911
A mastectomia é um procedimento cirúrgico realizado para tratar o câncer de mama e consiste na retirada parcial ou total do tecido da mama.
Levando em conta esse procedimento e suas consequências, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou um requerimento, solicitando informações sobre a realização de cirurgias de reconstrução mamária em mulheres submetidas a esse processo.
Recentemente, a Coordenadoria Executiva de Assistência Especializada respondeu ao parlamentar informando que, atualmente, 22 pacientes aguardam a realização do procedimento cirúrgico em diferentes tempos de espera.
“Temos uma paciente inserida em 2015, uma em 2019, cinco pacientes em 2020, sete pacientes em 2021 e oito em 2022”, esclarece.
O setor também explica que, desde o ano de 2017, foram efetuadas 11 cirurgias de reconstrução mamária, além de 2 procedimentos conjuntos entre mastologia e cirurgia plástica.
Sobre o número de médicos que realizam esse procedimento, o órgão afirma que Araraquara conta hoje com um cirurgião plástico, responsável pelo acompanhamento das pacientes e preparo para envio ao hospital conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Sobre o aumento no quadro de especialistas, solicitaremos a abertura de concurso público, porém, no caso da especialidade de cirurgia plástica, temos historicamente baixa ou nenhuma inscrição de candidatos ao cargo”, acrescenta.
Sobre medidas para diminuir a fila e agilizar esse procedimento, a Coordenadoria alega que, desde a retomada das cirurgias eletivas no Hospital Irmandade Santa Casa, é necessário aguardar a normalização dos processos, sendo encaminhados com maior ênfase os casos de urgência e prioridade.
“Soubemos da problemática da fila para as cirurgias de reconstrução mamária através do grupo Chá de Lenços, que desde 2014 tem a valorosa missão de levar amor e esperança às pessoas que estão passando ou passaram por tratamento de câncer. É triste sabermos que essas mulheres estão esperando há tanto tempo por uma cirurgia que já é um direito garantido por lei, além de ser parte integrante da proposta de tratamento para o câncer de mama implementada atualmente no Brasil”, afirma o vereador.
O parlamentar entende que “a pandemia desacelerou ainda mais um processo que já era lento, visto que de 2017 a 2022 foram realizadas menos de duas cirurgias desse tipo por ano e que há uma paciente esperando há 7 anos. Por isso, precisamos analisar a questão e unir esforços para encontrar uma solução, seja por meio de campanhas, mutirões, ações ou parcerias de instituições civis com o SUS. Além disso, é importante observarmos a baixa motivação para a inscrição de candidatos ao cargo de cirurgião, conforme citado pela Coordenadoria, e entendendo a problemática, analisarmos as possibilidades para melhorar esse cenário. É um tema extremamente importante, complexo e que precisa ser resolvido o quanto antes”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.