Notícias



Prefeitura responde sobre carga horária de psicólogos da rede municipal

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) havia questionado possível descumprimento do princípio da isonomia

2050


Entre os cargos disponíveis, o Concurso Público nº 002/2018 previa o de psicólogo para a carga horária de 40 horas semanais. No mesmo concurso público, não era especificado em qual secretaria o profissional iria desempenhar suas funções e que essas secretarias poderiam ter carga horária diferenciada.

Na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o psicólogo, assim como o assistente social, desempenha a função “Técnico do Suas”, não havendo distinção entre os profissionais. A Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, estabeleceu impedimentos para as administrações municipais em contratação de recursos humanos, com a exceção de vacância e cargos já previstos. Na Lei n° 9.800, de 27 de novembro de 2019, o novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), já consta 30 horas semanais para psicólogos.

Desde agosto, tem ocorrido vacância nos empregos públicos, e psicólogos convocados do Concurso Público nº 002/2018 estão sendo contratados com 30 horas semanais. Esses novos contratados substituem psicólogos que fazem 40 horas semanais, “ferindo assim, o princípio da isonomia”. Era o que entendia o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) no Requerimento nº 893/2021, encaminhado à Prefeitura no dia 17 de setembro.

O parlamentar destacava o artigo 461 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que diz “sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade”. “Fica evidente que a relação entre funcionários com a mesma função técnica e com carga horária diferente é desigual”, argumentava Bianco.

Nesse sentido, o vereador solicitou informações sobre os procedimentos administrativos que seriam tomados para igualar as condições previstas no artigo 461 da CLT.

Em resposta, o secretário municipal de Administração, Adriano Altieri, informou que foi constituída uma comissão de enquadramento dos servidores nos empregos das Leis nº 9.800, 9.801 e 9.802, de 2019, estando os trabalhos em vias de conclusão, porém o enquadramento propriamente dito somente poderá ser realizado após o término da vigência da Lei Complementar nº 173/2020, em razão da vedação de aumento de despesas com pessoal, inerente às novas regras.

“Para cumprimento das regras e diminuição de jornada de trabalho, em algumas prestações de serviços, será necessária a contratação de novos servidores, o que acarretará o aumento com despesas de pessoal, vedadas pela referida Lei Complementar até 31 de dezembro de 2021”, finaliza o secretário.


Publicado em: 09 de novembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara de Araraquara abre seleção para estagiários com bolsa de R$ 2.277

13 de fevereiro de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...



Agenda Cultural – 13/02

13 de fevereiro de 2026

Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...



Agenda Esportiva – 13/02

13 de fevereiro de 2026

Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...



Mulheres e meninas na ciência: mesmo com avanços, acesso e permanência ainda são desafios

13 de fevereiro de 2026

Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...



Atenção, motoristas! (13/02)

13 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...



PAT (13/02)

13 de fevereiro de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!