802
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador João Farias (PRB), se reuniu na sexta-feira (4) com Cesar Augusto Ferreira, presidente da União dos Deficientes Físicos de Araraquara (Udefa), quando tomou conhecimento de várias demandas da entidade.
A Udefa conta hoje com 3500 pessoas cadastradas e presta um serviço inestimável no sentido de inserção desses indivíduos no mercado de trabalho e na sociedade de uma forma geral.
Segundo o seu presidente, necessita de investimentos e novas formas de renda para manter e ampliar o trabalho. Uma das reivindicações foi para que o presidente da Câmara interceda junto aos órgãos competentes na Prefeitura para que a entidade possa gerir o Pátio Zero, local onde os veículos apreendidos na cidade são depositados. João Farias se comprometeu a levantar a situação do Pátio Zero na Prefeitura.
Outro assunto abordado se refere aos ônibus adaptados para deficientes físicos, que segundo Cesar Augusto tanto a CTA, quanto a Viação Paraty estão negligenciando o serviço, uma vez que existe uma lei federal que estabelece o ano 2014 para que todos os ônibus coletivos sejam adaptados. O presidente Farias manterá contato com ambas empresas.
Foi levantada ainda uma questão relacionada as casas destinadas pelo programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida para os deficientes físicos. João Farias explicou que o programa federal destina 3% das moradias, já em Araraquara esse número sobre para 7%, mas sempre um número bem maior de famílias é atendido. “Um exemplo são as novas unidades que serão sorteadas no próximo dia 15 de outubro, onde 19% das residências foram destinadas a famílias com deficientes físicos”, explica.
Por último, a Udefa que presta serviços de fisioterapia, precisa ampliar seus atendimentos para atender a demanda de toda a população de Araraquara, e não só para deficientes. Está com um projeto pronto expandir esse atendimento, mas para tanto terá que fazer um alto investimento em equipamentos. Foi feita uma solicitação ao presidente da câmara que se prontificou a ajudar, encaminhando o pedido de uma emenda parlamentar ao deputado estadual Antônio Mentor no valor de R$ 70 mil. A Udefa vai encaminhar na próxima semana um ofício com a relação de todos os equipamentos necessários, que por sua vez será entregue em mãos por Farias a Mentor.
Farias ainda convidou o presidente da Udefa para usar a Tribuna Popular da Câmara Municipal. “Assim podemos estender aos demais vereadores as questões e demandas levantadas pela Udefa para que possamos unir forças e ajudar uma entidade que presta serviços inestimáveis à nossa cidade” finaliza.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...
Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...
A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...
Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...
Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.