1896
Considerando que o município recebeu R$ 832.092,23 do Ministério da Saúde em 2020 para desenvolver o programa “Farmácia Viva”, que busca garantir o acesso de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a medicamentos fitoterápicos com qualidade, segurança e eficácia, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), enviou o Requerimento nº 322/2022 à Prefeitura, solicitando informações a respeito da prática na cidade.
“A finalidade desse ótimo projeto é potencializar as ações relacionadas ao cultivo, beneficiamento, preparação, controle de qualidade, prescrição, dispensação e capacitação, a fim de garantir à população o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos”, frisou o parlamentar.
Angeli, por outro lado, queria saber sobre o andamento do programa. “Queremos notícias sobre a implantação, pois nada foi anunciado”, cobrava o vereador.
Por isso, o parlamentar questionou se o projeto já estaria sendo executado em Araraquara e, caso contrário, qual seria a previsão de início. “Acompanharemos de perto a implementação do ‘Farmácia Viva’ na cidade, assim como a aplicação dos recursos destinados ao local que abrigará o serviço”, concluiu Angeli.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informou que, no período após a seleção do projeto até o início do ano corrente, devido ao enfrentamento à pandemia de Covid-19, ficou inviabilizada a implantação/implementação de projetos, sendo retomados agora em 2022.
“Foi iniciado trabalho junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e à Coordenadoria Executiva Municipal de Agricultura, com acompanhamento técnico da Secretaria Municipal da Saúde, no qual estamos estudando a planta do local da farmácia, local do cultivo e análise do solo”, detalhou a gerente de Assistência Farmacêutica, Silvana Lee.
“Cobraremos e fiscalizaremos de perto a implantação do programa para que seja colocado em prática o quanto antes para nossa população”, explica e finaliza Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Em “O Repente em Performance”, Edmilson Ferreira e Antonio Alencar explicam modalidades da Cantoria de Repente enquanto as demonstram com participação do público. Nesta sexta-feira (12), às...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta o Taubaté no Ginásio da CTI, casa das adversárias, nesta sexta-feira (12), às 19 horas. As araraquarenses estão na 6ª colocação, com 2 v...
Para manter viva a memória da cidade, a Prefeitura disponibilizou em seu site material para que todos interessados usem e compartilhem as imagens reunidas pelo escritor Eduardo Luiz Veiga: Pinacote...
Estão abertas as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026, destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o prazo...
A Indicação nº 4250/2025, de autoria do vereador Michel Kary (PL), sugere a atuação de vigilantes em espaços públicos onde animais estejam sob a guarda da Prefeitura, como o Parque Pinheirinho....
Irregularidades na estrutura da Unidade de Saúde (USF) do bairro Adalberto Roxo motivaram o Requerimento nº 1420/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). “Durante vistori...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.