Notícias



Paciente aguarda desde 2015 por reconstrução mamária após mastectomia

Esclarecimento foi feito por Coordenadoria em resposta ao vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)

1030


A mastectomia é um procedimento cirúrgico realizado para tratar o câncer de mama e consiste na retirada parcial ou total do tecido da mama.

Levando em conta esse procedimento e suas consequências, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou um requerimento, solicitando informações sobre a realização de cirurgias de reconstrução mamária em mulheres submetidas a esse processo.

Recentemente, a Coordenadoria Executiva de Assistência Especializada respondeu ao parlamentar informando que, atualmente, 22 pacientes aguardam a realização do procedimento cirúrgico em diferentes tempos de espera.

“Temos uma paciente inserida em 2015, uma em 2019, cinco pacientes em 2020, sete pacientes em 2021 e oito em 2022”, esclarece.

O setor também explica que, desde o ano de 2017, foram efetuadas 11 cirurgias de reconstrução mamária, além de 2 procedimentos conjuntos entre mastologia e cirurgia plástica.

Sobre o número de médicos que realizam esse procedimento, o órgão afirma que Araraquara conta hoje com um cirurgião plástico, responsável pelo acompanhamento das pacientes e preparo para envio ao hospital conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Sobre o aumento no quadro de especialistas, solicitaremos a abertura de concurso público, porém, no caso da especialidade de cirurgia plástica, temos historicamente baixa ou nenhuma inscrição de candidatos ao cargo”, acrescenta.

Sobre medidas para diminuir a fila e agilizar esse procedimento, a Coordenadoria alega que, desde a retomada das cirurgias eletivas no Hospital Irmandade Santa Casa, é necessário aguardar a normalização dos processos, sendo encaminhados com maior ênfase os casos de urgência e prioridade.

“Soubemos da problemática da fila para as cirurgias de reconstrução mamária através do grupo Chá de Lenços, que desde 2014 tem a valorosa missão de levar amor e esperança às pessoas que estão passando ou passaram por tratamento de câncer. É triste sabermos que essas mulheres estão esperando há tanto tempo por uma cirurgia que já é um direito garantido por lei, além de ser parte integrante da proposta de tratamento para o câncer de mama implementada atualmente no Brasil”, afirma o vereador.

O parlamentar entende que “a pandemia desacelerou ainda mais um processo que já era lento, visto que de 2017 a 2022 foram realizadas menos de duas cirurgias desse tipo por ano e que há uma paciente esperando há 7 anos. Por isso, precisamos analisar a questão e unir esforços para encontrar uma solução, seja por meio de campanhas, mutirões, ações ou parcerias de instituições civis com o SUS. Além disso, é importante observarmos a baixa motivação para a inscrição de candidatos ao cargo de cirurgião, conforme citado pela Coordenadoria, e entendendo a problemática, analisarmos as possibilidades para melhorar esse cenário. É um tema extremamente importante, complexo e que precisa ser resolvido o quanto antes”.


Publicado em: 04 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!