Notícias



Prefeitura afirma ter alto índice de afastamentos de merendeiras

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) questionou terceirização do serviço e recebeu esclarecimentos do Executivo

291


Em abril deste ano, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) enviou o Requerimento nº 357/2022 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos a respeito da terceirização de serviços de cozinha em algumas escolas municipais de Araraquara. Em resposta, o Executivo informou que quatro unidades possuem a alimentação terceirizada, sendo elas: Centro de Educação e Recreação (CER) Professor José Ênio Casalecchi, CER Professora Lourdes Aparecida Carvalho Prado, CER Prefeito Clodoaldo Medina e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Edmilson de Nola Sá.

A Secretaria Municipal de Educação também identificou a empresa que presta os serviços e enviou o contrato firmado, o qual tem vigência de 12 meses. De acordo com o documento, a prestadora do serviço é responsável pelo preparo e distribuição de alimentação balanceada e em condições sanitárias adequadas, que atendam os padrões nutricionais e dispositivos legais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Também foi explicado que a empresa prepara as refeições de acordo com o cardápio elaborado pelas nutricionistas da Secretaria da Educação, sendo o mesmo oferecido nas demais unidades. Em relação ao controle, a equipe técnica da Alimentação Escolar da pasta faz a fiscalização da prestação do serviço, por meio de visitas técnicas in loco, realizando monitoramentos com análise das características organolépticas (sabor, cor, odor, textura) do prato oferecido.

            O parlamentar questionou ainda sobre o número de merendeiras concursadas e foi informado de que atualmente o quadro da Prefeitura conta com 287 profissionais e que há previsão de abertura de concurso público para tal função ainda em 2022.

Ao perguntar sobre as vantagens de terceirizar tal serviço, uma vez que a Secretaria de Educação tradicionalmente oferece o serviço de alimentação, fazendo a compra dos suprimentos e realizando o preparo com servidoras de carreira, Bianco obteve como resposta a afirmação de que a terceirização desse serviço garante a mão de obra e com mesma qualidade daquele prestado pela rede municipal de ensino, já que hoje o quadro atual apresenta alto índice de afastamento e absenteísmo.

Outros benefícios, segundo a Prefeitura, são o fornecimento de uniforme e equipamentos de proteção individuais, além da aquisição e manutenção de utensílios e materiais de limpeza.

            Para Bianco, “é extremamente importante que os Vereadores e a Prefeitura façam uma fiscalização rigorosa nas atividades das cozinhas terceirizadas. Por um lado, o serviço de alimentação escolar sempre foi executado, em todo seu processo, por servidores públicos de carreira, com extrema qualidade. Por outro, a alimentação escolar é fundamental porque além de ser uma política pública de combate à evasão escolar e melhoria no processo de aprendizagem, é ainda a garantia do direito à alimentação, da erradicação da carestia e da insegurança alimentar. De todo modo, por ser um processo inicial, precisamos garantir o melhor funcionamento possível e garantir a qualidade do serviço.”


Publicado em: 06 de maio de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

22 de novembro de 2024

Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...



Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!