756
A palestra “Cidades Sustentáveis” do professor da Fatec de Jaú, Jozrael Henriques Rezende, marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente, na Sala Multiuso do Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, na noite da segunda-feira (5). Com o objetivo de discutir sustentabilidade, a Semana é promovida pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), por meio da Diretoria de Gestão Ambiental, e contará com diversas atividades até sexta-feira (9).
Segundo o diretor de Gestão Ambiental do Daae, Helton Galvão, “o projeto é importante, já que temos essa preocupação com o meio ambiente e o Daae tem a vocação para tocar esse assunto que é bem complexo. Mas a melhor forma de discutir uma política ambiental eficiente é interagindo e debatendo com a sociedade”. “Cada dia aprendemos mais com o meio ambiente, e essa discussão é muito importante para sabermos como lidar com ele”, completou o superintendente do Daae, Wellington Cyro de Almeida Leite, que será um dos palestrantes na quarta-feira (7). Representando a Câmara Municipal, o vereador Elias Chediek (PMDB) destacou que “precisamos discutir melhor a questão do meio ambiente e conscientizarmos mais as pessoas. Algumas coisas já foram feitas, mas temos muitas para fazermos ainda, como é o caso do lixo de nossa cidade, por exemplo, e a Câmara é parceira da Prefeitura nisso”.
“Que essa seja nossa primeira iniciativa e que possamos, a cada ano, pensar em como debater ainda melhor a sustentabilidade. O grande desafio é envolver a sociedade. Que essa Semana chegue às escolas e mobilize também os alunos na questão da educação ambiental. Esse debate tem que chegar efetivamente à sociedade”, entende o prefeito Edinho Silva (PT). Na palestra, Jozrael Henriques Rezende lembrou que a sustentabilidade está ligada aos recursos naturais, mas também com a qualidade de vida do cidadão. “Esse nosso modelo de desenvolvimento é falido, não há limite para a ganância, e nós acabamos pagando o pato. O que adianta desenvolver meu município e não combater a violência, por exemplo? A relação das pessoas com o meio ambiente tem que se dar de forma amigável. A pobreza é inimiga do meio ambiente, pois as pessoas vão morar onde não deviam, em locais com condições precárias... Não se faz sustentabilidade sem justiça social”, enfatizou o professor da Fatec de Jaú.
A programação da Semana do Meio Ambiente inclui, ainda, os seguintes eventos:
- 06/06 (terça-feira), das 8 às 10 horas, palestra “Lixo. Eu tenho tudo a ver com isso!”, no Centro de Referência de Assistência Social “Beatriz Rama Porsani”, na Rua Lázaro Aranha do Amaral, nº 268, no Cecap.
- 07/06 (quarta-feira), às 19h30, palestra “Diagnóstico Socioambiental da Bacia de Captação do Ribeirão das Cruzes”, com o superintendente do Daae, Wellington Cyro de Almeida Leite, na Sala Multiuso do Centro Internacional de Convenção, na Rua Ivo Antonio Magnani, nº 430, Fonte Luminosa.
- 08/06 (quinta-feira), das 8h30 às 11h30, vídeo educativo “A Gota Borralheira”, no Centro de Educação e Recreação “Maria José Pahin da Porciúncula”, na Rua Lourenço Rolfsen, s/nº, Jardim Iguatemi.
- 09/06 (sexta-feira), às 19h30, palestra “Qual a cidade que queremos?”, com Luciana Márcia Gonçalves, Roberta Assef e Simone Cristina de Oliveira, na Sala Multiuso do Centro Internacional de Convenção.
Estiveram presentes também os vereadores José Carlos Porsani (PSDB) e Juliana Damus (PP); o diretor técnico e operacional do Daae, José Braz Scognamiglio; o diretor administrativo e financeiro do Daae, Marcos Robinson Isidoro da Silva; o gerente de resíduos especiais, Marcos Scalize; o coordenador de políticas de Igualdade Racial, Luiz Fernando Andrade; e a assessora de políticas LGBT, Filipe Brunelli.
Como participar
Os interessados devem chegar com antecedência para realizar a inscrição. Serão emitidos, via e-mail, certificados por participação.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.