Notícias



Outubro Rosa é abordado na Tribuna Popular



412


A mastologista e ginecologista Renata Silva de Oliveira Viviane utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal na Sessão Ordinária desta terça (18) para abordar do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A médica falou da falsa ideia de que somente as mulheres enfrentam essa doença. “1% dos homens também é vítima dela”, afirmou.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele.

Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) comprovaram que são registrados anualmente mais de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil.

Os números são alarmantes e a Dra. Renata alerta que é preciso conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce através da mamografia.

Com sua experiência na área, a médica, de forma didática, explicou que a mamografia não dói e com as tecnologias digitais o exame é fácil de ser executado e o diagnóstico é muito tranquilo. “Com o diagnóstico precoce a cura chega a 90%”, confirmou.

“O SUS preconiza que os exames devem ser feitos por pessoas com 50 anos e nós, mastologistas, preconizamos 40 anos. Quanto mais cedo fizermos o diagnóstico, mais chances de sucesso o tratamento terá”, cravou.

Lembrou que, como em 2002 um monumento em São Paulo ganhou uma iluminação rosa, a partir de hoje a Câmara Municipal de Araraquara também ficará iluminada dessa cor até o final do mês.

E o trabalho de conscientização vai continuar. Como programado para todas as unidades de saúde pública, no próximo sábado acontecerá uma ação no Posto de Saúde do Melhado para conscientizar os moradores daquela região da cidade.


Publicado em: 18 de outubro de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede manutenção da iluminação interna do Terminal Central de Integração

06 de novembro de 2025

Com o objetivo de garantir mais segurança, conforto e bem-estar aos usuários do transporte público, o vereador Marcelinho (Progressistas) apresentou a Indicação nº 5008/2025, solicitando à Prefeitu...



Secretário explica readequações na Educação e nega fechamento de escolas em Araraquara

05 de novembro de 2025

O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...



Telhado do Ginásio de Ginástica Artística precisa de manutenção, aponta documento

05 de novembro de 2025

A Indicação nº 5073/2025, enviada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), à Prefeitura, pede que seja realizado serviço de manutenção no telhado do Ginásio de Ginástica...



Em Sessão Extraordinária, Câmara aprova LOA 2026 em segundo turno

05 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, na tarde desta quarta-feira (5), na 12ª Sessão Extraordinária – o texto segue agora para sanção do prefei...



Insulinas e lancetas foram distribuídas a 4200 pacientes no primeiro semestre, afirma Saúde

05 de novembro de 2025

No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da...



Documento pede informações sobre frota de ônibus do transporte coletivo de Araraquara

05 de novembro de 2025

Informações detalhadas sobre a frota de veículos em operação no transporte coletivo de Araraquara foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), por meio do Requerimento n...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!