Notícias



Ônibus que atende ao Bela Vista transporta 31 passageiros em dias úteis

Vereadora Luna Meyer (PDT) requisitou ao Executivo informações sobre o transporte público do município

1227


Em maio deste ano, a vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou o Requerimento nº 403/2023, solicitando à Prefeitura informações sobre o transporte público no Assentamento Bela Vista.

 

No documento, a parlamentar questionou o Executivo sobre o valor investido na manutenção dos ônibus no ano de 2022 e quais foram as revisões realizadas, conforme já havia requisitado no Requerimento nº 275/2023, de abril deste ano.

 

Em resposta, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana informou o valor de R$ 133.601,08 que a empresa Viação Paraty Ltda, operadora da linha Assentamento Bela Vista, havia investido na manutenção do ônibus que opera a referida linha, no período de 2022 e até o momento.

 

Quanto às principais medidas realizadas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), o órgão citou manutenções preventivas nos veículos, disponibilização regular de ônibus reservas, controle de velocidade por meio de tacógrafos e monitoramento das linhas por GPS.

 

Sobre as medidas adotadas para garantir a qualidade, eficiência e segurança dos veículos utilizados no transporte público no Assentamento Bela Vista, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, afirmou que “a empresa aplica testes aleatórios de bafômetro em todos os seus motoristas e faz exames periódicos de saúde e toxicológico nos motoristas admitidos. Realiza, ainda, treinamentos e acompanhamentos operacionais, tais como: programa Acidente Zero, escola de motoristas, treinamentos de condutor coletivo de passageiros, treinamento de direção defensiva, entre outros”.

 

A respeito das reclamações da população sobre o cronograma de viagens, o gestor informou que o ônibus que atende ao Assentamento Bela Vista foi trocado, no dia 15 de junho deste ano, e que a linha mencionada transporta em média 31 passageiros em dias úteis. “Aos sábados, o número de passageiros cai para menos da metade e, aos domingos e feriados, esse número deve ser ainda menor, o que torna inviável a operação do transporte coletivo”, justificou.

 

Em relação à implantação de validadores de bilhetagem eletrônica na referida linha, ele informou que não há previsão para a linha Assentamento Bela Vista devido à fragilidade do equipamento. “O uso do validador é recomendado para uso urbano, não suportando as condições severas de operação no assentamento, tais como, poeira e trepidação existentes em estradas de terra como a existente no local porque acarreta mau funcionamento do validador e problemas com os demais componentes eletrônicos do ônibus, podendo ocasionar atrasos nos horários de atendimento e até mesmo a interrupção no funcionamento da linha”, pontuou.

 

Sobre os planos e estudos em andamento para a ampliação do serviço de transporte público, o secretário assegurou que a ampliação do serviço será realizada de acordo com o crescimento da cidade, observando sempre o equilíbrio econômico financeiro do contrato mantido com as empresas, para que o sistema de transporte não seja prejudicado.


Publicado em: 28 de julho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Reforma da Emef ‘Luiz Roberto Salinas Fortes’ é tema de Requerimento

12 de janeiro de 2026

Em Requerimento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicita informações sobre a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Eme...



Documentos apontam necessidade de capinação e limpeza em oito bairros

12 de janeiro de 2026

Indicações apresentadas pelo vereador Cristiano da Silva (PL) solicitam que a Prefeitura realize a capinação de mato alto, limpeza e retirada de galhos e entulhos nos bairros Melhado, Parque Reside...



IPTU – Prazo final (12/01)

12 de janeiro de 2026

Nesta segunda-feira (12), é o prazo final para efetuar o pagamento do IPTU 2026 em cota única, com desconto de 3%, ou quitar a primeira parcela do imposto. Quem optar pelo parcelamento poderá divid...



Cursos gratuitos (janeiro)

12 de janeiro de 2026

O Senai Araraquara está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional, com aulas presenciais e vagas limitadas. Entre as opções está o curso de Construtor de Te...



Saúde afirma que fornecimento do remédio Duloxetina segue sem prazo para regularização

12 de janeiro de 2026

A Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio de resposta a Requerimento do vereador Marcelinho (Progressistas), que não é possível estabelecer um prazo para a regularização no fornecimento de...



Construção de calçada é tema de Indicação

12 de janeiro de 2026

A Rua Dalvo Antônio de Souza, no trecho entre as avenidas Pablo Picasso e Yolanda Acácio Campani, no Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo I, tem necessidade de construção de calçada. O apont...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!