Notícias



Novo Centro de Referência da Mulher é inaugurado

Centro de Referência da Mulher ganha novas instalações; vereadora Thainara Faria (PT) falou em nome da Câmara Municipal

1314


No Dia Internacional da Mulher, celebrado na quarta-feira (8), foi inaugurado o novo Centro de Referência da Mulher “Professora Heleieth Saffioti”, com a presença de diversas autoridades.

 

O evento foi aberto com duas apresentações da Escola de Dança Iracema Nogueira. A primeira teve como tema “Vozes Periféricas da Literatura – a Palavra é Mulher”. Já na segunda, Camila Constância dos Santos Silva fez uma performance sobre empoderamento feminino, tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da escola.

 

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Amanda Vizoná, entende que a nova localização é estratégica. “Precisa ser uma casa acessível, mas tem que ser discreta também, pois as mulheres que frequentam o Centro de Referência muitas vezes têm que vir escondidas dos maridos, não podem ser vistas. Agora o trabalho será bem intenso. Reformulamos também o horário de funcionamento, que será de segunda, quarta e sexta, das 7h às 17h30, e de terça e quinta, das 7h às 19h. Praticamente dobramos o período de atendimento para podermos receber mais mulheres.”

 

Amanda destacou que o principal objetivo é consolidar uma rede de atendimento à mulher vítima de violência e a todas as mulheres de Araraquara. “Queremos transformar esse Centro em um local que não atenda apenas as mulheres vítimas de violência. Teremos diversas atividades, como oficinas, um Telecentro. A ideia é ser um lugar onde todas as mulheres possam se sentir acolhidas e construir junto conosco uma política pública mais efetiva”, completou.

 

Para o prefeito Edinho Silva, que inaugurou o Centro no seu primeiro mandato, em 2001, essa inauguração “é importante, pois estamos sinalizando para Araraquara que vamos ampliar as políticas públicas desenvolvidas pelo Centro. Vamos ampliar tanto o nosso horário de funcionamento como a nossa capacidade de atendimento”.

 

Segundo o prefeito, em breve será inaugurado o Anexo Especial de Violência Doméstica e Familiar, próximo ao Fórum e na região do Centro de Referência. Está prevista também, na antiga localização do CRM, o Centro de Referência Antidrogas. “Mais de 90% das mulheres apenadas no Centro de Ressocialização Feminino estão ligadas ao envolvimento com drogas e, muitas vezes, foram cúmplices de seus parceiros”, enfatizou.

 

A deputada estadual Márcia Lia também participou do evento e entende que “a reorganização do Centro de Referência da Mulher e da Casa Abrigo é fundamental para que possamos fazer com que as políticas públicas no município de Araraquara sejam efetivadas. Não adianta termos um espaço e a política não funcionar. O acolhimento, dar sequência no atendimento para essas mulheres, abrigá-las, se for o caso. Tenho certeza de que essa reinauguração significa tudo isso, a volta de um projeto que foi, durante oito anos, vitorioso”.

 

Representando o presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), a vereadora Thainara Faria (PT) afirmou que “esse momento para Araraquara é simbólico, pois nós tínhamos o Centro de Referência da Mulher em uma zona afastada, em bairro nobre, e pouco acessível às mulheres que efetivamente precisam desse espaço. A coordenadora Amanda trouxe de volta para o centro, o que é importantíssimo no sentido de dizer para as mulheres que estamos aqui, que estamos prontas para recebê-las e acolhê-las”.

 

O vereador Edson Hel (PPS) apontou a importância da proximidade entre a Câmara Municipal e o Centro de Referência, mencionando que “o Legislativo não poderia deixar de prestigiar essa inauguração nessa data tão especial”.

 

O novo Centro de Referência da Mulher, ligado à Coordenadoria de Políticas para Mulheres e à Secretaria de Planejamento e Participação Popular, fica na rua Comendador Pedro Morganti, nº 2.231, na região central da cidade.

 

Estiveram presentes, ainda, os vereadores Elias Chediek (PMDB), Rafael de Angeli (PSDB) e Roger Mendes (PP), o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Damiano Barbiero Neto (PP), os secretários Sérgio Médici (Negócios Jurídicos), Juliana Picoli Agatte (Planejamento e Participação Popular), Priscila Luiz (Comunicação), Teresa Telarolli (Cultura), Donizete Simioni (Gestão e Finanças), Clélia Mara Santos (Educação), Eliana Honain (Saúde) e Eloisa Mortatti (Assistência e Desenvolvimento Social), a comandante da Guarda Municipal, Juliana Zaccaro, a psicóloga Elânia Lima, a presidente da Fundart, Gabriela Palombo, a delegada Meirelene de Castro Rodrigues, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), e o defensor público Marcel Benetti Boer.


Publicado em: 09 de março de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova Semana Preta Gil, Teste do Pezinho ampliado e proibição de nomear condenados por crimes ambientais

22 de julho de 2025

  Oito projetos foram aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal. O Plenário aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorreta...



Audiência Pública sobre Plano Plurianual acontece nesta sexta-feira (25)

22 de julho de 2025

O Plenário da Câmara recebe, nesta sexta-feira (25), às 17 horas, uma Audiência Pública da Prefeitura sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara,...



USP 60+: vagas gratuitas

22 de julho de 2025

A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades culturais, esportivas e de ext...



Questionário Enade 2025

22 de julho de 2025

Está aberto o período para preenchimento do Questionário do Estudante do Enade 2025, etapa obrigatória que reúne dados socioeconômicos e informações sobre cursos e instituições. Disponível no Siste...



Ajustes no Programa de Feiras de Economia Criativa são propostos à Prefeitura

21 de julho de 2025

Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de autoria dos ver...



Sessão desta terça-feira (22) vota Semana Preta Gil e Teste do Pezinho ampliado

21 de julho de 2025

Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!