585
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o campo da Associação Atlética Ferroviária, na Vila Xavier.
Segundo informações apuradas pelo mandato do parlamentar, as obras foram interrompidas em 20 de janeiro de 2025, a pedido da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. “O espaço está abandonado, com instalações parcialmente construídas sendo invadidas por pessoas em situação de rua, o que demonstra total falta de manutenção, vigilância e responsabilidade por parte da administração pública”, observa.
“Já se passaram cinco meses e as obras permanecem paradas. Boa parte delas já foi realizada, como a construção de arquibancada, vestiários e também o início da instalação de irrigação eletrônica”, pontua Landim.
Os moradores da região relataram ao vereador uma grande preocupação com a segurança. “O local está sendo ocupado, e há concentração de lixo. Os moradores não se sentem tranquilos e seguros para sair de casa.”
O parlamentar destaca que a obra não corresponde a um investimento direto da Prefeitura, mas, sim, à contrapartida de uma empresa, no montante de R$ 3.013.020,21, valor que seria convertido em serviços de reforma e adequação do referido espaço esportivo. “O que significa que é o imposto convertido em serviço para a população”, enfatiza.
Próximos passos
No documento, Landim pergunta quais são as responsabilidades legais da empresa executora da obra, considerando que se trata de compensação tributária, e se há penalidades previstas pelo não cumprimento do cronograma; se a Prefeitura está acompanhando e fiscalizando o cumprimento dessa contrapartida e, se sim, quais medidas foram tomadas após a paralisação; se existe previsão concreta para a retomada das obras e qual é o novo cronograma.
O vereador ainda indaga, considerando o Campo da Atlética um espaço público, pertencente ao Município, o que a atual administração municipal tem feito para garantir a segurança do local e impedir invasões, já que parte da estrutura construída está sendo utilizada de forma inadequada e exposta à degradação; e qual é o plano da Prefeitura para finalizar os trabalhos e devolver o espaço esportivo à comunidade.
O parlamentar reitera a importância da conclusão da obra, “não apenas pelo valor financeiro significativo que representa, mas, principalmente, pelo impacto direto que tem na oferta de lazer, esporte e inclusão social à população da região da Vila Xavier e de toda a cidade”.
“O Campo da Atlética é um espaço histórico para a cidade. E a revitalização dele é de extrema importância para a região da Vila Xavier e para o futebol amador da cidade. Uma importante conquista para a população de Araraquara”, completa Landim.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais. A comissão, instalada a...
Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e...
A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que propõe a criação de uma política pública permanente de visibilidade e de mobilização so...
Jovens do 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara se reúnem nesta quinta-feira (9), a partir das 15 horas, para exerceram a função de vereadores por um dia no Plenário...
Nova profissional tomou posse e iniciou os trabalhos como servidora da Câmara de Araraquara nesta quarta-feira (08). Trata-se de Lucianne da Silva de Oliveira Pussi, aprovada em concurso público pa...
A Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para debater e votar, nesta quinta-feira (9), um projeto da Prefeitura de Araraquara que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.