Notícias



Obra de bacia de detenção de chuvas no Cidade Jardim está parada

Informações foram enviadas pela Prefeitura após fiscalização do vereador Rafael de Angeli (PSDB); projeto está em revisão e atualização de custos


Em resposta a um requerimento do vereador Rafael de Angeli (PSDB), a Prefeitura esclareceu dúvidas da população sobre uma cratera no bairro Cidade Jardim, ao lado da Avenida Mário Ferreira Vieira. O local terá uma represa de detenção de águas das chuvas para a região do Jardim Maria Luiza e do Cidade Jardim.

Mas as obras estão paralisadas “para atendimento de outras demandas de maior urgência”, segundo a Gerência de Drenagens da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. O projeto está em revisão e atualização de custos. A secretaria pretende encaminhar para licitação no início do próximo ano.

O vereador esteve no local e ouviu moradores vizinhos, que esperavam uma explicação por parte da Prefeitura. O ‘buraco’ possui cerca de 200 metros de comprimento, 20 metros de uma margem à outra e aproximadamente 5 metros de profundidade.

No requerimento, Angeli questionou a ausência de cerca ou grade de proteção ao redor da cratera e perguntou se o local é classificado como área institucional ou área verde.

O cercamento do local está previsto e será executado ao final das obras. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, isso não é possível no momento em virtude do movimento de máquinas e caminhões.

A pasta de Obras também relatou que o local já foi protegido e cercado por duas vezes com mourões e arame, além de sinalização com fita zebrada, conforme demonstram fotos anexadas na resposta ao requerimento. Porém, os materiais foram retirados por indivíduos desconhecidos.

A Prefeitura esclareceu que o local está situado em área verde, segundo consta no projeto do loteamento do Cidade Jardim, e a utilização da área para implantação da bacia de detenção está de acordo com a legislação em vigor à época do início das obras.

As terras retiradas até o momento foram utilizadas para a execução de aterro em vias que foram ou estão sendo pavimentadas naquela região, o que inclui Parque Planalto, Chácara Flora e o próprio Cidade Jardim, justifica o Executivo.

 

Laudo

A Secretaria de Meio Ambiente anexou uma cópia do laudo técnico encaminhado à 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, dando ciência do andamento das obras.

O documento menciona que as obras começaram em abril de 2019. Era a segunda etapa da drenagem de águas pluviais no Jardim Maria Luiza, com escavação de uma lagoa de detenção prevista para ter capacidade de 13.257 m³.

A função principal da lagoa é captar o escoamento de águas pluviais, via galerias, da parte alta dos bairros Maria Luiza e Cidade Jardim e direcioná-las com menor impacto à tubulação mestra na parte baixa do Maria Luiza e, na sequência, até o Córrego do Cupim. Segundo o Meio Ambiente, a lagoa também permitirá que as águas das chuvas alcancem o lençol freático com mais facilidade.

A primeira etapa, na parte alta do Jardim Maria Luiza, foi cumprida com a instalação da rede mestra de tubos de 1000 mm no trecho da Avenida Januário de Freitas, entre as ruas Orlando Schitini e Sargento PM Vital Maria Bueno Lopes, e a construção de 18 bocas de lobo. Também foram edificadas caixas de passagem e cinco poços de visitas. 

Os serviços foram completados com tubulação de interligação no trecho da Orlando

Schitini, entre as avenidas Januário de Freitas e Fúlvio Gaspar Brunelli, e mais caixas de passagens e bocas de lobo nas confluências das avenidas Doutor José Augusto de Arruda Botelho, Ariano Penteado Simões e Cláudio do Amaral.

Segundo o laudo, todas as licenças ambientais, incluindo a de remoção de árvores isoladas, foram expedidas conforme a legislação. Na área vizinha à lagoa, em 2019, a extinta Gerência de Biodiversidade do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) fez o plantio de 250 árvores nativas.

"Algo que podemos entender com tudo isso é que mais uma obra tende a ser abandonada nos próximos anos, pois até agora, é o que está acontecendo. Um buraco que tem causado insegurança para os moradores, se tornando depósito de lixo, continuará como está e sem uma previsão de término. A ausência de cercamento adequado ainda é incômoda, pois em muitos pontos, na extensão total do buraco, não há quaisquer sinais de acesso de maquinário para justificar a não colocação das cercas. São locais onde os moradores conseguem entrar facilmente, e isso é alarmante. Ficaremos de olho nessa obra para que algo seja feito o mais breve possível", finaliza Angeli.


Publicado em: 19 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!