1187
Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho o mais seguro possível, o técnico em segurança do trabalho atua, justamente, na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Em busca de informações sobre a atuação desses profissionais na Prefeitura, o primeiro secretário da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), protocolou, no dia 27 de outubro, o Requerimento nº 1.013/2021.
No documento, o parlamentar reiterava a importância desse profissional na organização de programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, orientação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e dos trabalhadores, além da inspeção de segurança e emissão de laudos técnicos, sem contar a realização de palestras e treinamentos.
Angeli requeria que fossem enviadas à Câmara Municipal as seguintes informações: quantidade e lotação dos técnicos em segurança do trabalho nos equipamentos públicos municipais, além de cópias do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais de 2018 até 2021. O vereador também perguntava sobre a situação atual da Cipa e sobre o dimensionamento do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
O parlamentar queria confrontar dados para possivelmente melhorar o trabalho dos servidores. “Estamos cobrando informações e dados sobre esses profissionais para podermos fiscalizar a qualidade da segurança no trabalho dos nossos servidores municipais e no ambiente institucional da Prefeitura”, explicou Angeli.
Em resposta, o gestor do SESMT, Ataíde Trevizan, informou que Araraquara conta com seis técnicos de segurança do trabalho. Sobre o quadro de dimensionamento do SESMT, são seis técnicos de segurança do trabalho, uma enfermeira do trabalho, dois técnicos de enfermagem do trabalho, dois engenheiros de Segurança do Trabalho e dois médicos do trabalho. “Os técnicos de segurança do trabalho estão no Centralizado Municipal Central (dois), na Secretaria da Saúde (um), na Secretaria da Educação (dois) e SESMT (um)”, detalha.
Entre os anexos, o gestor encaminhou as cópias do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) dos anos de 2018 a 2021.
Para Angeli, o trabalho preventivo é primordial para a segurança dos servidores. “Não adianta somente lamentar quando um acidente acontece. O trabalho preventivo é essencial e estamos cobrando que ele seja feito. Prevenir é salvar vidas”, pontua e explica o vereador.
Cipa
Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, o secretário municipal de Administração, Adriano Altieri, explicou que foram finalizadas as fases de eleição, apuração e divulgação do resultado. “Após o encerramento desses processos, teremos indicação dos membros representantes da administração, posse dos membros eleitos e representantes da Administração, e treinamento aos membros da Comissão”, conclui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de garantir mais segurança, conforto e bem-estar aos usuários do transporte público, o vereador Marcelinho (Progressistas) apresentou a Indicação nº 5008/2025, solicitando à Prefeitu...
O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...
A Indicação nº 5073/2025, enviada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), à Prefeitura, pede que seja realizado serviço de manutenção no telhado do Ginásio de Ginástica...
A Câmara de Araraquara aprovou, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, na tarde desta quarta-feira (5), na 12ª Sessão Extraordinária – o texto segue agora para sanção do prefei...
No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da...
Informações detalhadas sobre a frota de veículos em operação no transporte coletivo de Araraquara foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), por meio do Requerimento n...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.