Notícias



Palestra na Câmara abre Semana do Patrimônio Histórico



1101


Com apoio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, a Casa de Leis recebeu, na noite de segunda-feira (16), a oficina de patrimônio “A relevância e importância dos bens tombados” do arquiteto e técnico da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephat), José Antonio Chinelato Zagato, na abertura da Semana do Patrimônio Histórico.

A coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Fabiana Virgílio, abriu o evento agradecendo o apoio da Escola do Legislativo e da Câmara Municipal e enfatizou o valor de se retomar a Semana neste ano. Segundo o vice-prefeito Damiano Neto (PP), “a cidade de Araraquara é privilegiada por ser um município que atua na preservação do seu patrimônio. Então estar presente hoje na abertura desta Semana tem grande significado pela importância e relevância das atividades que serão desenvolvidas nesses seis dias”. A secretária de Desenvolvimento Urbano, Luciana Gonçalves, afirmou que “a programação da Semana ficou muito boa. Conseguimos abranger todas as áreas do patrimônio. Devemos sempre trabalhar vendo o que podemos avançar em Araraquara, e tenho certeza de que essa Semana será bastante produtiva”. Para a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (Compphara), Beatriz Aied, “é extremamente importante a participação da sociedade em relação ao patrimônio histórico e a nossa cidade. Então me sinto privilegiada de poder participar de um momento como esse e da organização dessa Semana, além da Conferência que ocorrerá no sábado”.

O palestrante lembrou que “o patrimônio é construído por meio de conversas, através de diferentes visões de mundo. É constituído por bens de natureza material e imaterial. Mas um patrimônio não sintetiza 200 milhões de pessoas”. A Semana do Patrimônio Histórico, com o tema “Dos campos de Aracoara à contemporaneidade: memórias, tradições e construções”, terá uma programação gratuita até o dia 21 de outubro. Confira:

- Terça-feira (17), às 19 horas: “Rastros e vestígios: bate-papo sobre Arqueologia e Paleontologia”, com os professores Robson Rodrigues (Fundação Araporã) e Marcelo Fernandes (UFSCar), no Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa).

- Quarta-feira (18), das 9 às 17 horas: oficina “Do manuseio correto a pequenos restauros”, realizada pelo Sisen – SP, no Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos (Cecrad/ Praça Pedro de Toledo). São 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo).

Às 19 horas: exibição dos documentários “Maestro Tescari – OPUS In Memoriam”, com direção de Paulo Delfini, e “Baile do Carmo”, com direção da Shaynna Pidori, no Museu Ferroviário. Após as exibições, haverá bate-papo com o diretor e curador Paulo Delfini.

- Quinta-feira (19), às 19 horas: palestra “Tempos de Desconstrução” com o professor José Francisco (UFSCar), na Casa da Cultura – Sala Jean Paul Sartre.

- Sexta-feira (20), às 19 horas: abertura da I Conferência Municipal de Patrimônio Histórico. Mesa redonda: “Memórias, Tradições e Construções” com os professores Maísa Fonseca (Uniara), Joana D’Arc Oliveira (IAU-USP) e João Carlos Geraldo (Uniara), na Uniara – Auditório José Araújo Quirino dos Santos.

- Sábado (21), das 8h30 às 12h30: Conferência Municipal de Patrimônio Histórico, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues - anexo à Casa da Cultura, com entrada pela Avenida Espanha.


Publicado em: 16 de outubro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola do Legislativo realiza palestra ‘Desconstruindo o TEA’

08 de setembro de 2025

A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).   Com uma abordagem baseada em Neurop...



Fórum sobre TDAH e Altas Habilidades/Superdotação se encerra com foco em aprendizagem e emoções

02 de setembro de 2025

Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Défic...



Educação e disfunções sensoriais abrem fórum sobre TDAH e altas habilidades na Câmara

01 de setembro de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As ativid...



2ª fase do Parlamento Jovem 2025 termina com curso e oficina na Câmara

29 de agosto de 2025

Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parl...



Parlamento Jovem 2025: ‘Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo’ iniciam segunda fase do projeto

21 de agosto de 2025

Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20).   Alunos e p...



Ciclo de palestras na Câmara debaterá TDAH, superdotação e altas habilidades

21 de agosto de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão serão os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) este mês. As atividades acontecerão no Plenário da Câmara e integram o...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!