Notícias



Prefeitura detalha andamento de contratação de entidade para atender dependentes químicos

Informações foram prestadas pela Secretaria Municipal da Saúde em resposta a Requerimento do vereador Alcindo Sabino (PT)

Publicado por: Foto: Freepik

761


A Prefeitura enviou à Câmara informações sobre o andamento de processo licitatório para nova contratação de entidade especializada em tratamento de pessoas com dependência química. Os dados foram detalhados em resposta a Requerimento do vereador Alcindo Sabino (PT).

 

Segundo o parlamentar, o Executivo havia afirmado em fevereiro, em resposta a outro Requerimento, que o processo estava em andamento e terminaria ainda naquele mês. Por isso, Alcindo fez novos questionamentos:

- Qual a etapa atual da licitação, a modalidade escolhida e o valor estimado de contratação;

- Se existe previsão atualizada para a conclusão da licitação e assinatura do contrato com a futura entidade;

- Se houve interrupção no atendimento aos pacientes em função da descontinuidade do contrato com a Clínica Renovare.

 

Nesta nova resposta, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, diz que estão em andamento dois procedimentos diferentes. Um pregão eletrônico já foi formalmente aberto e está na fase de análise documental. Também está em tramitação um credenciamento, atualmente em análise jurídica.

 

Constam no documento as tabelas com a descrição da quantidade e do valor estimado das diárias para internação por meio do pregão eletrônico e do credenciamento, o que inclui o atendimento a pacientes adultos e adolescentes, de ambos os sexos.

 

Sobre a previsão para conclusão do processo licitatório e assinatura do contrato com a futura entidade, o prazo para finalização deve ser de cerca de 30 dias (a resposta foi enviada em 13 de agosto), caso não haja pedido de recursos.

 

Em relação a uma possível interrupção no atendimento aos pacientes, a Prefeitura destaca que não houve prejuízo à assistência prestada. “Todos os pacientes que se encontravam internados na unidade da cidade de Charqueada concluíram o período de internação de três meses, sendo as últimas altas terapêuticas registradas no final de abril do presente ano”, afirma o Executivo.

 

O documento explica que foi dada continuidade às internações no início de abril, mas com reorganização do fluxo, com o objetivo de se adequar às normativas da Política de Saúde Mental.

 

“Esta política preconiza que a indicação de internações de longa permanência é de competência prioritária do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) e deve ocorrer somente quando esgotadas todas as possibilidades de tratamento em regime ambulatorial. Nesse contexto, pacientes e familiares foram devidamente orientados e redirecionados ao Caps-AD para a continuidade do acompanhamento”, afirma a Prefeitura.

 

Além disso, a gestão municipal diz que está buscando alternativas com instituições localizadas em cidades mais próximas de Araraquara, com o objetivo de facilitar a articulação com a equipe do Caps-AD e com as famílias.

 

Fiscalização

“Recebemos diversos relatos de cidadãos que não estão recebendo o devido encaminhamento, indicando que a estrutura atual não tem sido suficiente para atender à demanda. No âmbito da Frente Parlamentar de Políticas sobre Drogas, instituída pela Resolução nº 572/2025, estamos acompanhando e discutindo sobre essa situação, pois é fundamental que o Município assegure a prestação contínua e adequada do tratamento de pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas”, afirma Alcindo, após análise da resposta da Prefeitura.


Publicado em: 02 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara abre inscrições para primeira Sessão Cidadã do ano

09 de janeiro de 2026

A primeira Sessão Cidadã do ano acontece no dia 29 de janeiro, às 15 horas, no Plenário da Câmara.   A iniciativa permite que pessoas com domicílio eleitoral em Araraquara apresentem sugestões e...



Reformas estruturais em escola infantil do Valle Verde são solicitadas à Prefeitura

09 de janeiro de 2026

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Michel Kary (PL), pede para a Prefeitura adotar “providências urgentes” para a realização de melhorias estruturais no Centro de Educação e Recreaçã...



Requerimento solicita informações sobre execução do Programa de Incentivo à Inclusão Social

09 de janeiro de 2026

A execução do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) é tema de Requerimento enviado pela vereadora Fabi Virgílio (PT) à Prefeitura.   Instituído pela Lei nº 8.998, de 2017, o PIIS é coord...



Documento pede regulamentação de lei que reconhece profissionais da educação infantil

09 de janeiro de 2026

O vereador Aluisio Boi (MDB) apresentou Indicação à Prefeitura, solicitando o encaminhamento à Câmara Municipal da regulamentação necessária para garantir a aplicação da Lei nº 15.326/2026 aos prof...



Agenda Cultural – 09/01

09 de janeiro de 2026

Feiras Reggae e viola caipira estão na programação da feira Aqa Criativa, realizada na Praça das Bandeiras, no Centro, nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), das 18 às 22 horas.   Nesta sexta-f...



Agenda Esportiva – 09/01

09 de janeiro de 2026

Copinha Pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, a já classificada Ferroviária enfrenta no sábado (10), às 15 horas, na Fonte Luminosa, o Cuiabá-MT, pelo grupo 15 da competição. A equipe grená lider...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!