864
No início de junho, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) enviou ao Executivo o Requerimento 429/2023, com pedido de informações sobre a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim São Bento. A obra já estaria finalizada, mas ainda não foi liberada para o atendimento ao público e, por falta de vigilância, acabou sendo depredada e furtada, inviabilizando a sua inauguração.
Em visita ao local no mês de maio, o parlamentar constatou que havia trabalhadores fazendo as manutenções necessárias para o reparo dos danos, o que gerou questionamentos sobre necessidade de novos investimentos para a reforma, origem dos recursos, possíveis contratos firmados e data prevista para a inauguração.
Ele também pediu explicações sobre como ficará o projeto depois dessas intervenções e sobre o uso das instalações existentes feitas pela construtora responsável pelo empreendimento do residencial. “Há previsão de utilização desses locais para atendimento ou para outra finalidade pública?”, perguntou.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informou que a Coordenadoria Executiva de Atenção Básica tomou todas as providências para o andamento da obra, em conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Obras e Serviços Públicos, fazendo também a reposição dos materiais subtraídos ou avariados.
O documento indica que a finalização da USF do Jardim São Bento está sob a responsabilidade da pasta de Obras e que a empresa encarregada pelos serviços é a Tecnofor Engenharia Ltda. O local já teve a limpeza da área externa concluída, foi iniciada a demolição de algumas estruturas para troca de pisos e telhas, além da adequação do balcão de atendimento. Ainda reforça que atualmente a unidade está com segurança 24 horas para evitar outras ocorrências.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos anexou ao documento o projeto solicitado, o julgamento, a homologação e o empenho da reforma da unidade, esclarecendo que não foi firmado outro contrato além do 1742/2023, que tem valor total de R$ 722.048,36.
Sobre o prazo previsto para conclusão das obras de adaptação do local, o titular da pasta, Sérgio Pelícolla, informou que ele está estimado em 120 dias, a partir da geração da Ordem de Serviço, emitida em 3 de maio de 2023, e que não cabe à Secretaria responder sobre o destino ou utilização das antigas edificações feitas pela construtora.
O vereador entende como elevado o valor de mais de R$ 722 mil. “A USF do Jardim São Bento foi entregue pronta por uma construtora em 2020 e faltou zeladoria pelo patrimônio enquanto se aguardava o momento oportuno para a inauguração. O local estava sem vigilância, apesar de haver uma empresa contratada e paga para tal, e foi completamente depredado e saqueado. Isso, sem dúvidas, causou um sério prejuízo ao erário, gerando um custo altíssimo para a reforma e readequação do local, além de prejudicar a população residente no bairro, que está sem a unidade de saúde até hoje”, pontua.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Três indicações protocoladas pelo vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pedem o atendimento de demandas para as duas unidades que integram a Rede de Atenção Psicossocial em Araraquara: o Centro de Aten...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anuncia, nesta quarta-feira (20), a disponibilidade de 27 vagas de emprego em diferentes áreas, com destaque para ajudante na fabricação de...
Os recursos hídricos de Araraquara são tema de Requerimento apresentado pela vereadora Fabi Virgílio (PT). No texto, direcionado à Prefeitura, a parlamentar questiona se existe documentação atualiz...
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) pede informações sobre o processo licitatório de aquisição e distribuição de cestas básicas em Araraquara. No document...
Sete meses é o tempo médio estimado para a tramitação completa dos processos de regularização de edificações, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. A informação foi obtida a par...
Em Requerimento enviado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a vereadora Maria Paula (PT) pede esclarecimentos sobre a população em situação de rua no município. “Con...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.