168
A vereadora e líder da bancada petista, Gabriela Palombo, visitou na tarde da quarta-feira (14), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araraquara, acompanhada da presidente da ONG S.O.S Melhor Amigo, Beth Peixoto, para fiscalizar o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto em 2013, após denúncias de sacrifícios de cães e gatos.
O acordo, assinado em 26 de março de 2013, foi proposto pelo Ministério Público a pedido das associações de defesa dos animais, sendo uma delas a S.O.S Melhor Amigo, após a morte de um cão da raça Beagle (Gabriel) por eutanásia, no ano passado. Na ocasião, a audiência propôs medidas e prazos relacionados às políticas de proteção dos animais.
Com a proposta de verificar se o TAC estava sendo cumprido, a Vereadora se deparou com os prazos praticamente todos atrasados, já que o último havia expirado em outubro. De acordo com Gabriela, das 19 ações previstas para melhorar as ações de cuidado e proteção aos animais na cidade, apenas seis foram realizadas efetivamente. As demais, algumas cumpriram parcialmente sendo que a maioria sequer chegou a sair do papel.
“Nessa sexta-feira vou levar ao promotor de Justiça do Meio Ambiente, José Carlos Monteiro, um relatório referente à fiscalização ponto a ponto que fizemos do TAC. Vamos destacar o descumprimento da prefeitura de Araraquara e saber que medidas o MP aplicará para garantir que esse acordo não seja em vão”, afirmou a líder do PT.
Para Beth, que acompanhou a visita ao CCZ, “os grupos de proteção farão sempre a fiscalização por respeito aos animais e aos que confiam neles, defensores, para que melhore cada vez mais o espaço destinado ao cuidado dos animais”.
Dentro dos termos propostos pelo TAC, a vereadora citou alguns que considera essencial como à volta da castração gratuita; as adequações nos locais de abrigamento; a ampliação da ouvidoria para 24 horas, a capacitação e treinamento semestral dos funcionários, mas, sobretudo, o repasse necessário de verbas para que estas ações possam ser realizadas.
“Sem recursos, não tem magia que resolva os atrasos e o fato é que a prefeitura não tem investido nas políticas de proteção aos animais, conforme vamos comprovar ao MP. Não fosse o empenho e dedicação dos funcionários, a situação estaria pior”, afirmou a vereadora.
Ministério Público
O TAC prevê multa diária de R$ 1 mil se houver descumprimento do acordo podendo, inclusive, fundamentar uma ação por improbidade administrativa contra a Prefeitura.
“Santuário Felino”
Para melhor atender os felinos as ONG, República dos Gatos e Grupo Independente de Proteção Animal e ao Meio Ambiente de Araraquara (Gipama), juntas idealizaram o projeto “Santuário Felino” que irá abrigar gatos assistidos pelas entidades e outros recolhidos, que funcionará em local cedido pela prefeitura dentro do parque do Pinheirinho, com verba arrecadada pelas próprias ONGs. A Prefeitura cedeu o local e a mão de obra.
O caso Gabriel
No dia 21 de março de 2012, um boletim de ocorrência foi registrado por uma moradora de Araraquara e apontou o CCZ da cidade como sendo adepto da prática da eutanásia cometida em cães, segundo a Polícia Civil. O cachorro dela, Gabriel, foi sacrificado no local, mas segundo a mulher, o animal estava saudável.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Dentro da programação da 3ª edição da “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Antônio Luis Marchioni – Padre Ticão”, o Plenarinho da Câmara recebeu o minicurso Cannabis Medicinal na tar...
A Câmara de Araraquara realiza nesta terça-feira (29), às 15 horas, no Plenário, a 15ª Sessão Ordinária da atual legislatura. A Ordem do Dia consta com um item, de autoria da Prefeitura, para ser d...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart divulgaram um novo edital para o desenvolvimento da “Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Araraquara”, por meio da Política Nacional de Cul...
A festa do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, acontecerá na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente à Arena da Fonte, com entrada gratuita e programação musical diversificada. Serão cinco a...
A Prefeitura apresentou informações sobre a contratação de empresas terceirizadas para o serviço de transporte escolar em Araraquara. Os dados foram enviados em resposta a um requerimento da veread...
Há mais de dez anos falta pavimentação na Rua Alessio Santini, no trecho entre as avenidas Professor Gustavo Fleury Chamillot e Apparecido de Camargo, gerando problemas de segurança e mobilidade ur...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.