1833
Após a visita do empresário Cláudio Claudino ao presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), em julho próximo passado, para apresentar a obra do artista Pedro Fernandes Netto, os fatos foram se desdobrando. O parlamentar convidou a vereadora Fabi Virgílio (PT), que é ligada às artes, a ajudar no reconhecimento ao artista.
Vale ressaltar que Pedro Fernandes Neto é natural do Pernambuco e se fixou em Araraquara em 1989. Muito ativo, atuou no teatro do Sesi por muitos anos e foi sempre uma figura importante na igreja do Jardim América. Por problemas de saúde, perdeu a visão, mas continuou a produzir arte.
O primeiro passo foi apresentar o artista à produção da TV Câmara, que imediatamente começou a trabalhar o material da vasta obra para rodar um programa sobre o Seu Pedro, que é artista plástico, escritor e poeta. Outro desdobramento foi a exposição “Seu Pedro, o artista”, realizada no saguão de entrada da Câmara, em uma grande mostra com telas, esculturas, poemas e fotos do talentoso artista.
Agora, a obra ficará protegida e eternizada na Pinacoteca Municipal “Mário Ybarra de Almeida”. Na tarde desta segunda-feira (7), Boi e Fabi receberam Alessandra de Lima, responsável pela Gerência de Preservação do Patrimônio Histórico de Araraquara, para o ato de entrega de duas telas pintadas pelo Seu Pedro: um busto do ex-prefeito Waldemar de Santi e outro da poetiza Hilda Hilst.
“O seu Pedro tinha intenção de presentear a Câmara com os dois quadros, mas achamos por bem disponibilizá-los para a coleção do Município, que hoje conta com cerca de 900 obras”, ressaltou Fabi.
Alessandra, por sua vez, agradeceu a iniciativa da Câmara e disse que “essas obras vão enriquecer nosso acervo e que Seu Pedro ficará eternizado na Pinacoteca”.
Para Boi, um cidadão com tantos talentos deve ter sua arte guardada e seu legado preservado para que as futuras gerações conheçam as várias vertentes artísticas que nascem do povo. “O Seu Pedro simboliza isso, é um homem simples e de multitalentos: pintor, escultor e poeta, e precisa ser reconhecido em vida, que é o que estamos tentando fazer”, pontuou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.