Notícias



Pandemia comprometeu desenvolvimento do Plano Municipal de Combate ao Racismo, informa Coordenadoria

Vereador João Clemente (PSDB) pediu levantamento das ações realizadas entre os anos de 2020 e 2021

704


Em julho, o vereador João Clemente (PSDB) enviou, à Prefeitura, o Requerimento nº 647/2021, em que pedia informações sobre o andamento do Plano Municipal de Políticas Públicas para o Combate à Discriminação e ao Racismo, previsto para os anos 2020 e 2021. A resposta foi fornecida pela Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, no dia 13 de agosto, que elencou algumas ações e justificou o adiamento de outras em razão da pandemia.

 

No requerimento parlamentar, Clemente questionou sobre a realização de oficinas culturais, mapeamento das demandas nos bairros, projetos sociais e cursos de formação com a temática étnico-raciais. De acordo com a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, em 2020, foram promovidas oficinas culturais de cavaquinho, samba-rock, história em quadrinhos e samba de coco e também uma parceria com o cursinho pré-vestibular Caburé. No entanto, todas as atividades tiveram que ser suspensas devido à pandemia e agora estão sendo retomadas de forma híbrida.

 

Sobre os cursos de formação, Alessandra citou as lives e palestras formativas sobre a temática. “Tivemos vários relatos que destacaram a importância dessas ações para o fortalecimento da cultura negra no nosso município, o empoderamento das pessoas ao descobrir novas possibilidades de ser e viver e a ampliação dos conhecimentos nos assuntos abordados nessas atividades”, afirmou.

 

Clemente também indagou a respeito do cumprimento da Lei Municipal nº 9.227/2018, que obriga a inclusão de, no mínimo, 30% de artistas e modelos negros na realização de propagandas contratadas pela Prefeitura, o que, segundo a coordenadora, tem sido seguido pela Administração Municipal.

 

Referente à atuação de grupos especializados para a escolha do material didático adotado na rede municipal de educação, também perguntada pelo vereador, Alessandra disse que “a Secretaria Municipal de Educação não ofereceu o suporte necessário para que tais atividades ocorressem de forma satisfatória”. Sobre o desenvolvimento de material do resgate histórico e da cultura afro-brasileira em Araraquara, a coordenadora informou não ter registros do ano de 2020 e, para este ano, afirmou que “ainda não temos tempo hábil, nem material humano suficiente para desenvolvermos tal material durante a gestão”.

 

Por fim, Alessandra lamentou as dificuldades impostas pela pandemia para o cumprimento efetivo do plano municipal para a saúde e segurança da população negra e citou algumas ações adotadas pela coordenadoria com o intuito de minimizar eventuais danos, tais como: “solicitação de apoio da Câmara Municipal e ao governo do Estado para a vacinação das cooperadas da Acácia e apoio a famílias com doação de cestas básicas, além de acompanhamento de acolhimento de pessoas em situação de rua em instituições da cidade”.

 

Religiosidade e Saúde

Araraquara contará com um espaço de cultura e religiosidade afro, atualmente em construção, atendendo a uma demanda do Orçamento Participativo. A informação é da Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, que também comunicou o levantamento de informações, junto a terreiros da cidade, para elaboração de um programa municipal de conscientização sobre as religiões de matrizes africanas. “Destacamos que não realizamos a divulgação dos terreiros, pois as casas não entraram em um consenso sobre essa necessidade. Contudo, o processo de elaboração do mapeamento está em estudo”, afirma a coordenadora, Alessandra Laurindo.

 

Alessandra também divulgou que está sendo estudada a construção de uma Política Municipal de Saúde da População Negra e explicou a mudança ocorrida na organização do cadastro municipal de saúde: “Atualmente trabalhamos com o cadastro nacional E-SUS, que obriga o preenchimento completo e facilita o acesso e a seleção de dados da população negra”.


Publicado em: 02 de setembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Araraquara tem fila de espera de 15,9 mil consultas e 26,2 mil exames, diz Prefeitura

07 de novembro de 2025

Em meados de outubro deste ano, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), questionou a Prefeitura a respeito da demora no agendamento de consultas, exames e cirurgias na red...



Agenda Cultural – 07/11

07 de novembro de 2025

Música O Grupo de Coco Besouro Mangangá, de Recife/PE, criado por Mestre Hugo Leonardo, apresentará repertório de autoria própria, que faz referência ao Patrono – que dá nome ao grupo -, além de p...



Agenda Esportiva – 07/11

07 de novembro de 2025

Futebol masculino Nesta sexta-feira (7), às 19 horas, a Ferroviária enfrenta o Athletic-MG, na Arena Sicredi, em São João Del Rei, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com transmis...



Dia contra a Dengue

07 de novembro de 2025

No sábado (8), das 8 às 13 horas, haverá uma força-tarefa para reforçar as medidas de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti com a realização do “Dia D de Mobilização Estad...



Autorregularização

07 de novembro de 2025

Até o dia 15 de dezembro (segunda-feira), a Prefeitura oferece aos contribuintes a oportunidade de corrigir débitos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) declarados no sistema de g...



Documento aponta falta de segurança no entorno de escola no Parque São Paulo

07 de novembro de 2025

A insegurança de estudantes e servidores da Escola Estadual “Professor Oacyr Antonio Ellero” foi apresentada na Indicação nº 5018/2025, de autoria do vereador Coronel Prado (Novo). A demanda foi en...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!