1511
O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), protocolou o Requerimento n° 249/2022, pedindo à Prefeitura informações a respeito das novas tarefas atribuídas aos professores dos Centros de Educação e Recreação (CERs) do município.
Segundo o parlamentar, os CERs do município sempre distinguiram os servidores responsáveis por ministrar as aulas e atividades educacionais, os professores, dos funcionários encarregados das atividades relacionadas à higiene das crianças, que são os agentes educacionais.
“Na mais recente reunião pedagógica, ocorrida nos dias 2 e 3 de março, os professores da educação infantil de todas as unidades foram surpreendidos com uma orientação verbal vinda da Secretaria de Educação de que, a partir daquela data, todo professor deveria deixar sua sala de aula para dar banho ou trocar o aluno no momento em que fosse necessário”, afirmou Angeli.
O vereador alega que a estratégia é completamente incoerente, pois consiste em alocar um funcionário da unidade, agentes operacionais ou educacionais, para vigiar as salas enquanto os professores realizam as atividades mencionadas, e, nesse período, o conteúdo programado para a aula ficará interrompido, o que certamente compromete a qualidade do ensino e da aprendizagem.
O parlamentar afirma que, nos dias de vigência da ordem, alguns professores se recusaram a seguir a orientação de realizar as atividades de banho ou troca de alunos e, por conta disso, foram ameaçados com a abertura do Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
“Por qual motivo os professores dos CERs estão sendo orientados a realizarem atividades que não fazem parte de suas atribuições legais?”, questiona Angeli.
Outra indagação do vereador é o motivo pelo qual os agentes operacionais ou educacionais não podem contribuir, como sempre aconteceu, em emergências que levam à necessidade de dar banho ou trocar as crianças que estão em aulas com os professores.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A coleta de lixo urbano em Araraquara, realizada pela empresa Eco Ares, ocorre de acordo com plano de rotas, dias e horários estabelecidos no contrato, sem desvios sistemáticos ou alterações não au...
Entre os dias 23 e 26 de fevereiro, a Câmara Municipal de Araraquara recebe as atividades da III Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras “Valentina Vieira Fasanella”....
Estão abertas, até 2 de março, as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, que contempla obras inéditas nas categorias Romance, Conto e Poesia. Gratuita, a participação deve ser feita exclusiva...
Na sexta-feira (20), é o prazo final para a retirada do selo de Autorização Municipal para transportadores escolares, essencial para a regularização da atividade e para a continuidade da prestação...
O Sesi Araraquara está com inscrições abertas para a oficina “Cartografia da Cena – Paisagens do Invisível”, promovida pelo Núcleo de Artes Cênicas dentro do projeto Atividades Criativas. A propost...
O PAT Araraquara anunciou, nesta quarta-feira (19), a abertura de 42 vagas de emprego em diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades incluem ajudante de tratamento térmico (1 vaga),...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.