1837
No mês de abril, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolou o Requerimento n° 257/2023 solicitando informações sobre a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Valle Verde. Segundo ele, o local apresenta problemas estruturais e falta de funcionários.
Em resposta, a Secretaria de Saúde afirma que a Unidade foi construída com recursos para duas equipes, com capacidade de ampliação para quatro equipes. “Estamos aguardando recursos financeiros federais para instalação de mais duas equipes”, acrescenta.
O setor completa que a UBS possui, atualmente, dois cirurgiões-dentistas, o do período da manhã iniciou seu trabalho no dia 18 de abril, enquanto o do período da tarde iniciou os atendimentos no dia 8 de maio.
Segundo a Secretaria, os problemas apontados pelo parlamentar, como falta de ar condicionado, odor de esgoto, goteiras e questões na parte elétrica, já foram solucionados.
A Secretaria de Justiça, Modernização e Relações Institucionais acrescenta que um agente comunitário de saúde (ACS) é responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir relatos da comunidade, identificar problemas de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família.
“Sendo assim, há apenas um computador na sala de ACS, porque trabalham casa a casa na maior parte de sua carga horária, e, por isso, fornecemos tablets, nos quais o sistema utilizado comunica-se com o servidor da Prefeitura e Ministério da Saúde”, finaliza a resposta.
Angeli afirmou que continuará seu trabalho de fiscalização na unidade. “Apesar da resposta da Secretaria de Saúde alegando que os problemas estruturais da UBS do Valle Verde foram solucionados, como falta de ar condicionado, odor de esgoto, goteiras e questões na parte elétrica, retornaremos à unidade para verificar pessoalmente se todas as questões foram realmente resolvidas. A população merece um serviço de saúde adequado e eficiente, e é responsabilidade da Prefeitura e da Secretaria de Saúde garantir isso”, esclarece o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oito projetos foram aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal. O Plenário aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorreta...
O Plenário da Câmara recebe, nesta sexta-feira (25), às 17 horas, uma Audiência Pública da Prefeitura sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara,...
A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades culturais, esportivas e de ext...
Está aberto o período para preenchimento do Questionário do Estudante do Enade 2025, etapa obrigatória que reúne dados socioeconômicos e informações sobre cursos e instituições. Disponível no Siste...
Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de autoria dos ver...
Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.