751
A Prefeitura confirmou interesse em estabelecer parcerias com empresas privadas para ampliar a oferta de atividades esportivas para a população de Araraquara. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Esportes em resposta a um Requerimento do presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
Os questionamentos do parlamentar surgiram após uma visita, acompanhada pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, João Henrique Silvestre, à "Arena Deck", um espaço particular com quadras de areia para a prática de beach tennis, futevôlei e vôlei de areia. O local, que já foi utilizado em abril deste ano para a etapa araraquarense da APV Vôlei de Praia, com apoio da administração municipal, manifestou interesse em disponibilizar sua estrutura para outras atividades desenvolvidas na cidade.
Segundo a pasta, está em andamento uma “avaliação criteriosa de todos os programas e atividades em execução no município, de forma a mapear deficiências, identificar demandas e implementar medidas corretivas e de expansão, incluindo modalidades já ofertadas pela instituição, que se mostram pertinentes e necessárias à ampliação das políticas públicas esportivas”.
Terceira idade e esportes paralímpicos
Em relação aos esportes para a terceira idade, o documento aponta que foi constatada uma carência do Município na oferta de atividades em diversas modalidades para esse segmento específico e que alternativas devem ser disponibilizadas a partir do segundo semestre.
Sobre a formalização de parcerias, a secretaria explica que poderão ocorrer mediante processo de oferta pública e, caso não haja interessados, ainda haveria a possibilidade da celebração de contrato de cooperação técnica, que contemplaria, inclusive, a inserção de equipes de treinamento, conforme critérios legais vigentes.
Quanto aos esportes para pessoas com deficiência (PCD), a Prefeitura destaca que, “embora atualmente estejam em execução apenas as modalidades de natação e atletismo, encontra-se em fase avançada a estruturação de uma política municipal voltada especificamente ao desenvolvimento do esporte paralímpico”. O documento também menciona a ampliação gradual da oferta dos esportes para o público PCD, que incluiria o goalball, o halterofilismo e o vôlei adaptado ou a bocha, e poderiam ser iniciados ainda em 2025.
Já para o ano de 2026, está prevista a incorporação de outras atividades, como futebol de cinco, futebol de sete, badminton, bocha e vôlei adaptado, caso ainda não tenham sido viabilizadas até o final deste ano. Em 2027, será a vez da implantação do basquete em cadeira de rodas, tênis de campo em cadeira de rodas e judô.
“O instrumento regulatório necessário para a implementação desta política encontra-se em fase final de elaboração, com previsão de conclusão até o final de junho, para, em seguida, ser encaminhado à apreciação da Câmara Municipal”, explica a secretaria.
A visita do vereador e do secretário de Esportes ao espaço esportivo teve como objetivo conhecer a estrutura e dialogar sobre possíveis parcerias para ampliar o acesso da população a modalidades esportivas como o beach tennis e o vôlei de areia. “Parcerias público-privadas são instrumentos legítimos, modernos e necessários. Vamos continuar colaborando com a interação entre o poder público e a iniciativa privada”, conclui Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A necessidade de melhorias na infraestrutura do Centro de Educação e Recreação (CER) “Professora Eudóxia Pinto Ferraz” é tema de duas indicações e um Requerimento de autoria do presidente da Câm...
Em Requerimento enviado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) busca esclarecimentos sobre a resposta ao Requerimento nº 849/2025 referente à gestão da saúde pública municipal. No docum...
Após visita de fiscalização na Avenida Joaquim Alves, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou, na quinta-feira (17), a Indicação nº 3359/2025 à Prefeitura, solicitando a realização de serviço tapa-bu...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com vagas abertas para diversas funções, incluindo ajudante de obras, atendente de frios, consultor comercial, cozinheiro de hotel, em...
Dois novos servidores aprovados em concurso público foram empossados pela Câmara Municipal de Araraquara nesta quarta-feira (23), em ato no gabinete da Presidência. Brina Deponte Levegue...
O Brasil está em quarto lugar entre os países com maior número de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, segundo a 11ª edição do Atlas do Diabetes, publicado pela Federação Internacional do D...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.