193
Vinte e quatro escolas de Araraquara estão recebendo o curso Poder Legislativo em debate, promovido pela Câmara Municipal por meio de sua Escola do Legislativo, e executado em parceria com o Laboratório de Política e Governo da Faculdade de Ciências e Letras, campus da Unesp de Araraquara.
O curso faz parte do Projeto Parlamento Jovem 2014, que teve início com um curso de formação para os profissionais da educação, nos meses de abril, maio, julho e agosto, com encontros mensais. Agora nestes meses de setembro, outubro e novembro o projeto tem como público-alvo os alunos do 9º ano do ensino fundamental, de 14 e 15 anos de idade, com estimativa de alcançar mais de 1.500 alunos. Para realizar este projeto, a Escola do Legislativo firmou parcerias com a Diretoria Regional de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação e escolas particulares que fizeram adesão, totalizando 24 escolas, sendo 11 estaduais, 11 municipais e 2 particulares. “O objetivo do Projeto Parlamento Jovem nas Escolas é trabalhar a educação política com jovens, ensinando uma lição de cidadania e aproximando o Poder Legislativo Municipal de Araraquara do cidadão jovem”, explica Alessandra Santos Nascimento, diretora acadêmica da Escola do Legislativo. Ministrado por seis pós-graduandos (mestrandos, doutorandos e dois recém doutores) do Laboratório de Política, o curso Poder Legislativo em Debate enfoca a organização dos Poderes, o sistema eleitoral, os funcionamento da Câmara, a função dos vereadores e a importância de participar da vida política, pois a cidadania vai além da votação nas eleições. Os alunos recebem certificado de participação do curso. Em outubro, essas mesmas turmas receberão uma Oficina de Projetos de Lei.
Selmi Dei
Para Enrico Chinen, coordenador pedagógico de ensino fundamental da Escola Estadual “Maria Isabel Rodrigues Orso”, no bairro do Selmi Dei, “o curso oferece um conteúdo excelente e em linguagem de fácil acesso aos alunos. Os professores do Projeto Parlamento Jovem são bem preparados”. A professora de História, Carla Lima, que acompanhou o curso junto com os alunos, avalia que a iniciativa é muito válida.
“Os alunos estão bem interessados, fazendo perguntas e tirando suas dúvidas. Os temas da democracia e do governo popular já fazem parte do conteúdo da escola. O curso é ministrado de um jeito fácil de entender e sugiro que este curso possa ser oferecido também aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, que já têm direito de votar”.
Cruzeiro do Sul
Esta semana o curso foi ministrado também na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Waldemar Saffiotti, no Jardim Cruzeiro do Sul. A professora de Língua Portuguesa, Elis Branco, avalia que a educação política é muito importante. “A dinâmica do curso é muito boa e o tema complementa o que já vinha sendo trabalhado como conteúdo na escola. É uma iniciativa importante, pois a política influencia diretamente a vida das pessoas”, comentou a professora.
Assentamento
Alunos de 14 e 15 anos estão inscritos no curso do Poder Legislativo em Debate na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria de Lourdes Silva Prado, no Assentamento Monte Alegre, em Araraquara. Para o professor Danilo Henrique Divardin, a iniciativa é interessante porque em um primeiro momento contribui para amenizar a resistência que alguns alunos têm em relação à política. “Tentei mostrar a eles que tudo envolve a política. Eles reclamam que a estrada daqui do assentamento está ruim, mas eu comento com eles que não adianta apenas reclamar, tem que participar, quando tem orçamento participativo vários não participam.”
A diretora da Escola do Campo, Amine Corrêa, acredita que os alunos gostam de se posicionar no cotidiano da escola, mas desconhecem como fazer. “O curso que leva a eles a capacidade de entender como funciona o Poder Legislativo instrumentaliza esses estudantes para atuarem na sociedade sabendo bem dos seus direitos.” A aula foi ministrada por dois pesquisadores da Unesp. “A Câmara, através da Escola do Legislativo, avança com a proposta de trazer um curso de formação política e uma oficina de elaboração de projetos de lei. Isso porque o maior dever do Poder Legislativo é se aproximar da população e nada melhor que atrair o jovem que por natureza é um multiplicador”, destaca Bruno Souza da Silva, que junto com o colega responsável pela aula também é pesquisador do Laboratório de Política da Unesp.
Hortências
Na Emef Professor Henrique Scabello, a coordenadora Juliana Pereira Zanon Reis demonstrou entusiasmo com o trabalho do Parlamento Jovem em sua escola. Para ela “iniciativas com esta são fundamentais e complementam de forma significativa o trabalho voltado para a cidadania desenvolvido pela escola”.
O encerramento do projeto Parlamento Jovem será uma vivência de uma sessão mirim na Câmara, onde 18 projetos de lei serão selecionados e seus autores serão vereadores por um dia, em 4 de dezembro.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart divulgaram um novo edital para o desenvolvimento da “Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Araraquara”, por meio da Política Nacional de Cul...
A festa do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, acontecerá na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente à Arena da Fonte, com entrada gratuita e programação musical diversificada. Serão cinco a...
A Prefeitura apresentou informações sobre a contratação de empresas terceirizadas para o serviço de transporte escolar em Araraquara. Os dados foram enviados em resposta a um requerimento da veread...
Há mais de dez anos falta pavimentação na Rua Alessio Santini, no trecho entre as avenidas Professor Gustavo Fleury Chamillot e Apparecido de Camargo, gerando problemas de segurança e mobilidade ur...
O vereador Emanoel Sponton (Progressistas) renunciou oficialmente ao cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, do qual estava afastado temporariamente desde o dia 7 de abril. A...
Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara na noite de quinta-feira (24) reuniu um balanço das políticas de proteção aos animais em Araraquara e sugestões de melhorias no atendimento. In...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.