Publicado por: Foto: Câmara de Alpercata/MG
470
O tempo médio de espera em Araraquara por atendimento especializado relacionado à saúde do homem é de 10 meses. A informação, prestada pela Prefeitura, consta em resposta a Requerimento do vereador João Clemente (Progressistas).
O parlamentar havia solicitado informações no contexto do Novembro Azul, campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata. De acordo com o Executivo, foram 951 consultas urológicas realizadas na saúde pública de Araraquara nos últimos 12 meses.
No mesmo período, há registro de 6.131 exames de antígeno prostático específico (PSA), usado para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. Foram 197 diagnósticos confirmados e encaminhados para tratamento.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A doença acomete a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, responsável por produzir parte do sêmen.
A maior parte dos casos ocorre a partir dos 65 anos, podendo evoluir de maneira lenta e sem sintomas, embora alguns tumores cresçam rapidamente e ofereçam risco de morte.
A idade avançada é o principal fator de risco, somando-se a histórico familiar, excesso de gordura corporal, tabagismo e exposição a determinadas substâncias químicas.
Em seu estágio inicial, o câncer costuma ser silencioso e os sinais, quando surgem, se assemelham ao aumento benigno da próstata, como dificuldade para urinar e aumento da frequência urinária. Em fases avançadas, pode causar dor óssea, infecções e insuficiência renal.
A detecção precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento e é realizada principalmente pelo toque retal e pelo exame de PSA. O diagnóstico é confirmado por biópsia guiada por ultrassom ou ressonância magnética.
As opções de tratamento variam conforme o estágio da doença e incluem cirurgia, radioterapia, terapia hormonal ou apenas observação vigilante em situações específicas, sendo a escolha definida de forma individualizada entre médico e paciente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Nove projetos foram aprovados pela Câmara Municipal na 47ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (27). O Plenário confirmou, em segundo turno, a aprovação de um...
Reformada em 2024, a Unidade de Saúde da Família (USF) “Adolfo Leo” precisa de reparos no telhado, conforme apontado pelo vereador Aluisio Boi (MDB) em Indicação enviada ao Executivo recentemente....
Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede que sejam realizadas melhorias na quadra poliesportiva da Praça do Faveral, localizada na Vila José Bonifácio. A In...
A Secretaria Municipal da Educação de Araraquara informa que o cadastro e a renovação dos beneficiários do transporte escolar passaram a ser realizados de forma totalmente online por este site, sem...
O vereador Michel Kary (PL) encaminhou à Prefeitura a Indicação nº 604/2026, na sexta-feira (23), solicitando a reparação das estradas de terra que ligam o Assentamento Monte Alegre a outras regiõe...
A Câmara Municipal realiza, na terça-feira (27), a 47ª Sessão Ordinária. Na Ordem do Dia, constam oito projetos, mas novos itens ainda poderão ser incluídos. Após aprovação em primeiro turno, r...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.