Notícias



Prefeitura paga R$ 549 mil a empresa privada para elaboração do orçamento do Município

Vereadora Maria Paula (PT) pediu informações detalhadas sobre o andamento de licitação

Publicado por: Foto: Freepik

505


A contratação de empresa especializada para prestar serviços de capacitação e orientação técnica na elaboração das peças orçamentárias do Município — Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) — motivou a vereadora Maria Paula (PT) a solicitar, por meio de um documento, informações detalhadas sobre o andamento da Licitação nº 5.348/2025.

 

Em resposta, a Prefeitura informa que a licitação foi realizada na modalidade concorrência pública e resultou na contratação da empresa PlanGov Planejamento Ltda., pelo valor de R$ 549 mil.

 

De acordo com as informações enviadas pela Secretaria Municipal da Fazenda e de Planejamento, o contrato, iniciado em 18 de junho de 2025, está em execução e inclui atividades de treinamento e suporte técnico para dirigentes e servidores, visando a aprimorar o planejamento estratégico e o monitoramento da gestão pública por resultados.

 

“O trabalho também contempla a definição de diretrizes, programas e indicadores para o PPA 2026 – 2029, alinhados às orientações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, lê-se no documento.

 

Entre as etapas do processo, o Executivo destaca a realização de oficinas de capacitação, elaboração de diagnóstico estratégico do município e organização de consultas públicas — presenciais e digitais — para coletar sugestões da população.

 

“Essas ações visam garantir que o planejamento municipal esteja alinhado tanto às necessidades identificadas tecnicamente quanto às demandas apresentadas pela sociedade. O processo participativo do PPA 2026 – 2029 ocorreu entre 16 de julho e 8 de agosto, com transmissão ao vivo e coleta simultânea de propostas via Internet.”

 

O relatório mensal de atividades encaminhado à Câmara detalha ainda o suporte da PlanGov na formulação dos programas que comporão o PPA, com definição de tetos orçamentários e padronização de metodologias. “Além disso, a empresa também está atuando no fortalecimento da Escola Municipal de Governo, visando estruturar programas permanentes de capacitação e aprimorar a capacidade técnica da administração pública”, completa a pasta.

 

Para Maria Paula, a construção das peças orçamentárias do Município é um dos instrumentos mais relevantes de planejamento e gestão pública, sendo responsável por orientar a aplicação dos recursos públicos em consonância com as metas, prioridades e diretrizes definidas pela administração.

 

“O valor exorbitante aplicado a contratação de empresa que ‘colabore’ para elaboração das peças orçamentárias essenciais causa estranheza e os relatórios enviados ainda geram dúvidas sobre a real necessidade do gasto despendido a este serviço extremamente genérico e sem motivação específica. A transparência no andamento de processos licitatórios e na execução contratual é essencial para a fiscalização do Legislativo. Estamos acompanhando de perto a construção dessas peças orçamentárias, pois elas definem as prioridades da cidade e o destino dos recursos públicos”, acrescenta a vereadora.

 

A íntegra dos documentos, incluindo edital, atas e relatórios, está disponível no Portal da Transparência da Prefeitura.


Publicado em: 28 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária debate alteração na Lei Orgânica, veto, créditos e projetos do Executivo e Legislativo  

24 de novembro de 2025

                  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...



Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...



Complexo Aquático da Fonte Luminosa está funcionando normalmente, afirma Prefeitura

24 de novembro de 2025

No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...



Centro de Educação e Recreação no Iguatemi precisa de reforma e ampliação

24 de novembro de 2025

A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...



Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

24 de novembro de 2025

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!