Notícias



Novo formato de consulta popular é apresentado em audiência prévia do Plano Plurianual

Iniciativa permitirá que mais pessoas contribuam na definição de investimentos e ações para os próximos quatro anos no Município

2609


A elaboração da próxima edição do Plano Plurianual (PPA), que estará em vigor no período de 2026 a 2029, foi tema de Audiência Pública realizada na Câmara na sexta-feira (25). O evento marcou o lançamento de um novo formato de consulta popular, que pela primeira vez ocorrerá de forma exclusivamente online.

 

Organizada pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, a apresentação foi acompanhada pelo presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos); pela vereadora Fabi Virgílio (PT); pelos vereadores Aluisio Boi (MDB), Marcão da Saúde (MDB); Enfermeiro Delmiran (PL) e Paulo Landim (PT); além de secretários, subsecretários e servidores municipais.

 

Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente da Câmara, vereador Michel Kary (PL), que ressaltou a importância da participação de toda a comunidade no planejamento de investimentos e ações que serão executadas nos próximos quatro anos.

 

Para Boi, o sistema de participação via Internet facilitará o acesso das pessoas ao serviço, permitindo uma maior interação com o Executivo. “É um avanço muito positivo, a meu ver, para a população ter voz. Principalmente, para aquelas pessoas que, às vezes, no dia a dia, na correria, não têm um tempo para poder ir à Prefeitura, aos órgãos competentes.”

 

Em seguida, foi a vez de Roberto Pereira, secretário municipal de Fazenda e Planejamento, explicar as três peças de planejamento público previstas na Constituição Federal: o PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

 

O titular da pasta ainda lembrou que, para que cada uma dessas estimativas financeiras seja aprovada, é necessária a realização de outras Audiências Públicas, conforme determina o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

 

“Hoje é uma audiência de chamamento popular. E essa participação diferente, nova, é bastante importante para dar uma qualidade na peça [orçamentária] que a gente espera trazer para essa Casa e discutir de uma forma que o futuro de Araraquara seja bem elaborado, bem planejado”, destacou Pereira.

 

Na sequência, foram apresentados dados comparativos, como a evolução do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (que apresentou queda no período entre 2014 e 2023), além do resumo da dívida municipal, divulgada na última prestação de contas do Município, e que impactaria nas definições dos tetos orçamentários entre 2026 e 2029.

 

Mesmo diante de um cenário desafiador, o secretário enfatizou que a Administração Pública está promovendo a capacitação dos servidores municipais em planejamento público, efetuando estudos financeiros, diagnósticos setoriais e organizando reuniões técnico-setoriais para construir o PPA e a LOA 2026. Todas essas ações, combinadas à participação popular, permitirão que a Prefeitura entenda quais são os problemas do Município e defina as prioridades em cada área.

 

Consulta pública online

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o novo formato de consulta pública online permite que toda a população contribua para a elaboração do PPA. Para participar, é necessário acessar este link e preencher o formulário, indicando propostas para as seguintes áreas e setores: atendimento e participação social; desenvolvimento social e promoção dos direitos humanos e da cidadania; desenvolvimento econômico, inovação e inclusão produtiva; e desenvolvimento territorial e sustentabilidade ambiental.

 

O prazo para envio das sugestões terminará nesta sexta-feira, dia 1º de agosto. Após essa data, as informações coletadas serão analisadas por equipes técnicas do Executivo. Isso resultará em um documento oficial que será encaminhado para análise e votação da Câmara até o dia 15 de agosto.

 

Plano Plurianual

O PPA é o plano que orienta programas, ações, obras e investimentos que serão realizados nos quatro anos seguintes. Ele guia as prioridades, metas e objetivos da administração municipal, indicando como e onde os recursos públicos serão aplicados. O documento é elaborado no primeiro ano de cada gestão e vale até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

 

O Plano Plurianual embasa a criação da LDO, que organiza o orçamento anual e define as metas do ano seguinte. A partir da LDO, cria-se a LOA, que estima receitas e despesas públicas, além de detalhar como o governo arrecadará recursos e como esses valores serão utilizados.

 

Onde assistir?

A Audiência Pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net) e está disponível, na íntegra, no Facebook e YouTube.


Publicado em: 28 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!