Notícias



Plataforma Pacto por Araraquara pretende elevar IDH da cidade

Vereador João Clemente (PSDB) busca trazer ações globais para âmbito municipal

1030


O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda, variando de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento.

Pensando no contexto do município, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 4.165/2022, sugerindo a criação da Plataforma Pacto por Araraquara, buscando princípios de dignidade, cidadania, cultura e desenvolvimento sustentável – com o objetivo de garantir à cidade um IDH elevado.

O parlamentar acredita que a plataforma pode trazer à cidade alta excelência na prestação dos serviços públicos, nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho e desenvolvimento dos bairros.

“Os investimentos em políticas públicas dos âmbitos da Assistência Social; Desporto e Lazer; Cultura; Educação; Saúde; Meio Ambiente e Águas; Geração de Emprego e Renda; e Desenvolvimento da Cidade podem ser vistos como parâmetros de melhoria da qualidade de vida da população, do incremento nos índices de IDH, na consecução de um plano de ação para a Plataforma Pacto por Araraquara”, afirma Clemente.

Como inspiração, o vereador utilizou um discurso do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que traz a ideia de que, mesmo com as diferenças vistas no mundo, a necessidade de uma cidadania global une as nações. “Parceria e cooperação entre nações não é uma escolha; é a única maneira de proteger nossa segurança comum e promover nossa humanidade.”

O parlamentar frisa a importância da cooperação constante entre instituições, sacrifício e compromisso com o progresso compartilhados.

Clemente também usa como base o modelo de desenvolvimento alemão, um país com alto índice de IDH. Para ele, Araraquara pode se inspirar na Alemanha, valorizando as indústrias, a exportação, a economia aberta, o investimento em pequenas empresas, as praças de feiras, os centros econômicos e os empregos.


Publicado em: 06 de setembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Capoeira (04/11)

04 de novembro de 2025

A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...



Jomi (04/11)

04 de novembro de 2025

Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...



EJA (04/11)

04 de novembro de 2025

Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...



FliSolzinha (04/11)

04 de novembro de 2025

A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...



Indicação sugere bebedouro e lixeiras para praça na Vila Ferroviária

04 de novembro de 2025

Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...



Faixa azul em avenida promoveria segurança para motociclistas, sugere Indicação

04 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) sugere a implantação de uma faixa exclusiva para motocicletas na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, conhecida como V...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!