1310
Após receber diversas reclamações referentes a terrenos com mato alto e acúmulo de lixo, sendo um deles localizado na Avenida Engenheiro Edmundo Busch Varella com a Rua Eduardo Prada, no bairro Jardim das Estações (Vila Xavier), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou, no dia 25 de janeiro, o Requerimento nº 61/2021 à Prefeitura, questionando a situação do imóvel.
“O artigo 13 da Lei Complementar 18, de 1997 (Código de Posturas do Município de Araraquara), diz que os proprietários de terrenos precisam deixá-los livres de mato, lixo, detritos, entulhos ou qualquer outro material nocivo à vizinhança e à coletividade”, argumentava o parlamentar no documento.
Angeli também lembrava que a Prefeitura faz notificação e intimação desses proprietários para que realizem limpeza e, muitas vezes, construção de calçada. “Quando a limpeza não é realizada, é registrada uma infração e, não sendo realizada a limpeza, multas são aplicadas. Mas, em muitos casos, essas multas se acumulam e o proprietário não realiza a limpeza, deixando a vizinhança sofrer com as consequências”, reforçava.
Além da situação do imóvel, o vereador questionava a existência de débitos do imóvel junto aos cofres públicos e se ele estaria em condições de receber a aplicação da Lei Municipal nº 7.733, de 2012 (Instituto do Abandono).
Em resposta, o Executivo encaminhou cópias dos demonstrativos de débitos do imóvel fornecidas pelo Departamento de Dívida Ativa do município e informou, conforme manifestação prestada pela gerente de Fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, que a área se encontra em estado de abandono, estando apta a receber aplicações da lei que regulamenta o Instituto do Abandono.
De acordo com o documento, o município irá avaliar se há interesse ou necessidade de aplicação da referida lei. A Prefeitura ressaltou que executou a limpeza da calçada, porém, o local encontra-se murado e com portões trancados, impossibilitando a execução na parte interna da área.
Angeli reforça que, dentro do terreno, existe uma carcaça de um ônibus servindo de criadouro para bichos peçonhentos e podendo até se tornar local de reprodução para o mosquito da dengue. “Passamos a situação para a Vigilância Epidemiológica para que faça uma vistoria no local, trazendo um pouco mais de tranquilidade aos moradores vizinhos”, conclui o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Feira de Livro Solidária A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, no Centro, promove, até esta sexta-feira (12), a Feira de Livro Solidária “Palavras que Alimentam”. O evento acontece no saguão...
Futebol feminino Pelas quartas de finais da Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (13), às 10 horas, o Flamengo-RJ, no Ceret, em São Paulo. Basquete feminino Pe...
A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (12), a entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). A honraria foi proposta pelos verea...
Até o dia 19 de dezembro, o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, ficará interditado, para a execução de obras de infra...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anunciou, nesta sexta-feira (12), 25 vagas de emprego distribuídas em diversas áreas profissionais. As oportunidades incluem funções como a...
No final de novembro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou um Requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a execução orçamentária da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.