1000
As ações desenvolvidas no fomento à tecnologia e ao surgimento de novas empresas no município foram debatidas na Audiência Pública “Inovação e Tecnologia: Desafios em Araraquara”. O evento, organizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), foi realizado no Plenário da Câmara na noite de segunda-feira (4).
O gerente executivo da Incubadora de Empresas de Araraquara, Ricardo Bonotto, apresentou o trabalho realizado pelo programa — executado em parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bonotto explicou que a incubadora iniciou suas atividades em 1996, com foco nas empresas tradicionais, e começou a trabalhar em 2012 com startups — empresas jovens e inovadoras, geralmente de tecnologia.
“Hoje somos uma incubadora de startups. Ela só aceita empresas de base tecnológica. Não pode ser empresa de base tradicional. E agora a gente tem um perfil de 85% a 90% [nas áreas] de indústria química ou biotecnologia”, explicou. São 26 startups incubadas no projeto atualmente. Bonotto ainda alertou que Araraquara tem o desafio de montar uma estrutura de pós-incubação.
O coordenador do Centro de Exposições, Inovação e Cultura (Ceic) do Instituto de Química da Unesp, Gustavo Mattar, apresentou um panorama do incentivo à inovação dentro da universidade.
Araraquara é a cidade com mais patentes produzidas pelas unidades da Unesp, com 202, o que representa 23% dos registros de patentes entre os campi da Unesp de todo o estado. Patentes são títulos de propriedades temporárias sobre uma invenção ou modelo de utilidade.
Tassiana Freitas, gestora de inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), relatou detalhes do Sebrae for Startups, um programa estadual acelerador de startups — são 41 acompanhadas pela instituição em Araraquara e região.
O coordenador no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Nite) da Universidade de Araraquara (Uniara), Gerson Braz, fez uma breve apresentação sobre o trabalho da instituição na área de inovação, como o incentivo a startups e à pré-incubação.
Já Wellington Flávio Rodrigues Vieira, gerente de comunidade do LupoLab, explicou como é o trabalho do espaço de inovação criado pela Lupo — um processo iniciado a partir de uma iniciativa semelhante visitada em São Carlos (SP) em 2022.
Além das pessoas que integraram a mesa de autoridades, também utilizaram a palavra outros representantes da Unesp, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação (Facte), da sociedade civil, além de Damiano Neto, que foi vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo entre 2017 e 2024, na gestão do ex-prefeito Edinho Silva (PT).
Próximos passos
Ao final do evento, Fabi Virgílio anunciou algumas medidas que deverão ser tomadas a partir das sugestões apresentadas na audiência. Uma delas é a organização de reuniões para que empresas incubadas em Araraquara possam apresentar seus trabalhos para os vereadores e a comunidade.
Outra iniciativa é a criação de uma Comissão Especial de Estudos (frente parlamentar) que aborde os temas da inovação e da tecnologia. “Será mais uma frente parlamentar para que a gente possa avançar sempre no diálogo e na construção”, definiu a vereadora.
Além disso, também ficou definido que a comissão irá estudar de que forma o município pode ser inserido no contexto do Marco Legal das Startups.
Para ver e rever
O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser reassistido na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...
A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
No final de novembro, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre construção e manutenção de rampas de acessibilidade nas calçadas da...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede a instalação de tachas de sinalização viária em ciclovias do município com tecnologia solar e iluminaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.