251
Desde 2008, a vereadora Juliana Damus (Progressistas) vem discutindo o projeto “Boa Praça”. Em 2016, a parlamentar foi procurada por estudantes de Administração Pública da Unesp para colaborar. Os principais objetivos da proposta são a reinserção dos idosos na comunidade, a elevação da autoestima e, consequentemente, a conservação de espaços públicos da cidade. No ano passado, ela levou a ideia ao superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) na época, que ficou de estudar a sugestão, mas nada aconteceu.
Buscando um avanço para o projeto, a parlamentar conversou na manhã da quarta-feira (27) com o atual superintendente da autarquia, Marcos Isidoro. Também participou da reunião o diretor administrativo-financeiro do Departamento, Ademir de Souza.
Souza lembrou o sucesso do projeto implantado em 2007 na cidade de Matão, que envolveu 60 idosos e 20 praças, mas que acabou abandonado pela atual administração do referido município. “As pessoas respeitam mais os idosos, e, para eles, é uma forma de complemento salarial.”
Isidoro garantiu que dará uma atenção à ideia. “Vamos estudar e ver como poderá ser implantado na cidade”, disse.
Juliana explicou que poderia ser feito um projeto piloto. “Começaríamos com umas 10 praças, pelo menos, para dar um andamento à proposta que promoveria uma inserção social entre os idosos envolvidos e também auxiliaria a Prefeitura e a autarquia, que é a responsável pela manutenção das praças. Já temos uma Ong que poderá atuar na realização do projeto.”
Critérios
Entre os requisitos para o ingresso no Programa estão: idade igual ou superior a 60 anos; residência próximo à praça onde serão desenvolvidas as atividades; e renda mensal inferior a três salários mínimos.
Desconto na conta de água
Juliana também aproveitou o encontro para levar a ideia de desconto na conta de água para quem está em tratamento contra o câncer, assim como já acontece com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A isenção poderia ser parcial ou total, dependendo do tamanho do imóvel. O benefício seria para a residência onde o dono ou um membro da família estivesse em tratamento contra a doença. A renovação seria feita anualmente, com comprovação de continuidade do tratamento. “Entendo que esse projeto ajudaria a melhorar a qualidade de vida, já que são muitos gastos envolvidos no tratamento”, argumentou a vereadora.
O superintendente afirmou que também analisará a questão, até para poder verificar se outras doenças poderiam ser incluídas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de aprofundar os debates sobre a lógica urbana do município e da segurança habitacional para a comunidade local do Jardim Iguatemi, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) convocou um...
Feiras No sábado (19), das 10 às 19 horas, acontecem as feiras “Pets & Cia” e “Tô Em Casa” no Parque Infantil, no Centro. A “Pets & Cia” reúne expositores com produtos de gastronomia, bem-estar an...
Futebol masculino Nesta sexta-feira (18), às 21h30, a Ferroviária recebe o Athletic-MG, na Fonte Luminosa, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da série B. A equipe grená ocupa a 16ª colocação...
Estão abertas as inscrições para o encontro formativo “Patrimônio Cultural e Ações Educativas”, que será realizado no dia 28 de julho, das 14h às 16h30, no auditório da Biblioteca Municipal “Mário...
A “Carreta do Amor”, unidade móvel de diagnósticos do Hospital de Amor de Barretos, estará em Araraquara, no Parque Infantil, entre 28 de julho e 1º de agosto. Serão oferecidos exames de mamografia...
A Câmara Municipal de Araraquara realizou na noite de sexta-feira (18) uma Sessão Solene em homenagem ao jornalista Francisco Lourenço Barbosa, conhecido como Chico Lourenço. A entre...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.