Notícias



Programas que incentivam inovação e tecnologia em Araraquara são apresentados na Câmara

Organizada pela vereadora Fabi Virgílio (PT), Audiência Pública foi realizada na Câmara na noite de segunda-feira (4)

1234


As ações desenvolvidas no fomento à tecnologia e ao surgimento de novas empresas no município foram debatidas na Audiência Pública “Inovação e Tecnologia: Desafios em Araraquara”. O evento, organizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), foi realizado no Plenário da Câmara na noite de segunda-feira (4).

        

O gerente executivo da Incubadora de Empresas de Araraquara, Ricardo Bonotto, apresentou o trabalho realizado pelo programa — executado em parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bonotto explicou que a incubadora iniciou suas atividades em 1996, com foco nas empresas tradicionais, e começou a trabalhar em 2012 com startups — empresas jovens e inovadoras, geralmente de tecnologia.

 

“Hoje somos uma incubadora de startups. Ela só aceita empresas de base tecnológica. Não pode ser empresa de base tradicional. E agora a gente tem um perfil de 85% a 90% [nas áreas] de indústria química ou biotecnologia”, explicou. São 26 startups incubadas no projeto atualmente. Bonotto ainda alertou que Araraquara tem o desafio de montar uma estrutura de pós-incubação.

 

O coordenador do Centro de Exposições, Inovação e Cultura (Ceic) do Instituto de Química da Unesp, Gustavo Mattar, apresentou um panorama do incentivo à inovação dentro da universidade.

 

Araraquara é a cidade com mais patentes produzidas pelas unidades da Unesp, com 202, o que representa 23% dos registros de patentes entre os campi da Unesp de todo o estado. Patentes são títulos de propriedades temporárias sobre uma invenção ou modelo de utilidade.

 

Tassiana Freitas, gestora de inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), relatou detalhes do Sebrae for Startups, um programa estadual acelerador de startups — são 41 acompanhadas pela instituição em Araraquara e região.

 

O coordenador no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Nite) da Universidade de Araraquara (Uniara), Gerson Braz, fez uma breve apresentação sobre o trabalho da instituição na área de inovação, como o incentivo a startups e à pré-incubação.

        

Já Wellington Flávio Rodrigues Vieira, gerente de comunidade do LupoLab, explicou como é o trabalho do espaço de inovação criado pela Lupo — um processo iniciado a partir de uma iniciativa semelhante visitada em São Carlos (SP) em 2022.

 

Além das pessoas que integraram a mesa de autoridades, também utilizaram a palavra outros representantes da Unesp, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação (Facte), da sociedade civil, além de Damiano Neto, que foi vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo entre 2017 e 2024, na gestão do ex-prefeito Edinho Silva (PT).

        

Próximos passos

Ao final do evento, Fabi Virgílio anunciou algumas medidas que deverão ser tomadas a partir das sugestões apresentadas na audiência. Uma delas é a organização de reuniões para que empresas incubadas em Araraquara possam apresentar seus trabalhos para os vereadores e a comunidade.

 

Outra iniciativa é a criação de uma Comissão Especial de Estudos (frente parlamentar) que aborde os temas da inovação e da tecnologia. “Será mais uma frente parlamentar para que a gente possa avançar sempre no diálogo e na construção”, definiu a vereadora.

 

Além disso, também ficou definido que a comissão irá estudar de que forma o município pode ser inserido no contexto do Marco Legal das Startups.

 

Para ver e rever

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser reassistido na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.


Publicado em: 06 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Chafariz da praça da Igreja São Geraldo precisa de manutenção

29 de janeiro de 2026

A necessidade de manutenção do chafariz localizado na Praça da Igreja São Geraldo foi apontada em Indicação enviada pelo vereador Marcelinho (Progressistas) à Prefeitura.   De acordo com o docume...



Documento pede informações sobre medicamentos adquiridos e prescritos em Araraquara

29 de janeiro de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre os benzodiazepínicos e antidepressivos adquiridos e prescritos no município de Arara...



Escolinhas de Esportes (02/02)

29 de janeiro de 2026

O programa Escolinhas de Esportes, da Prefeitura de Araraquara, abre inscrições na próxima segunda-feira (2) para aulas gratuitas destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As matrículas...



Segunda via IPTU (29/01)

29 de janeiro de 2026

A Prefeitura liberou a emissão online da segunda via do IPTU 2026, facilitando o acesso dos contribuintes ao documento de forma rápida e sem a necessidade de sair de casa. O serviço já está disponí...



Licitação para construção de praça no Santa Mônica está prevista para março

29 de janeiro de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura em novembro do ano passado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu informações sobre o terreno, projeto e cronogr...



Documento cobra convocação de aprovados em processo seletivo para agente de combate às endemias

29 de janeiro de 2026

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB), em Indicação encaminhada à Prefeitura de Araraquara, solicita que o Poder Executivo convoque candidatos classificados em processo seletivo para o cargo de agent...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!