87
Seis Projetos de Lei e quatro Requerimentos aprovados, além de oito Indicações apresentadas. Este foi o saldo da edição 2025 da Sessão do Parlamento Jovem (PJ) da Escola do Legislativo (EL) “Dulce Whitaker”, realizada na tarde de quinta-feira (9) no Plenário da Câmara de Araraquara – o evento reuniu dezenas de pessoas, entre alunos, professores, autoridades e outros interessados.
Esta edição do Parlamento Jovem, a 11ª, movimentou 915 estudantes de 34 escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara. Ao final do processo, 18 unidades escolares foram selecionadas, e cada colégio indicou um vereador titular e um suplente. Cada dupla, apadrinhada por um vereador ou vereadora de fato, apresentou uma propositura (leia abaixo mais a respeito das iniciativas).
Considerado um projeto de formação política, o Parlamento Jovem teve ainda palestras, visitas institucionais à Câmara, curso sobre o sistema eleitoral brasileiro e oficinas sobre a elaboração de propostas.
O professor Bruno Souza da Silva, do Centro Educacional Natureza, em discurso no qual representou as escolas particulares participantes do projeto, destacou o caráter democrático de todo parlamento e mencionou dois pilares sobre os quais a democracia se assenta: a representação política e a educação.
Ressaltou a importância de educar politicamente as pessoas e comentou que boa parte da sociedade observa o Poder Legislativo com desconfiança ou incompreensão, o que reforça o papel do Parlamento Jovem em seu caráter formativo e de construtor da cidadania.
Na mesma linha de raciocínio, Fernando Diana, secretário municipal de Educação, disse que o Parlamento Jovem é uma oportunidade para que o Legislativo seja conhecido e compreendido. “Assim, a Câmara contribui no processo de formação desses jovens. Que a experiência continue, para que possamos continuar acreditando na cidadania e no diálogo, com a compreensão de que política não se faz com ódio e extremismo”, pontuou.
O titular da pasta ponderou ainda que o fato de duas pessoas terem concepções distintas não as faz inimigas. “Pessoas que pensam diferente aprendem juntas, debatem e criam um caminho coletivo a ser seguido. O Parlamento Jovem mostra que o diálogo é a base”, enfatizou.
Maria José Serra Vicente Zaccaro, dirigente de ensino substituta em Araraquara, salientou que o Parlamento Jovem é uma atividade que, de modo complementar às aulas, ensina de maneira prática. “Cada um desses alunos vai levar isso para vida, é uma emoção ver esses meninos e meninas crescerem e progredirem com esse aprendizado.”
Os vereadores Michel Kary (PL), vice-presidente da Casa e presidente da Escola do Legislativo “Dulce Whitaker”, e Rafael de Angeli (Republicanos), chefe do Legislativo, endossaram as falas dos educadores e frisaram a função cidadã assumida pela Câmara.
Conheça as Indicações apresentadas pelo Parlamento Jovem
Escola Estadual “Professor Victor Lacôrte”
Indica a necessidade de levantamento detalhado a respeito do cumprimento da “Lei Lucas” (Lei Federal nº 13.722/2018), que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas de educação básica e estabelecimento de recreação infantil, públicos e privados.
Aluna titular: Bianca Mem Camerlengo Gomes
Aluna suplente: Laura de França Silva
Padrinho: Enfermeiro Delmiran (PL)
Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo “Eugênio Trovatti”
Indica a necessidade de estudos para a criação de planejamento artístico e cultural em territórios rurais, visando uma programação cultural específica em áreas campestres do Município.
Aluna titular: Nicoly Carnelosso Alves
Aluno suplente: José Elias da Silva Silvino
Padrinho: Guilherme Bianco (PCdoB)
Escola Municipal do Campo “Maria de Lourdes Silva Prado”
Indica a necessidade de que sejam implantadas linhas de transporte coletivo para atendimento dos moradores do Assentamento Monte Alegre, com itinerário até a cidade de Araraquara.
Aluna titular: Gabrielly Monteiro dos Santos
Aluna suplente: Julia Berchiol da Silva
Padrinho: Coronel Prado (Novo)
Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Henrique Scabello”
Indica a necessidade de estudos para a manutenção da praça e do campo próximos à escola.
Aluno titular: Gabriel Vinicius Henrique dos Santos
Aluna suplente: Heloiza Vitoria Santos Matias
Padrinho: Marcelinho (Progressistas)
Escola Estadual “Deputado Leonardo Barbieri”
Indica a revitalização da Praça Paulo Mascia, no bairro Yolanda Ópice.
Aluno titular: Luiz Miguel Aparecido Alves Silverio Jordão
Aluno suplente: Ryan M. Castilho
Padrinho: Aluisio Boi (MDB)
Escola Estadual Professor “Urias Braga Costa”
Indica a necessidade de tornar a Rua Dr. Arlindo Soares de Azevedo mão única.
Aluna titular: Aimée de Lima Cavalcante
Aluna suplente: Alice Carla dos Santos
Padrinho: Michel Kary (PL)
Escola Estadual “Professora Léa de Freitas Monteiro”
Indica que seja criado um site para que a população da cidade de Araraquara notifique os problemas que a cidade enfrenta.
