1943
Em ato em frente ao Paço Municipal, na manhã da quinta-feira (26), foi sancionada a Lei Municipal nº 10.291/2021, de iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB), que desobriga as pessoas com deficiência permanente a fazerem prova de vida, ou recadastramento, para terem acesso ao benefício do passe-livre no transporte público municipal. A atividade integra a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Araraquara, realizada em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Para Bianco, que representou a Câmara Municipal no evento, a lei é resultado de uma construção coletiva, idealizada junto a ativistas e membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef). “Hoje é um dia que a gente pode comemorar, porque Araraquara se compromete no avanço de políticas públicas e direitos das pessoas com deficiência. A lei que a gente aprovou na Câmara não foi uma lei minha, foi das entidades, dos ativistas que trabalham sua vida inteira para garantir políticas públicas arrojadas e amplas, para ampliar os direitos desta comunidade”, afirmou.
Na ocasião, alunos da Apae Araraquara, incluindo o autodefensor Élcio Ferreira da Cruz, entregaram uma carta ao prefeito, com reivindicações dos direitos das pessoas com deficiência, como assistência social, acessibilidade, saúde, educação e direito de participação na vida pública e política. “O Estatuto da Pessoa Com Deficiência é um dos melhores do mundo, mas muitas pessoas não têm acesso aos direitos garantidos por lei, porque faltam políticas públicas”, aponta a diretora técnica e pedagógica da Apae, Adriana Aparecida Biasiolo, que ressaltou ainda a importância de campanhas de prevenção de deficiência: “Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% das deficiências poderiam ser evitadas”, destaca.
Para a secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, “é preciso dizer sim à inclusão e não ao capacitismo”. Pensamento semelhante foi compartilhado pela assessora de Políticas para Pessoas com Deficiência, Débora Félix: “Estamos aqui, hoje, em nome das pessoas com deficiência e seus cuidadores para transformar o conhecimento de vocês em ação”.
O prefeito Edinho Silva (PT) ressaltou a importância da incorporação da lei pela sociedade. “Que a gente possa, nesta semana, fazer um balanço das nossas vitórias, que são muitas, para que nos estimulem a continuar lutando, porque estamos muito longe de uma sociedade igualitária em todos os sentidos, ainda mais para as pessoas com deficiência”.
Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), e os parlamentares Carlão do Joia e Marchese da Rádio, do Patriota, e Fabi Virgílio e Filipa Brunelli, do PT, além de outras autoridades municipais.
Sobre a lei
De autoria do vereador Guilherme Bianco, a Lei Municipal nº 10.291/2021 altera a Lei Municipal nº 8.747/2016, desobrigando, assim, as pessoas com deficiência permanente a fazerem prova de vida, ou recadastramento, para terem acesso ao benefício do passe livre no transporte público municipal. Antes, era exigido o recadastramento anual.
Segundo a justificativa do Projeto de Lei, “obrigar pessoas com deficiência permanente a fazerem recadastramento anual é uma atitude que, além de impedir a participação social desse público, vai contra o propósito da Lei nº 8.747 de 2016, que visa facilitar e ampliar o acesso a bens e serviços públicos e gera dificuldades e transtorno para as famílias”.
A proposta de alteração foi apresentada e debatida junto aos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef) e aprovada, por unanimidade, na Sessão Ordinária de 17 de agosto.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Condições de trabalho inadequadas, unidades de saúde da rede municipal sucateadas, falta de profissionais nas equipes, reversão dos descontos por faltas abonadas e incorporação de benefícios financ...
A possibilidade de abertura de uma Comissão Processante para apurar com mais detalhes uma denúncia envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) é um dos assuntos da Sessão Ordinária des...
Os direitos das gestantes e dos bebês serão tema de uma Audiência Pública que acontecerá na quinta-feira (15), às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, promovida pelas vereadoras Fabi Virg...
Informações sobre o andamento das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Luiz Roberto Salinas Fortes”, do Jardim Residencial Paraíso, foram solicitadas à Pre...
No início de março, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou um requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre a convocação dos aprovados no processo seletivo para agente de endem...
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.