Notícias



Programas que incentivam inovação e tecnologia em Araraquara são apresentados na Câmara

Organizada pela vereadora Fabi Virgílio (PT), Audiência Pública foi realizada na Câmara na noite de segunda-feira (4)

289


As ações desenvolvidas no fomento à tecnologia e ao surgimento de novas empresas no município foram debatidas na Audiência Pública “Inovação e Tecnologia: Desafios em Araraquara”. O evento, organizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), foi realizado no Plenário da Câmara na noite de segunda-feira (4).

        

O gerente executivo da Incubadora de Empresas de Araraquara, Ricardo Bonotto, apresentou o trabalho realizado pelo programa — executado em parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bonotto explicou que a incubadora iniciou suas atividades em 1996, com foco nas empresas tradicionais, e começou a trabalhar em 2012 com startups — empresas jovens e inovadoras, geralmente de tecnologia.

 

“Hoje somos uma incubadora de startups. Ela só aceita empresas de base tecnológica. Não pode ser empresa de base tradicional. E agora a gente tem um perfil de 85% a 90% [nas áreas] de indústria química ou biotecnologia”, explicou. São 26 startups incubadas no projeto atualmente. Bonotto ainda alertou que Araraquara tem o desafio de montar uma estrutura de pós-incubação.

 

O coordenador do Centro de Exposições, Inovação e Cultura (Ceic) do Instituto de Química da Unesp, Gustavo Mattar, apresentou um panorama do incentivo à inovação dentro da universidade.

 

Araraquara é a cidade com mais patentes produzidas pelas unidades da Unesp, com 202, o que representa 23% dos registros de patentes entre os campi da Unesp de todo o estado. Patentes são títulos de propriedades temporárias sobre uma invenção ou modelo de utilidade.

 

Tassiana Freitas, gestora de inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), relatou detalhes do Sebrae for Startups, um programa estadual acelerador de startups — são 41 acompanhadas pela instituição em Araraquara e região.

 

O coordenador no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Nite) da Universidade de Araraquara (Uniara), Gerson Braz, fez uma breve apresentação sobre o trabalho da instituição na área de inovação, como o incentivo a startups e à pré-incubação.

        

Já Wellington Flávio Rodrigues Vieira, gerente de comunidade do LupoLab, explicou como é o trabalho do espaço de inovação criado pela Lupo — um processo iniciado a partir de uma iniciativa semelhante visitada em São Carlos (SP) em 2022.

 

Além das pessoas que integraram a mesa de autoridades, também utilizaram a palavra outros representantes da Unesp, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação (Facte), da sociedade civil, além de Damiano Neto, que foi vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo entre 2017 e 2024, na gestão do ex-prefeito Edinho Silva (PT).

        

Próximos passos

Ao final do evento, Fabi Virgílio anunciou algumas medidas que deverão ser tomadas a partir das sugestões apresentadas na audiência. Uma delas é a organização de reuniões para que empresas incubadas em Araraquara possam apresentar seus trabalhos para os vereadores e a comunidade.

 

Outra iniciativa é a criação de uma Comissão Especial de Estudos (frente parlamentar) que aborde os temas da inovação e da tecnologia. “Será mais uma frente parlamentar para que a gente possa avançar sempre no diálogo e na construção”, definiu a vereadora.

 

Além disso, também ficou definido que a comissão irá estudar de que forma o município pode ser inserido no contexto do Marco Legal das Startups.

 

Para ver e rever

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser reassistido na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.


Publicado em: 06 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

PAT (12/08/25)

12 de agosto de 2025

O PAT Araraquara está com vagas abertas para diferentes áreas, incluindo auxiliar administrativo, auxiliar de refrigeração, auxiliar operacional para jardinagem, babá, cozinheiro(a) PCD para mercad...



Arte & Gastrô (12/08)

12 de agosto de 2025

A 3ª edição da Feira Arte & Gastrô será realizada neste domingo (17), das 15h às 21h, na Praça do Faveral, reunindo mais de 90 expositores de economia criativa com artesanato, brechó, discos de vin...



Pedidos de isenção (12/08)

12 de agosto de 2025

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abre, nesta terça-feira (12), o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026,...



Agosto Lilás 2025 (12/08)

12 de agosto de 2025

Como parte da campanha Agosto Lilás 2025, a Prefeitura de Araraquara realiza uma série de rodas de conversa conduzidas pelas psicólogas do Centro de Referência da Mulher (CRM) com beneficiários do...



Acúmulo de água na Avenida Matão causa transtornos na Vila Xavier

12 de agosto de 2025

Após fiscalizar o cruzamento da Avenida Matão com a Rua Presidente João Belchior Marques Goulart, na Vila Xavier, juntamente com o engenheiro civil e chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viári...



Obras não iniciadas do OP são fiscalizadas por meio de Requerimento

12 de agosto de 2025

Buscando mais transparência sobre políticas de participação popular e realização de obras públicas, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), enviou à Prefeitura u...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!