2169
O Ginásio do Sesc Araraquara se transformou em local de celebração e muita diversão na tarde desta quarta-feira (30), reunindo cerca de 300 estudantes do 5º ano de cinco escolas de Araraquara – colégios Interativo, Educativa e Progresso, Liceu Monteiro Lobato e escola Coeducar - que participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd, da Polícia Militar.
A cerimônia contou com a presença do capitão Coelho, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar; dos instrutores cabos PM Camila Belarmino e Marcos Gois; do vereador Paulo Landim (PT), representando o presidente da Câmara, Aluísio Boi (MDB); do secretário de Segurança Pública de Araraquara, coronel João Alberto Nogueira Júnior, representando o prefeito Edinho Silva (PT); e do delegado de Polícia de Araraquara, Gustavo Maio.
Pela primeira vez no evento, Landim enalteceu o Proerd e o trabalho realizado pela Polícia Militar. “Parabéns a todos os formandos e pela iniciativa da Polícia Militar. Fico muito feliz que os estudantes que estão aqui hoje estão assumindo o compromisso de se manter longe das drogas. Sabemos, infelizmente, que há um número expressivo de pessoas que entram no mundo das drogas. O Proerd possibilita que nossos jovens possam trilhar um caminho longe das drogas e da violência”, destacou o parlamentar.
Para o capitão Coelho, o sucesso do Proerd é atribuído à atuação dos instrutores da Polícia Militar, que atuam diretamente nas escolas, mostrando os efeitos maléficos das drogas e motivando os estudantes a dizer não a esse grande mal. “É importante enaltecer o papel dos professores e a relação afetiva familiar, pilares para o fortalecimento da confiança e do respeito às leis e às autoridades.”
Ao som da banda da Polícia Militar e acompanhados de familiares e convidados, os estudantes interagiram com as brincadeiras do mascote Dare, cantaram o hino do programa, dançaram e não se cansaram de repetir a frase que se transformou em símbolo da formatura: “hoje é dia de Proerd”.
Estudante do 5º ano do Colégio Progresso, Heitor Lot das Neves, disse que se divertiu muito com seus colegas durante a formatura. “Fiquei muito feliz e acho que a juba do mascote Dare está parecendo com o topete antigo do cabelo do jogador Neymar”, brincou.
Premiada como a melhor redação escrita pelos formandos, a aluna da escola Coeducar, Valentina Jobstraebizer Bessi de Andrade, subiu ao palco e leu o texto de sua autoria, sendo aplaudida por todos os presentes. “Acredito que o respeito seja fundamental em todas as situações e um valor a ser aprimorado por toda a sociedade. Isso se encaixa com o que aprendi no Proerd, pois não usar drogas é um sinal de se respeitar e não praticar bullying é um sinal de respeito ao próximo”, declarou em sua redação.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.