Aluno titular: Nicolas Lopes do Campo
Aluna suplente: Lohanna Grazielly da Silva Toledo
Padrinho: Paulo Landim (PT)
Escola Estadual “Professora Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro”
Indica a necessidade de estudos para a instalação de estruturas de proteção (“gaiolas”) em pontes.
Aluna titular: Ariely Francisca de Souza Silva
Aluna suplente: Nicolli Santana da Silva
Padrinho: Balda (Novo)
Conheça os Projetos de Lei aprovados pelo Parlamento Jovem
Escola Estadual “Vereador Carlos Roberto Marques”
Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Mês de Prevenção à Diabetes em Adolescentes”, a ser realizado anualmente no mês de novembro.
Aluna titular: Isabella Cristina Silva Xavier
Aluna suplente: Milena Messias Alves
Padrinho: Marcão da Saúde (MDB)
Escola Estadual “Professor Lysanias de Oliveira Campos”
Institui no Município de Araraquara o programa “Escola Viva e Consciente”.
Aluna titular: Júlia Freitas da Silva
Aluna suplente: Sophia Bianca Rossi
Madrinha: Fabi Virgílio (PT)
Escola Estadual “Bento de Abreu”
Declara o tombamento provisório do edifício correspondente à Escola Estadual “Bento de Abreu” e institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia da Memória e da História da Escola Bento de Abreu”.
Aluna titular: Ana Carolina Melo
Aluno suplente: João Pedro de Souza Marques
Padrinho: João Clemente (Progressistas)
Escola Municipal “Luiz Roberto Salinas Fortes”
Institui nos estabelecimentos de ensino da rede pública do Município de Araraquara o “Programa de Saúde Emocional, Mental e Física dos Estudantes”.
Aluno titular: Kauê Henrique de Oliveira Costa
Aluna suplente: Yasmin Fernanda Paião
Padrinho: Rafael de Angeli (Republicanos)
Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo “Hermínio Pagotto”
Institui no Município de Araraquara o programa “Praça do Jovem – Requalificação e Criação de Espaços de Lazer Comunitário”.
Aluno titular: João Manoel Pereira Silva
Aluno suplente: Bruno Henrique de Lima Fernandes
Padrinho: Dr. Lelo (Republicanos)
Escola Externato Santa Terezinha
Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia Municipal de Valorização da Vida”, a ser celebrado anualmente no dia 14 de setembro.
Aluna titular: Agatha Oliveira Furlan
Aluno suplente: Gabriel Giacomo Pastre
Padrinho: Cristiano da Silva (PL)
Conheça os Requerimentos aprovados pelo Parlamento Jovem
Centro Educacional Natureza
Solicitação de informações sobre a eficiência do serviço de encaminhamento de pedidos de tapa-buraco realizado para a Prefeitura Municipal de Araraquara por meio do aplicativo do Poupatempo, que encaminha a solicitação do cidadão diretamente para o poder público.
Aluna titular: Isabella Ferrariolli Abade Sforzin
Aluna suplente: Sara Godoi Held
Madrinha: Geani Trevisóli (PL)
Escola Municipal de Ensino Fundamental “Gilda Rocha de Mello e Souza”
Solicitação de informações sobre a falta de professores de Geografia na Emef “Gilda Rocha de Mello e Souza”, destacando a ausência desde o início do ano letivo e a contínua necessidade de professor substituto.
Aluna titular: Mariana Fernandes Ribeiro
Aluna suplente: Niccolas Antônio Thomazini da Silva
Madrinha: Maria Paula (PT)
Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rafael de Medina”
Solicitação de informação sobre o andamento e o prazo de término da obra de recuperação e ampliação da canalização do Córrego da Servidão com intervenção estrutural.
Aluna titular: Ana Clara Palhares Pedroso
Aluna suplente: Sofia Laura Amador
Padrinho: Alcindo Sabino (PT)
Escola Estadual “Dorival Alves”
Solicita informações sobre a execução da Lei Municipal nº 10.739/2023, que dispõe sobre a Semana de Promoção da Educação em Saúde Sexual.
Aluna titular: Antony Lucas C. Mendes
Aluno suplente: Sofia Fernanda Celino
Madrinha: Filipa Brunelli (PT)
Publicado em: 10 de outubro de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Jovens do 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara se reúnem nesta quinta-feira (9), a partir das 15 horas, para exerceram a função de vereadores por um dia no Plenário...
Na manhã desta quinta-feira (02), foram divulgados no Plenário da Câmara os 18 projetos que participarão da Sessão do Parlamento Jovem (PJ) de 2025. Na sequência, foi realizado o sorteio das veread...
Na tarde da sexta-feira (26), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual”, ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar....
A “Escola do Legislativo Dulce Whitaker”, em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou na quarta-feira (24), no Plenário da Câ...
A palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual” será ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar no Plenário da Câmara de Araraquara na próxima sexta-feira (26), às 13 horas....
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com u...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.