-feira (7), com a presença de vereadores e diversos representantes da comunidade negra de Araraquara.
A ação faz parte da programação do “Novembro Negro 2023”, promovida pela Prefeitura por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Étnico-Raciais e leva o tema “Até onde vai o seu racismo?”. O objetivo é despertar para reflexão e envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja através do impacto visual, do estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente para a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.
Para a coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, a ideia é trazer pessoas para tirarem fotos na escadaria e replicarem mostrando o simbolismo do espaço. “Essa é uma área central, uma área importante, estamos falando do parlamento, que é a casa do povo, mostrando que aqui também é a casa do povo preto. O simbolismo maior é esse, de ocuparmos os espaços da cidade, em especial no Novembro Negro.”
O presidente do Legislativo, vereador Paulo Landim (PT), concorda: “A Câmara se envolve mais e mais nesse projeto, pois a cada ano a visibilidade cresce, uma vez que estamos na região central e o impacto visual serve de estímulo à conscientização da população na luta antirracista”.
A programação segue até o dia 2 de dezembro com apresentações musicais e artísticas, exposições, inauguração do Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas, exibições comentadas de documentários, comemoração do Dia da Umbanda, atividades de letramento racial, Ciclo de Formação Aquilombamento Aqualtune e a Marcha da Consciência Negra.
No sábado (11), às 14h30, tem Samba com Consciência: Cantos e Contos, com Grupo Jeito Simples e a multiartista Kizie de Paula, na Praça Santa Cruz. As próximas atividades serão divulgadas semanalmente no site www.araraquara.sp.gov.br.
Na Câmara, ainda haverá uma Sessão Solene para entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares no dia 24 de novembro à goleira da Ferroviária Luciana Maria Dionísio, em iniciativa da ex-vereadora e atualmente deputada estadual Thainara Faria (PT). A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em votações unânimes, foram instituídas na cidade a “Política Municipal de Atenção e Apoio Integral à Criança com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1)” e a prioridade de atendimento em exames que precise...
No início de agosto, a bancada de oposição da Câmara de Araraquara, composta pelos vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim...
O Protocolo Especializado de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) será instituído na rede pública de saúde em Araraquara, conforme projeto de lei aprovado por unanimidade...
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promove, na segunda-feira (15), às 16 horas, palestra com o tema “Poda de árvores em passeios públicos: legislação, técnicas corretas e como solicitar o serv...
A exposição imersiva “Thank you Jane!” está em cartaz na Biblioteca da FCLAr (Faculdade de Ciências e Letras) da Unesp Araraquara, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e sábado, das 9 às 13...
Atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, estão na agenda de quinta-feira (11). A programação começa às 19 horas, no Palacete das Rosas “Paulo A.C. Silva”, co...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.