Notícias



Obras na ponte dos Machados estão paralisadas desde o início do ano

Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) fez requerimento fiscalizando a construção

1158


Em janeiro, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) enviou o Requerimento nº 67 ao Executivo, solicitando informações sobre a obra de construção da ponte do bairro dos Machados, a qual teve início em julho de 2021 com previsão de entrega dentro de 180 dias e ainda não foi finalizada.

Em documento de resposta, a Prefeitura afirmou que na segunda quinzena de agosto de 2021, durante a execução da etapa inicial da obra, foi identificada a necessidade de realizar o desvio dos dutos da Cutrale, pois, pela proximidade com a rede, poderia ocorrer o rompimento daquela tubulação “tornando temerária a execução das estacas com possíveis prejuízos ao meio ambiente e à indústria”. Por isso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços realizou reunião presencial com a Cutrale, a fim de averiguar quanto à destinação da tubulação existente, bem como de apresentar o projeto de execução da nova ponte.

Ainda de acordo com o Executivo, como resultado dos estudos, foi realizada a paralização da obra para a execução do desvio da tubulação, com prazo estimado de 90 dias, quando o Município efetuou a suspensão do contrato por 120 dias. Porém, a Cutrale antecipou a conclusão dos serviços, conforme protocolo de 20 de outubro de 2021.

A Prefeitura informou também que, com a retomada das obras, foi providenciada a "Ocupação Temporária” em virtude de as tratativas com o particular “terem se mostrado lentas e ineficientes”. “Somente após a aplicação do poder de império foi possível a efetiva demolição da ponte. Todavia, apesar dos esforços da municipalidade em executar as obras necessárias, a retomada se deu ainda no período de chuvas, o que prejudicou em muito o andamento dos serviços. Por diversas vezes os serviços foram interrompidos por conta do volume da água que chegou ao nível da pista”, explicou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla.

Na resposta também consta que, em março de 2022, a Secretaria notificou a empresa em virtude do ritmo da obra, a qual apresentou defesa em abril se justificando pelas dificuldades “com a pandemia, chuvas, bem como custo dos insumos em virtude da situação de guerra entre a Rússia e Ucrânia”, porém a empresa “se comprometeu, pelo período de estiagem, em se empenhar para a conclusão na maior brevidade possível”.

Em meados de agosto, como a obra não demonstrava “bom ritmo”, a empresa foi chamada pela Prefeitura e o representante afirmou que “aguardava a entrega de estacas pré-moldadas necessárias para a fundação das cabeceiras da nova ponte e para a continuidade dos serviços”.

Sobre o questionamento em relação aos valores da obra, o Executivo informou que o contrato é oriundo de Convênio Estadual, com valor de repasse R$ 2.140.428,92, com contrapartida de R$ 68.992,44, perfazendo um total de R$ 2.209.421,36, com início em 14 de agosto de 2020 e vigência de 720 dias. A respectiva Ordem de Serviço foi emitida em julho de 2021, porém o repasse da primeira parcela dos recursos estaduais, no valor de R$ 300 mil, se deu em 2 de março de 2022. Conforme a resposta, no decorrer da obra foram efetuadas quatro medições, que consumiram a totalidade da primeira parcela de repasse e o total da contrapartida municipal, restando em aberto o valor de R$ 93.690,06.

“Em vistoria recente, realizada em 30 de janeiro de 2023, foi constatada a realização da cravação das estacas”, afirmou o gestor da Pasta, o qual também informou que houve “três novas medições de 5ª à 7ª, somando R$ 129.132,44, que junto aos R$ 93.690,06 da 4ª medição perfazem um total a receber de R$ 222.822.50 a favor da empresa, que, como o Município, aguarda o crédito do repasse do Estado”.

Por fim, a Prefeitura explicou que o processo para o efetivo repasse tramita junto ao Estado com a finalidade de viabilizar o recebimento da segunda parcela no valor de R$ 200 mil, conforme previsto no cronograma do convênio. “Em vistoria à obra, em 9 de fevereiro de 2023, foi constatada a ausência de equipes de execução da empresa no local, bem como foi verificada pouca ou nenhuma evolução desde 30 de janeiro, ensejando notificação à empresa que apresentou defesa, cujo processo encontra-se tramitando junto à Gerência de Contratos da Secretaria de Planejamento e Finanças.”

Em relação às cópias de documentos solicitadas pelo parlamentar, Pelícolla sugeriu a requisição junto à Gerência de Contratos da Secretaria de Planejamento e Finanças.

Para o vereador, “é absurdo o atraso na entrega da ponte dos Machados, pois os residentes necessitam utilizar um desvio que aumenta o trajeto em 16 km e que é improvisado, extremamente precário e perigoso. Não é justo que a população pague por possíveis omissões e negligências do poder público no atraso das obras, isso é um total descaso. Vamos continuar acompanhando toda a situação e cobrando providências”.


Publicado em: 24 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prefeitura prevê investir R$ 3,7 milhões em iluminação no Complexo Arena Fonte Luminosa

25 de julho de 2025

              A Prefeitura informou, em resposta ao Requerimento nº 891/2025, enviado pela vereadora Maria Paula (PT), que prevê o investimento de R$ 3,7 milhões para iluminação em LED para o está...



Vereadores participam de reunião com técnicos de enfermagem e Secretaria da Saúde

25 de julho de 2025

               Um grupo de vereadores participou na tarde da quinta-feira (24), a convite de técnicos e técnicas de enfermagem da rede do município, de reunião envolvendo representantes dos funcio...



Documento sugere ampliação do horário de atendimento da Farmácia Central  

25 de julho de 2025

  O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma Indicação à Prefeitura solicitando a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de ampliar o horário de funcionamento da Farmácia Ce...



Sinalização em frente à Delegacia de Defesa da Mulher precisa de revitalização

25 de julho de 2025

              A Indicação nº 3368/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), solicita que Prefeitura realize melhorias na sinalização da Alameda Rogerio Pinto Ferraz, na Vila Harmonia, em f...



Indicação sugere reorganizar e sinalizar rua de acesso ao Parque Botânico

25 de julho de 2025

              O tráfego da Rua Caetano Nigro, no bairro Vila Girassol, foi tema da Indicação nº 3332/2025. O documento, de autoria do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), sugere que a Prefeit...



Escolas e centro de educação necessitam de reforço no quadro de servidores, diz Prefeitura

25 de julho de 2025

              Escolas e centros de educação de Araraquara contam com 1.528 professores e 1.163 agentes educacionais. No entanto, levantamentos internos realizados pela Secretaria Municipal da Educ...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!