Publicado por: Foto: Prefeitura de Fernandópolis
467
A criação de um Programa Municipal que estabelece a implantação de faixa elevada e lombadas para travessia de pedestres em vias públicas em frente aos estabelecimentos de ensino regular públicos e privados foi aprovada por unanimidade em Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (11).
O Substitutivo nº 3 ao Projeto de Lei nº 76/2025, de autoria do vice-presidente da Câmara, vereador Michel Kary (PL), agora segue para a sanção do Prefeito, que poderá concordar ou não com a aplicação da nova lei.
A proposta inicial, enviada ao Legislativo em março, recebeu ajustes no texto original antes de ser apresentada em Plenário para votação. Entre as inclusões feitas ao projeto, está previsto que a regulamentação deixará de ser aplicada quando já existir um semáforo instalado a uma distância máxima de 100 metros da entrada principal da unidade de ensino.
Outra novidade é que a implantação e a sinalização desses dispositivos devem ser feitas de acordo com as determinações dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O destaque é para a Resolução nº 738/2018, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece os padrões e critérios para a instalação de travessia elevada para pedestres em vias públicas.
A lei ainda determina que novos estabelecimentos de ensino regular só poderão funcionar em Araraquara após a instalação de faixa elevada e lombadas para travessia de pedestres nas vias públicas, ou após obter uma dispensa técnica do órgão de trânsito responsável pela via.
Durante a defesa do projeto, o parlamentar ressaltou a importância do diálogo com outros vereadores no processo de construção do documento definitivo, especialmente nas questões envolvendo decisões judiciais a respeito do assunto, que motivaram o adiamento da discussão da propositura na semana anterior.
Kary também lembrou da quantidade de indicações protocoladas pelo Legislativo sugerindo ao Município a construção de redutores de velocidade ou dispositivos para travessia de pedestres em áreas próximas às escolas, mas que nem sempre são atendidas ou respondidas.
“Quando a gente entra no sistema, [vê que] a maioria dos vereadores já pediu uma lombofaixa, pediram uma, duas, três, quatro lombadas... Com essa lei, a partir de agora, caso [isso] não seja colocado no cronograma do Executivo, que a gente tenha pelo menos uma justificativa”, concluiu o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal deve encerrar os trabalhos de 2025 com a votação de mais um crédito para a área da saúde, desta vez no valor de R$ 10 milhões. A sessão ocorrerá no Plenário, na próxima terça-...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.